Grêmio fecha ciclo de contratações, mas teme perder titulares do elenco
Grêmio reforçou o grupo com seis jogadores, mas pode perder titulares no mês de agosto

O Grêmio viverá dias de certa angústia com possibilidade de perder jogadores sem peças de reposição. A janela de transferências fechou para chegadas, mas segue aberta para saídas nos principais países da Europa. Titulares do time despertam interesse e já receberam contato. O Tricolor pode perder atletas durante o mês.
A diretoria se movimentou e atendeu aos pedidos do técnico Renato Portaluppi. Chegaram atacantes de lado, centroavante, meia-armador, zagueiro e goleiro. O treinador gostaria ainda da chegada de mais um jogador de velocidade para o ataque, mas o Tricolor não conseguiu. A única possibilidade é a contratação de atletas que estejam livres no mercado.
+Leia mais: Grêmio contrata goleiro Caique de forma inusitada e negocia saída de Brenno
Direção fortaleceu o elenco do Grêmio
João Pedro será opção a Suárez, que sofre com dores no joelho direito. O novo reforço deve assumir a condição de titular a partir de janeiro do próximo ano, quando o uruguaio deixará o clube.
Iturbe e Lucas Besozzi chegaram para se somar a Ferreira, Galdinho e os jovens Zinho e Nathan Fernandes como opções para as beiradas do ataque. Porém, para Renato, o paraguaio não tem a velocidade como principal característica. Por isso, o Tricolor tentou mais um atleta para a função, mas sem êxito.
Caique foi contratado como aposta até o final da temporada para suprir a saída de Adriel e principalmente a provável saída de Brenno, que está sendo negociado com o futebol italiano.
Rodrigo Ely chegou ao Grêmio como contratação de oportunidade. O zagueiro estava deixando o futebol e tinha desejo de retornar ao Brasil. A chegada do jogador foi com objetivo de reforçar o setor também a longo prazo.
Luan completa a lista em uma posição que o Grêmio não buscou contratações, embora tenha perdido Vina para o futebol árabe. Tendo o titular Cristaldo e ainda Nathan, o Tricolor buscou Luan por um pedido de Renato, levando em consideração a história do atleta pelo clube e apostando sem um elevado valor de investimento.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bitello pode sair do Grêmio
O volante, que é um dos principais jogadores do time titular gremista, desperta interesse de clubes europeus e pode não permanecer até o fim da atual temporada. O Grêmio recentemente recusou uma proposta do Mônaco, da França, pelo atleta, mas mais duas investidas devem chegar nos próximos dias.
O empresário de Bitello, Maickel Portela, voltou da Europa nos últimos dias e por lá ouviu clubes interessados no volante. O representante do jogador se reuniu com a direção gremista para tratar sobre Brenno, mas já sinalizou que investidas devem ser confirmadas na próxima semana.
O desejo do Grêmio é não perder o jogador em meio à temporada. O técnico Renato Portaluppi solicitou à diretoria que ele permanecesse, pois o considera o atleta um dos principais titulares da equipe. Existe possibilidade de venda neste mês, mas entregando o volante somente em dezembro.

Kannemann vai deixar o Grêmio?
Para Kannemann sair do Grêmio neste momento, o clube interessado precisará pagar ao Tricolor. Porém, com contrato somente até dezembro, o jogador já pode assinar pré-contrato e sair sem custos no final deste ano.
Independiente e San Lorenzo, ambos da Argentina, procuraram o jogador e chegaram a conversar sobre valores. Kannemann prioriza o Grêmio no momento. Seu representante já pretende iniciar conversas para negociar uma renovação de contrato.

Brenno está saindo
Brenno está próximo de deixar o Grêmio rumo ao Bari, da segunda divisão da Itália. Diferente do caso dos titulares, o Tricolor tem o desejo de se desfazer do goleiro. O entendimento no clube é que o jovem ganha valores elevados. O salário é de cerca de R$ 200 mil.
O Grêmio avalia que não vale a pena manter Brenno com alto vencimento e numa situação de reserva. Além disso, o Tricolor entende que o atleta sofre fortes críticas da torcida por falhas e dificilmente conseguiria readquirir a confiança para jogar em alto nível.
Cuiabano desperta interesse da Europa
O jovem lateral tem se destacado com a camisa do Grêmio e despertado interesse de clubes da Europa e dos Estados Unidos. O jogador recebeu sondagens no início e nesta metade de temporada, mas sem proposta oficial até o momento.
O Grêmio sabe que pode receber uma investida pelo jogador, porém não aceitará vender. O objetivo a diretoria gremista é que Cuiabano possa dar mais retorno técnico, maturando e se valorizando ainda mais. Pela idade do atleta, o Tricolor trata a situação com cautela.