Brasileirão Série A

Vasco só quer uma coisa no Brasileirão: não sofrer como tem sido praxe

Depois de lutar contra o rebaixamento no último Brasileiro, o Vasco começa a edição de 2024 com o objetivo de terminar na primeira página da tabela

O Vasco inicia o Campeonato Brasileiro sonhando com dias melhores. Após lutar contra o rebaixamento em 2023 e de uma eliminação vergonhosa no Campeonato Carioca, o time de Ramón Diaz passou quase um mês apenas se preparando para a sequência da temporada e, principalmente, o Brasileirão. A diretoria do clube já falou abertamente que o objetivo é sofrer menos e tentar terminar a competição na primeira página na tabela. Mas a situação do Vasco ainda não é das melhores, com problemas dentro e fora de campo.

Sem diretor de futebol desde a eliminação no Carioca, o Vasco tem carências no elenco e Ramón Diaz tem sofrido para conseguir fazer o time apresentar algum padrão de jogo em 2024. No primeiro semestre, por exemplo, o Cruz-Maltino fez jogos dignos nos clássicos, enquanto sofreu na maioria dos confrontos contra times de menor expressão, inclusive na Copa do Brasil. A ver como o time vai voltar desta “inter-temporada” antes do Brasileiro.

Como o Vasco foi no Brasileiro de 2023?

O Campeonato Brasileiro do Vasco em 2023 foi emoção e sofrimento até os minutos finais da última rodada. Após um começo até um pouco animador, com vitória sobre o Atlético-MG e empates com Palmeiras e Fluminense, o time, então comandado por Maurício Barbieri, ficou dez jogos sem vencer e se afundou na zona do rebaixamento. Para completar, a confusão na derrota para o Goiás ainda fez o clube ser punido no STJD e pelo Tribunal de Justiça, ficando com São Januário interditado por mais de 70 dias.

Mas a mudança de comando no fim do primeiro turno foi essencial para a virada do Vasco. A chegada do experiente Ramón Diaz fez o time iniciar uma campanha de recuperação. Ainda com alguma irregularidade, o time acabou lutando contra o rebaixamento até a última rodada e só se salvou com a vitória sobre o Red Bull Bragantino combinada com uma derrota do Santos.

O Vasco vai ficar no meio da tabela

Apesar de ter investido mais de R$ 100 milhões na última janela de transferências, o Vasco ainda tem um elenco carente de nomes de qualidade. Além disso, o técnico Ramón Diaz também tem apresentado alguma dificuldade para fazer o time jogar melhor neste começo de 2024, principalmente nas partidas contra times de menor expressão. Mas o Vasco conta com jogadores de qualidade, como Payet, Vegetti, Léo Jardim e Lucas Piton. E existe uma expectativa por mais reforços de peso na janela do meio da temporada. Assim, o Vasco pode tentar não sofrer tanto como sofreu em 2023.

Principais jogadores do Vasco no Brasileirão de 2024

  • Payet: Depois de um segundo semestre de 2023 fora do ritmo ideal de jogo, Payet começou 2024 em melhor forma física e sendo mais participativo e decisivo para o Vasco. O meia francês foi um dos (poucos) destaques vascaínos durante o Campeonato Carioca, é o único meia de criação do elenco e mostrou como pode ser importante para o time. A ver como vai retornar da lesão que sofreu no joelho direito durante a preparação para o Brasileiro.
  • Léo Jardim: Um dos melhores goleiros do último Campeonato Brasileiro, Léo Jardim segue em ótima fase, o que lhe rendeu uma convocação para a seleção brasileira na primeira Data Fifa de 2024. Com uma defesa por vezes frágil, o goleiro se destaca ainda mais, e costuma garantir pontos importantes para o time.
  • Lucas Piton: Após se destacar pelas assistências e bons cruzamentos em 2023, Lucas Piton começou a temporada ainda melhor e mostrando um lado goleador. O lateral-esquerdo marcou três gols neste começo de ano e está valorizado no mercado. Por isso, recentemente o Vasco renovou o contrato do jogador.

Qual estilo de jogo do Vasco com Ramón Diaz?

Depois de muitas variações táticas em 2023, Ramón Diaz praticamente estabeleceu o esquema com três zagueiros no Vasco nesta temporada. O time tem jogado em um 3-5-2, com variações durante as fases do jogo. O time aposta muito nos laterais Lucas Piton e Paulo Henrique, que costumam ir bem ofensivamente. Mas ainda sofre com a falta de criatividade no meio, dependendo muito de Payet e das bolas paradas para criar jogadas ofensivas.

Onde assistir aos jogos do Vasco no Brasileirão?

Os jogos do Campeonato Brasileiro de 2024 serão transmitidos pela Rede Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e Premiere no pay-per-view. Em caso de partidas nas quais o Athletico Paranaense for o mandante, a transmissão acontecerá na TNT ou CazéTV.

Você pode acompanhar onde assistir aos jogos do Vasco no Brasileirão neste artigo.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo