Brasileirão Série A

Invicto em casa, Fluminense usa Brasileiro como último teste antes de Libertadores

Focado na Libertadores, Fluminense não perde no Maracanã para equipes de fora do Rio desde outubro de 2022 e tem ótimo retrospecto contra o Cruzeiro

O jogo é pelo Campeonato Brasileiro, mas o foco no Fluminense é a Libertadores. Classificado às semifinais da competição após 15 anos, o Tricolor tem um último teste antes de enfrentar o Internacional pelo torneio que virou obsessão no clube. O adversário será o Cruzeiro, nesta quarta (20), às 21h30 (de Brasília), e o Flu coloca duas invencibilidades à prova.

Agora, o Fluminense volta ao Maracanã, onde não perde para adversários de fora do Rio de Janeiro desde outubro de 2022 — são 18 jogos, sendo 15 vitórias e três empates.

O Tricolor também é o único que não foi derrotado como mandante nesta edição do Brasileirão. São nove vitórias e três empates nos 12 jogos em casa até aqui. E contra o Cruzeiro, o Flu terá mais uma chance de voltar ao G4 da competição.

Fluminense
20/09/23 - 21:30

Finalizado

1

-

0

Cruzeiro

Fluminense - Cruzeiro

Brazil Serie A - Maracana

Além disso, o Flu ostenta ótimos números no confronto recente contra o Cruzeiro. O clube mineiro não vence o time das Laranjeiras no Rio desde 2012. Naquela partida, curiosamente, o Tricolor comemorava o tetracampeonato brasileiro, tinha desfalques e ainda estava na “ressaca” do título. Se ignorado este embate, a última vitória celeste no confronto como visitante foi em 2008.

Para a partida, Diniz não contará com Jhon Arias, que será preservado após sofrer uma entorse no tornozelo direito no clássico contra o Vasco. O colombiano realizou exames que constataram lesão grau 1, mais leve do que o esperado. Ele não será problema para enfrentar o Internacional pela Libertadores.

Além dele, o Fluminense também não terá Paulo Henrique Ganso, ainda com dores no joelho após sofrer pancada na vitória sobre o Olimpia, no Paraguai, também pela Libertadores. O camisa 10 segue fora do time, mas está sendo preparado para o confronto decisivo.

Quem está de volta é Fernando Diniz, que não esteve à beira do campo na derrota no clássico. O técnico retorna após hiato que envolveu a Data Fifa, quando comandou a Seleção Brasileira em duas vitórias nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Invicto contra ex-clube, Fábio reencontra Cruzeiro após renovação

O jogo também será especial para Fábio, que reencontra o Cruzeiro, seu ex-clube. Com 960 jogos pela equipe celeste, ele chegou a ser sondado para um retorno, mas renovou seu contrato com o Fluminense e chegou a tecer críticas à diretoria celeste.

Ao assinar vínculo por mais dois anos, o camisa 1 sacramentou que sua aposentadoria será no Tricolor. Veterano, o goleiro ficará no Rio de Janeiro até fazer 45 anos, participará da passagem de bastão para o seu sucessor e baterá uma série de recordes pelo caminho.

Bicampeão carioca pelo Fluminense, Fábio não perdeu para o Cruzeiro desde que deixou o clube. Foram três confrontos, com três vitórias. Ele sofreu apenas um gol e foi festejado pelos cruzeirenses quando visitou o Mineirão.

Fluminense tem retornos importantes e testa alternativas

Para enfrentar o Cruzeiro, o Fluminense terá retornos importantes. Desfalque por suspensão contra o Vasco, Samuel Xavier volta ao time na vaga de Guga. Além dele, Felipe Melo, poupado, também treinou normalmente durante a semana e está à disposição de Fernando Diniz.

Alvo de preocupação após deixar o clássico com dores no pé, Germán Cano também voltou aos treinos e comandará o ataque tricolor no Maracanã.

Na atividade de terça (19) no CT Carlos Castilho, Diniz testou Martinelli entre os titulares para situações de jogo. O camisa 8 tem sido bastante utilizado, mas agora, foi posto em uma trinca de volantes com André e Alexsander.

Fluminense no Campeonato Brasileiro 2023

  • 6ª colocação após 23 jogos disputados
  • 55% de aproveitamento até o momento
  • 38 pontos conquistados com 11 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo