Brasileirão Série A

Artur Jorge foge de clichês ao falar sobre vantagem do Botafogo sobre o Palmeiras

Técnico do Botafogo, Artur Jorge valorizou vantagem na liderança do Brasileiro, mas ressaltou questões humanas para a reta final da competição

A seis jogos do fim do Campeonato Brasileiro, o Botafogo abriu a sua maior vantagem sobre o vice-líder da competição. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, nesta terça-feira (5), no Nilton Santos, o Glorioso agora tem seis pontos a mais que o Palmeiras.

O tamanho da vantagem fez até mesmo o técnico Artur Jorge fugir dos velhos clichês de “jogo a jogo” ao falar sobre a reta final do Campeonato Brasileiro. O português, é claro, ressaltou que o Botafogo ainda não ganhou nada na competição, mas não deixou de valorizar a distância para o Palmeiras.

— Temos 18 pontos para disputar e eu não quero entrar aqui no clichê de dizer que é tudo igual. Não é tudo igual. Quanto mais pontos tivermos de vantagem, melhor e mais próximos ficamos do objetivo — afirmou Artur Jorge em entrevista coletiva.

Mas o técnico do Botafogo também tratou de lembrar das “questões humanas” do futebol. Para Artur Jorge, o clube precisa lidar com a ansiedade e até com os medos para buscar o título do Campeonato Brasileiro.

— Agora também sabemos que é importante humanizar o futebol e saber que deste lado tem uma equipe que vai lutar até exaustão, uma equipe que, como todas, tem ambição, tem vontade. Tem uma equipe que vai, nestes 18 pontos que faltam, saber que tem seis de vantagem, mas também saber que nada está ganho ou garantido — disse Artur Jorge, antes de completar.

— Temos que manter esse registro, continuar sendo uma equipe dominadora, vencedora, somar pontos, vitórias, controlar a ansiedade, a expectativa, afastar medos, reguardamos em coragem. Uma equipe humanizada, mas que vai lutar pelo objetivo até a exaustão como tem feito ao longo desse campeonato e, por isso mesmo, está na posição em que se encontra hoje — finalizou o técnico português sobre a vantagem do Botafogo.

Artur Jorge valoriza ímpeto do Botafogo contra o Vasco

Apesar dos muitos gols perdidos, o Botafogo mostrou muita força para vencer o Vasco por 3 a 0, no Nilton Santos. Com os dois primeiros gols em menos de 15 minutos, o Glorioso teve volume de jogo para aplicar uma goleada histórica no rival, mas parou em uma noite pouco efetiva do próprio ataque — o melhor do Brasil em 2024.

Depois da partida, Artur Jorge valorizou o ímpeto da equipe para buscar o gol durante toda a partida e classificou o time como “insaciável”.

— A verdade é que se nós tivermos este comportamento, esta atitude que nos trouxe até aqui, e eu falei com os meus jogadores que era importante ter uma equipe a continuar a ser faminta. Nós não podemos deixar que aquilo que tem sido o sucesso recente interferir na nossa ambição. Portanto, nós temos ainda seis jogos de campeonato, mais uma final de Libertadores para fazer — afirmou Artur Jorge.

— Temos que manter esta mesma atitude comportamental, temos que manter esta ambição, temos que lutar em cada um dos jogos. Aquilo que nós queremos é continuar a ter este desempenho, a mentalidade que existe dentro do grupo de trabalho, uma equipe que está insaciável, que está incansável em busca de objetivos — completou o treinador do Botafogo.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo