Gols perdidos não impediram o Botafogo de vencer o Vasco e abrir sua maior vantagem no Brasileiro
Botafogo mostrou ímpeto e força ofensiva para fazer 3 a 0 no Vasco, no Nilton Santos, mas desperdiçou a oportunidade de aplicar uma goleada histórica no adversário
O Botafogo é cada vez mais líder do Campeonato Brasileiro. Nem mesmo os muitos gols perdidos contra o Vasco, que poderiam ter transformado a noite desta terça-feira (5) em uma goleada histórica no Nilton Santos, impediram a tranquila vitória por 3 a 0, em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão.
Com o resultado, o Botafogo abriu a sua maior vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Agora com 67 pontos, o time de Artur Jorge tem seis a mais do que o vice-líder Palmeiras, que tropeçou na rodada.
Agora, o Botafogo também é o único clube que depende de si para ser campeão do Brasileiro. Antes, com o confronto direto entre os clubes na 36ª rodada, o Palmeiras também poderia ficar com o título dependendo das próprias forças.
O Botafogo, que agora tem duas vitórias a mais que o Palmeiras, também igualou o saldo de gols do time paulista, que era superior. Atualmente, os dois clubes têm 26 gols de saldo.
O Botafogo, é claro, não tem o melhor ataque do futebol brasileiro em 2024 à toa. O time de Artur Jorge tem mostrado a sua força ofensiva ao longo do ano, com 113 gols marcados, mas as chances desperdiçadas contra o Vasco acabaram chamando a atenção na noite desta terça-feira.
Botafogo tem início avassalador sobre o Vasco
O começo da partida no Nilton Santos indicava até uma possível goleada histórica do Botafogo sobre o Vasco. Com muito volume de jogo e com um ataque muito objetivo, o time da casa não deixou o Cruz-Maltino respirar.
Foram quase 15 minutos em que praticamente apenas o Botafogo teve a bola e com o jogo se desenvolvendo quase que totalmente entre a intermediária do Vasco e a linha de fundo. E não demorou para o Botafogo abrir o placar. Logo aos 8′, após ótimo cruzamento de Alex Telles, Savarino apareceu completamente livre dentro área e finalizou de primeira, marcando um golaço.
SAVARINO, QUE GOLAÇO! ?
Alex Telles cruza na medida e o camisa ? do Fogão acerta um CHUTAÇO para abrir o placar para o Glorioso! ??? #VamosBOTAFOGO
?@tvglobo pic.twitter.com/000s8vq9zM
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 6, 2024
Quatro minutos depois, em rápida troca de passes, Savarino serviu Luiz Henrique, que mostrou muita qualidade para finalizar de perna direita na saída de Léo Jardim.
Só após levar 2 a 0 que o Vasco começou a conseguir sair para o jogo. Com Paulo Henrique e Puma Rodríguez pela direita, o Cruz-Maltino levou perigo ao Botafogo em duas oportunidades. Nas duas, o goleiro John salvou o time da casa.
Botafogo desperdiça oportunidades de golear
Por mais que o Vasco tentasse sair para o jogo, era o Botafogo quem mandava na partida. E o time de Artur Jorge teve oportunidades para aplicar uma goleada histórica no Cruz-Maltino. Foram, pelo menos, mais duas grandes chances para aplicar o placar.
O time de Artur Jorge teve, no total, 11 finalizações na primeira etapa. E a situação ficou ainda mais favorável após a expulsão de João Victor, que recebeu o segundo amarelo por puxar Igor Jesus perto da grande área — em lance em que o árbitro inicialmente marcou pênalti, que foi anulado pelo VAR.
Botafogo mostra ímpeto, mas só Júnior Santos resolve
Na volta do intervalo, as substituições do técnico Rafael Paiva indicavam que o Vasco tentaria “fechar a casa” e evitar a tal goleada. E o time até conseguiu, mas mais por erros do time do Botafogo do que pelos próprios méritos.
Com alguma dificuldade de entrar na área do Vasco, o Botafogo passou a arriscar mais chutes de média distância, principalmente com Luiz Henrique, mas sem sucesso.
Quando as duas equipes pareciam satisfeitas com o resultado — o Vasco tirou Vegetti e o Botafogo substituiu Luiz Henrique e Igor Jesus –, uma “cara nova” do Glorioso entrou buscando o jogo e conseguiu ampliar o resultado. Aos 26′, Júnior Santos recebeu de Marlon Freitas e marcou mais um golaço ao finalizar com um toque por cima de Léo Jardim.
Júnior Santos ainda mostrou ímpeto para tentar fazer mais pelo Botafogo, mas sem conseguir ser efetivo. No fim, valeu mais uma boa atuação do Botafogo, que mostrou o grande abismo entre o Glorioso e o Vasco nesta reta final de 2024.