Brasileirão Série A

Grêmio é comunicado, e Suárez será convocado pela primeira vez por Bielsa para a Seleção Uruguaia

O Grêmio foi comunicado pela AUF que Luis Suárez será convocado por Marcelo Bielsa para os próximos jogos da Seleção Uruguaia nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Luis Suárez está de volta à Seleção Uruguaia. O Grêmio foi comunicado pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF) que o centroavante será convocado para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra Argentina e Bolívia, nos dias 16 e 21 de novembro, respectivamente.

Além de Suárez, Felipe Carballo também será chamado. O volante desfalcou tanto Grêmio quanto Uruguai nas últimas semanas por conta da pubalgia crônica que enfrenta. Entretanto, após tratamento, volta a ficar à disposição do Tricolor Gaúcho para o jogo desta quarta-feira (1º), contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Mesmo com a convocação, a princípio Suárez e Carballo não desfalcarão o Grêmio em partidas do Brasileirão. Eles se apresentam na Seleção Uruguaia após o jogo contra o Corinthians, no dia 12, e estarão de volta para a partida diante do Atlético-MG, que deve ser confirmada para dia 25 ou 26.

Primeira convocação de Suárez desde a chegada de Marcelo Bielsa

Essa será a primeira vez que Suárez será chamado por Marcelo Bielsa, que assumiu o Uruguai após a Copa do Mundo do Catar. Em um primeiro momento, El Loco priorizou rejuvenescer a Celeste. A prova é que, nas últimas convocações, o jogador mais experiente era o goleiro Sergio Rochet, do Internacional, que tem 30 anos.

Bielsa buscou rejuvenescer Seleção Uruguaia. Foto: Divulgação/AUF

Ainda que entendessem o processo, imprensa e torcida uruguaia não concordavam muito com a decisão de Bielsa de não convocar tanto Suárez quanto Cavani. Até porque o treinador não vinha chamando outro centroavante além de Darwin Nuñez. Mas o principal incômodo foi a forma como El Loco conduziu a ausência da histórica dupla de ataque.

Inicialmente, Bielsa disse que entraria em contato com Suárez e Cavani, para entender o que ambos pensavam sobre a continuidade na Celeste. Porém, isso não aconteceu. Segundo o treinador, devido a manifestações públicas da dupla.

— Quando eu falei pela primeira vez, disse que falaria com eles e, a depender do que me dissessem, eu lhes daria a minha opinião. A partir do momento em que comecei a trabalhar, Cavani expressou publicamente que seu tempo na seleção não havia terminado, assim como Suárez. Por essas duas informações, não precisei falar com eles. Como eu as escutei, do meu ponto de vista, as conversas seriam desnecessárias, porque são jogadores convocáveis — se defendeu Bielsa.

Mas a condução, aparentemente, desagradou Suárez. Antes da Data FIFA de setembro, ao marcar gol na vitória do Grêmio sobre o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, El Pistoleiro fez questão de mostrar o número 9 e seu nome às costas, como se dissesse: ‘eu ainda estou aqui'. A foto da comemoração foi publicada pelo centroavante nas redes sociais, reforçando a ideia de uma indireta para Bielsa.

Suárez mostra número e nome às costas após marcar gol no Cuiabá. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Desempenho de Suárez no Grêmio é muito bom

Por mais que Uruguai seja vice-líder das Eliminatórias, e venha de vitória sobre o Brasil, o retorno de Suárez se justifica não só pela história e idolatria, mas pelo desempenho do centroavante no Grêmio. Após participar de todos gols da vitória sobre o América-MG, no último sábado (28), El Pistoleiro chegou a 10 gols e nove assistências no Campeonato Brasileiro, se tornando líder isolado da competição no segundo quesito.

Ao todo, na temporada, Suárez soma 22 gols e 15 assistências em 46 jogos pelo Tricolor Gaúcho. Prova de que, mesmo aos 36 anos, o quarto maior artilheiro em atividade no futebol mundial, com 550 gols, ainda tem muita lenha para queimar. Mesmo com a dor crônica no joelho, que fará com que ele não permaneça no desgastante futebol brasileiro em 2024.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo