Brasileirão Série A

Grêmio busca consolidar novo esquema tático diante do Cuiabá

Depois da goleada sobre o Cruzeiro, Grêmio recebe o Cuiabá e busca consolidar novo esquema tático

O Grêmio entra em campo neste domingo (3), às 11h, na Arena, em Porto Alegre. Diante do Cuiabá, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem a oportunidade de consolidar o novo esquema tático.

Na goleada por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, no último final de semana, o time de Renato Portaluppi surpreendeu ao entrar em campo com um sistema inédito na temporada. Foi a terceira reinvenção do treinador no ano, vista como necessária devido à sequência de más atuações.

Nova formação

Com três volantes e sem pontas, o novo esquema é o 4-4-2 com losango no meio-campo. Villasanti faz a primeira função, com Carballo pelo lado direito e Pepê pelo lado esquerdo. Cristaldo é o meia de ligação atrás da dupla de ataque formada por João Pedro Galvão e Luis Suárez.

A nova formação foi vista com bons olhos por vários motivos. Primeiro, por reforçar a marcação no meio-campo e dar segurança à defesa, que tinha sido vazada nas seis partidas anteriores à do Cruzeiro. Depois, por liberar jogadores como Carballo e Pepê para chegarem ao ataque — ambos marcaram gol. A consequência dessa aproximação dos meio-campistas, somada à parceria de João Pedro Galvão, foi que Suárez não esteve isolado no ataque.

Pepê

Não foi só a torcida que aprovou o novo desenho. Na sexta-feira (1º), Pepê concedeu entrevista coletiva e exaltou a mudança.

— Funcionou. A gente conseguiu dar uma consistência melhor no meio-campo. Tiramos as opções do Cruzeiro, sabendo que era um time bem rápido. — comentou o volante.

Pepê também destacou a possibilidade de chegar ao ataque. Característica que possui por ter sido camisa 10 na origem, no Flamengo, e que é potencializada pelo esquema tático.

— Cria mais liberdade para poder sair, tanto eu quanto o Felipe [Carballo], porque a gente tem três volantes ali. Se eu puder pisar mais na área eu quero, mas a gente tem que ficar ciente das nossas responsabilidades defensivas, uma coisa que com dois volantes precisa mais — ponderou o jogador, que reencontrará o Cuiabá, onde atuou nas últimas duas temporadas.

Bitello

Autor da assistência para o gol de Pepê contra o Cruzeiro após entrar no segundo tempo, Bitello perdeu a titularidade com o advento da nova formação. Um dos grandes destaques do Grêmio na temporada, o meio-campista de 23 anos vinha de sequência de maus desempenhos, que coincidiram com as especulações de venda para a Europa, o que não aconteceu na recém fechada janela de transferências.

Contra o Cuiabá, Bitello deve iniciar novamente no banco de reservas. É uma alternativa de luxo para Renato. Se entrar bem, como aconteceu diante da Raposa, dará boa dor de cabeça para o treinador. Até porque é outro jogador que pode ser potencializado por um meio-campo ao mesmo tempo técnico e robusto como o que Tricolor começou a utilizar.

Desfalques

As mudanças do Grêmio para enfrentar o Cuiabá devem ser apenas no sistema defensivo. Gabriel Grando está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o que oportuniza a Caíque fazer sua estreia como goleiro gremista.

Na zaga, com a lesão de Geromel, Rodrigo Ely será o parceiro de Kannemann. O zagueiro gaúcho ultrapassou Bruno Alves e Bruno Uvini na hierarquia.

Por fim, Reinaldo retorna na lateral-esquerda após cumprir suspensão. Motivo pelo qual a outra opção para o setor, Cuiabano, fica de fora nesta rodada.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo