Vasco ganhou um heroi improvável e um novo titular na luta contra mais um rebaixamento
Paulo Henrique já vinha se firmando no time titular do Vasco e, com um golaço, foi o heroi da vitória sobre o Botafogo, que tirou o time do Z-4 do Brasileiro

O clássico entre Vasco e Botafogo teve um heroi improvável. Até pouco tempo “escanteado”, o lateral-direito marcou o gol – e um golaço – para dar a vitória por 1 a 0 ao Cruz-Maltino. Além dos três importantes pontos, o jogador ajudou a fazer o Vasco deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro a poucas rodadas do fim da competição. E ajudou a confirmar que, apenas em novembro, o clube parece ter encontrado um jogador para a posição.
Contratado ainda em fevereiro, durante o Campeonato Carioca, Paulo Henrique demorou a estrear pelo Vasco. Com Puma Rodríguez sendo titular absoluto do time de Maurício Barbieri, o camisa 96 só foi ter uma oportunidade com a camisa do Vasco em maio, ao entrar em campo nos minutos finais da derrota para o Santos.
Nem mesmo a mudança no comando do time fez Paulo Henrique receber mais oportunidades. No segundo jogo de Ramón Diaz pelo Vasco, contra o Corinthians, o lateral-direito chegou a entrar nos minutos finais, mas, sem espaço, chegou a ficar fora dos relacionados, enquanto o argentino preferia improvisar o zagueiro Robson na posição.
Paulo Henrique só virou titular do Vaco no empate contra o São Paulo, quando Puma estava em péssima fase e Ramón Diaz não contava com Gabriel Dias e Robson. Desde então, entre atuações seguras e algumas um pouco mais irregulares, Paulo Henrique foi se firmando no time do Vasco.
No entanto, por opção do próprio Ramón Diaz, Robson voltou ao time titular contra o Goiás. Mas o zagueiro, mais uma vez, não convenceu na posição, o que fez Paulo Henrique retornar ao time na vitória contra o Cuiabá. E, contra o Botafogo, veio o gol da redenção de Paulo Henrique. E foi um golaço, com direito a dribles sobre Marçal e Bastos e um ótima finalização, de esquerda, de fora da área.

Ramón Diaz elogia crescimento de Paulo Henrique no Vasco
O gol de Paulo Henrique ajudou a confirmar a boa fase do lateral-direito e o crescimento do jogador nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Seguro defensivamente, o camisa 96 ainda costumava ser tímido no ataque. Contra o Botafogo, além do gol, Paulo Henrique também chegou a dar uma assistência para Gabriel Pec, mas o lance foi anulado por impedimento do próprio lateral no começo da jogada.
#Brasileirão ??
Paulo Henrique foi o Destaque Sofascore de Vasco 1-0 Botafogo!
⚽️ 1 gol
? 3 chutes (2 no gol!)
⤴️ 3 interceptações (2º do jogo!)
? 12 bolas recuperadas (1º do time!)
? 4/8 duelos ganhos
? 2 desarmes
✂️ 1 corte
? Nota Sofascore 8.0 pic.twitter.com/Ffv5dJd8hv— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 7, 2023
Depois do jogo, o técnico Ramón Dias falou justamente sobre esse crescimento de Paulo Henrique na parte ofensiva. O treinador revelou que vinha trabalhando para dar mais confiança ao jogador.
– Estamos fazendo um trabalho enorme porque no início não tivemos a possibilidade. Fomos trabalhando, dando confiança. Ele é um jogador muito rápido, muito agressivo e tem projeção. É isso que estamos trabalhando. Com a confiança, ganhou um lugar (no time titular) e eu estou feliz por ele ter feito um gol importante – afirmou Ramón Diaz.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Paulo Henrique fala sobre primeiro gol pelo Vasco
Pouco conhecido antes de chegar no Vasco, com passagens por Paraná, Juventude e um rápido período no Atlético-MG, Paulo Henrique convivia com certa desconfiança da torcida. Mas os seguidos problemas que o time na lateral direita abriram a oportunidade para o jogador mostrar o seu valor.
Agora com o importante gol em um clássico, Paulo Henrique se firmou de vez entre os titulares do Vasco para esta reta final do Campeonato Brasileiro.
– Eu acho que representa demais. Não só para mim, mas para todo o grupo. É algo que eu faço bastante, esse corte para dentro. Muitas vezes, o adversário tenta fechar a perna direita do lateral-direito. Hoje fui muito feliz em conseguir achar o chute. Vim sabendo da dificuldade. Pumita é um grande jogador, mas vim para lutar pelo meu espaço, trabalhando com os pés nos chão. Vamos seguir nessa briga sabia por posição e quem ganha é o Vasco – afirmou Paulo Henrique depois da vitória do Vasco sobre o Botafogo.
Com o gol de Paulo Henrique sobre o Botafogo, o Vasco foi aos 37 pontos e deixou a zona do rebaixamento. Agora, o Cruz-Maltino é o 16º colocado. Como o jogo contra o Cruzeiro, que estava marcado para a próxima quarta-feira, foi adiado, o Vasco só volta a campo no próximo domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), contra o América-MG, novamente em São Januário.
Números de Paulo Henrique no Vasco
- Jogos: 10 (7 como titular)
- Minutos em campo: 586
- Gols: 1
- Assistências: 0
- Desarmes por jogo: 2,5
- Cruzamentos (certos): 22 (8)
- Rebatidas: 22
- Interceptações: 4
- Duelos vencidos por jogo: 4,3 (54%)
- Faltas cometidas: 9
- Faltas sofridas: 4
- Cartões amarelos: 2