Brasileirão Série A

Sem Wesley, Internacional pode ter formação inédita no ataque

Roger Machado deve escalar Gabriel Carvalho, Bruno Tabata e Alan Patrick juntos no jogo contra o Fortaleza

O Internacional tem uma série de desfalques para enfrentar o Fortaleza, nesta quarta-feira (11), às 19h30, no Beira-Rio, em partida atrasada do Campeonato Brasileiro. E um deles pode mudar a característica e a forma de jogar da equipe de Roger Machado.

Único ponta agudo que vinha atuando no time titular colorado, Wesley está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Wanderson, seu substituto imediato, está em reta final de recuperação de lesão na panturrilha esquerda e ainda não reúne condições para atuar.

Com isso, a tendência é que Roger utilize formação inédita no Inter, com trio de meias composto por Gabriel, Bruno Tabata e Alan Patrick. Nesse cenário, o camisa 10 voltará a ser titular depois de mais de 50 dias — a última vez foi na eliminação para o Rosario Central, na Copa Sul-Americana, no dia 23 de julho, em que sofreu lesão muscular.

Ideia inicial de Roger era utilizar apenas dois dos três meias

Inicialmente, a ideia de Roger era utilizar apenas dois dos três entre os titulares. Ao menos foi o que o treinador afirmou após o retorno de Alan Patrick, que entrou no lugar de Gabriel Carvalho na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no dia 25 de agosto.

— Em alguns momentos, eles [Alan Patrick e Gabriel Carvalho] podem aparecer juntos, em outros podem aparecer alternadamente. Dos três, eu terei que escolher dois. Aí eu vou lidar com a estratégia de cada adversário, de cada momento — disse Roger.

Os problemas com os atacantes de lado, porém, podem levar o treinador a rever seu conceito. Roger, inclusive, elogiou os três meias do Inter após a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, no último dia 1º.

Esse trio de jogadores que temos nos dá uma alternativa muito importante. Conseguimos usar o Gabriel por dentro, em jogadas de profundidade e drible na linha de fundo. O Tabata tem a capacidade de articulação em um espaço muito curto. […] E o Alan dispensa comentários, dita o ritmo do jogo — enalteceu o treinador.

Bruno Tabata comemora o gol da vitória do Internacional sobre o Juventude
Bruno Tabata comemora o gol da vitória do Internacional sobre o Juventude. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Qual a provável escalação do Internacional?

Com os três juntos, Gabriel Carvalho e Tabata partiriam das extremidades, e Alan Patrick jogaria centralizado no 4-2-3-1 de Roger. Atrás deles, os volantes Fernando e Thiago Maia devem dar sustentação, com os laterais Bruno Gomes ou Nathan, pela direita, e Bernabei, pela esquerda, ultrapassando com frequência para oferecer profundidade à equipe.

Além de Wesley, o Inter conta com o outros três desfalques importantes para enfrentar o Fortaleza. O goleiro Sergio Rochet e os atacantes Enner Valencia e Rafael Borré servem suas seleções nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, e retornam apenas para o jogo contra o Cuiabá, segunda-feira (16), às 20h, novamente no Beira-Rio.

A provável escalação do Inter para encarar o Fortaleza tem Anthoni; Bruno Gomes (Nathan), Vitão, Mercado e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Bruno Tabata, Alan Patrick e Gabriel Carvalho; Lucas Alario.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2024

  • 10º colocado, com 32 pontos em 22 jogos
  • 8 vitórias, 8 empates e 6 derrotas
  • 48% de aproveitamento
  • 22 gols feitos e 19 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo