Em noite de despedidas, Grêmio encara Fluminense para confirmar vaga direta na Libertadores
Na última partida de Luis Suárez e da temporada, Grêmio encara o Fluminense no Maracanã buscando confirmar vaga direta para a fase de grupos da Libertadores

Em jogo que marcará algumas despedidas, o Grêmio encerrará sua participação na temporada e no Campeonato Brasileiro 2023 nesta quarta-feira (6), às 21h30min, contra o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ. Já classificado para a Libertadores do próximo ano, o objetivo do Tricolor Gaúcho é confirmar vaga no G-4 e, por consequência, na fase de grupos da competição continental.
Na 4ª colocação, com 65 pontos, o Grêmio depende apenas de si. Se vencer o Fluminense, atingirá o objetivo. Se empatar, precisará torcer por um dos seguintes resultados: derrota ou empate do Botafogo, derrota do Flamengo ou derrota do Atlético-MG. Se perder, dependerá de tropeço do Botafogo, que enfrenta o Inter, maior rival do Tricolor Gaúcho.
Jogos dos adversários diretos do Grêmio na última rodada (todos às 21h30min desta quarta-feira):
- São Paulo x Flamengo — Morumbi, em São Paulo/SP
- Bahia x Atlético-MG — Arena Fonte Nova, em Salvador/BA
- Internacional x Botafogo — Beira-Rio, em Porto Alegre/RS
Grêmio conta com três retornos, mas dois desfalques para enfrentar o Fluminense
Para a partida, o Grêmio contará com o importante retorno do lateral direito João Pedro, recuperado de lesão muscular na coxa direita. Substituto na sua ausência, Fábio será desfalque por conta de pancada que sofreu na vitória do último domingo (3), sobre o Vasco, em que precisou ser substituído por Gustavo Martins logo aos 29 minutos do primeiro tempo.
THE LAST DANCE ??? A última lista de relacionados do ano está pronta! Não há como negar… está chegando a hora e ninguém está preparado para estas despedidas. #FLUxGRE #Brasileirão2023 pic.twitter.com/hsrpsvb1C8
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 5, 2023
No mais, Kannemann volta após ficar de fora do jogo contra o Vasco devido ao desgaste físico. Ele formará dupla de zaga com Rodrigo Ely, já que Bruno Alves está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quem também retorna, de suspensão, é Carballo. Mas Pepê deve seguir formando dupla de volantes com Villasanti. A provável escalação do Grêmio tem Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Nathan Fernandes, Cristaldo e Ferreira; Luis Suárez.
Suárez fará sua última partida pelo Grêmio, mas não deve ser o único
A partida será a última de Luis Suárez com a camiseta tricolor. Após despedida de gala na Arena do Grêmio, no último domingo (3), El Pistolero terá oportunidade de melhorar ainda mais seus expressivos números nesta temporada, em que soma 27 gols e 17 assistências em 53 jogos. Somente no Campeonato Brasileiro, são 15 gols e 11 assistências em 32 partidas. Nesta última rodada, o craque uruguaio trava duelo particular com Hulk, do Atlético-MG, pela liderança em passes e participações em gol no Brasileirão. Eles estão empatados nos dois quesitos, com 11 e 26, respectivamente.
Mas Suárez, que em 2024 deve jogar no Inter Miami com seu amigo Lionel Messi, não deverá ser o único a se despedir do Grêmio nesta noite. Sem perspectiva de renovação do contrato que encerra no final do próximo ano, Ferreira interessa ao São Paulo e ao Corinthians, e a tendência é que seja negociado. Uma imagem do atacante chorando no vestiário após a vitória sobre o Vasco foi mais um indício de fim de ciclo para o camisa 10, que chegou no Tricolor Gaúcho ainda nas categorias de base.

Entre os profissionais que tem contrato se encerrando no final deste mês de dezembro, e cuja renovação ainda será discutida, está o técnico Renato Portaluppi. Mas a chance da permanência é grande, embora o treinador ainda não a tenha garantido. Em entrevistas coletivas recentes, o ídolo gremista já criticou o início do Campeonato Gaúcho em 20 de janeiro, que considera precoce, e falou sobre a busca por reforços, Ambas explanações sugerem que ele ficará no Grêmio em 2024.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 4ª colocação com 65 pontos
- 37 jogos, 20 vitórias, 5 empates e 12 derrotas
- 58% de aproveitamento
- 60 gols feitos e 54 gols sofridos