Brasileirão Série A

Como Renato, enfim, encontrou uma forma para o Grêmio jogar sem centroavante

Sem João Pedro Galvão, Edenílson atuou por dentro na vitória sobre o Fluminense, que encerrou o jejum gremista no Campeonato Brasileiro

Depois de muito insistir, Renato Gaúcho parece finalmente ter desistido de João Pedro Galvão no Grêmio. Mesmo que, com os desfalques de Diego Costa e André Henrique, lesionados, isso signifique jogar sem centroavante.

Na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no último domingo (30), que encerrou a sequência de sete jogos sem vitórias do Grêmio no Campeonato Brasileiro, Edenílson foi a novidade no time titular. Ele atuou por dentro, junto com Cristaldo.

Esquema que eu montei durante a semana, justamente com o Edenílson, não jogando com nenhum homem de área. Gostei da maneira que eles jogaram. Dificultamos bastante, exatamente por isso, a marcação do nosso adversário — explicou Renato.

Sem referência, jogadores do Grêmio revezaram na ocupação da área

Sem referência para marcar, os jogadores da última linha de defesa do Fluminense ficavam na dúvida se mantinham o posicionamento ou se desgarravam para caçar os meio-campistas do Grêmio.

Como não havia uma figura fixa dentro da área, os jogadores gremistas se revezavam na tarefa de ocupar esse espaço. Muitas vezes, quando a bola chegava no lado, vários deles se projetavam para tentar concluir o cruzamento.

Sem a presença de centroavante, Edenilson atuou centralizado, ao lado de Cristaldo. Foto: SofaScore
Cristaldo se movimentou muito e caiu para os dois lados do ataque. Foto: SofaScore
Responsável pela pré-assistência para o gol de Gustavo Nunes, Pavón foi agudo pelo lado direito. Foto: SofaScore
Gustavo Nunes jogou na ponta esquerda como habitual, mas apareceu na área para marcar o gol da vitória do Grêmio. Foto: SofaScore

Foi o que aconteceu, inclusive, no gol da vitória, aos 15 minutos do segundo tempo. João Pedro recebeu passe em profundidade na direita e cruzou rasteiro para trás. Gustavo Nunes concluiu para as redes.

Eu sempre falo para vocês: sou pago para pensar. Pensei num esquema diferente. […] Treinei bastante eles na última sexta-feira na parte tática, justamente nesse esquema aí, porque eu tinha que mudar alguma coisa — ressaltou Renato.

Renato não garante manutenção do esquema para os próximos jogos do Grêmio

Apesar do sucesso da nova formação, o treinador gremista não garantiu sua repetição nos próximos jogos. Na quinta-feira (4), o Grêmio enfrenta o Palmeiras, novamente no Centenário, em Caxias do Sul/RS.

De repente, mesmo com esquema que esteja dando certo, dependendo do adversário a gente pode mudar. O mais importante de tudo é eu ter as opções. Aí sim a gente vai ter o plano A, B, C. Agora infelizmente nosso grupo está um pouco enxuto — lamentou Renato.

É mais provável que o Grêmio volte a jogar com centroavante quando trouxer algum reforço para a posição, na janela de transferências que abre no próximo dia 10, do que com a entrada de jogador que já esteja no elenco.

João Pedro Galvão entrou em seu último mês de contrato, que não será renovado. Diego Costa e André Henrique, que tiveram lesão similar na coxa, serão desfalques por pelo menos mais um mês e meio.

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 4 de julho de 2024, às 19h (horário de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul/RS.
  • Juventude x Grêmio — Campeonato Brasileiro — domingo, 7 de julho de 2024, às 16h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS.
  • Grêmio x Cruzeiro — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 10 de julho de 2024, às 18h30min (horário de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul/RS.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 18º colocado, com 10 pontos em 11 jogos
  • 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas
  • 30% de aproveitamento
  • 8 gols feitos e 12 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo