Brasileirão Série A

Aposentadoria, Diniz e desejo: por que Fábio negou Cruzeiro e renovou com Fluminense

Fábio renovou com o Fluminense e mostramos por que motivos o interesse público do Cruzeiro não foi suficiente para vencer a concorrência carioca

O Fluminense anunciou nesta quinta-feira (17) a renovação de contrato com o goleiro Fábio. O novo vínculo com o jogador de 42 anos vai até dezembro de 2025, e daqui até lá, quando pretende se aposentar, o camisa 1 terá um novo papel no clube.

Depois que recebeu a proposta para seguir no Tricolor, antecipada pela Trivela, Fábio já tinha o interesse em seguir no clube. Alguns dias entre o início e o fim da negociação se sucederam muito mais por conta das “decisões” que a equipe enfrentava na temporada.

Partiu do goleiro o pedido para decidir em uma semana com mais tempo entre os jogos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Havia desejo mútuo entre as partes de seguir a relação. Um “casamento perfeito”. O goleiro encontrou nas Laranjeiras o carinho que sentiu falta na Toca da Raposa, onde foi dispensado após a venda do Cruzeiro para a SAF comandada por Ronaldo.

— Tenho muita gratidão a Deus por me proporcionar essa oportunidade no Fluminense. Tudo vai ser resolvido na hora certa. Tenho que valorizar o que o Fluminense fez por mim — antecipara Fábio após a vitória sobre o Argentinos Juniors, pela Libertadores.

Desejo mútuo e ‘cobrança' de Diniz por renovação

O desejo de Fábio e do Fluminense era de seguirem juntos. O clube, sabendo que o goleiro não queria se aposentar em 2024, não titubeou ao enviar uma proposta de dois anos, respaldada em relatórios da comissão técnica e no dia a dia.

O camisa 1, chamado de “gênio” por Fernando Diniz, é uma referência de atleta no clube.

— Fábio, eu já falei mais de uma vez, é um gênio do gol, na minha opinião. Dificilmente um goleiro vai performar do jeito que ele performa com a idade dele. Ele faz coisas muito difíceis parecerem fáceis. Desde que eu estou aqui, para vocês saberem, Fábio não ficou um minuto fora do treinamento. Ele treina todos os dias. Começa lá com os goleiros, faz toda a parte tática, coletiva, e nunca ficou fora de treino — disse Diniz em entrevista coletiva.

Fábio com Fernando Diniz, fã confesso do goleiro, em treinamento do Fluminense; técnico cobrou renovação - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Fábio com Fernando Diniz, fã confesso do goleiro, em treinamento do Fluminense; técnico cobrou renovação – MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Diniz, inclusive, cobrou publicamente a renovação do jogador. Internamente, o treinador é um dos maiores defensores do goleiro, que não dá sinais de ser atrapalhado pela idade.

— Por mim, Fábio já teria que ter renovado por mais de um ano. Acho que ele aguenta tranquilamente. Não dá sinal nenhum de que a idade está fazendo mal para ele —, declarou o técnico do Fluminense.

Magoado com o Cruzeiro, Fábio vai se aposentar no Fluminense

O Cruzeiro teve interesse público no retorno de Fábio. Ronaldo deu entrevista ao SporTV abrindo as portas do clube de volta para o ídolo após uma saída conturbada. A equipe celeste, entretanto, nunca chegou a fazer uma proposta e tampouco estava nos planos do goleiro.

Magoado com a direção do Cruzeiro, Fábio irá se aposentar no Fluminense. A decisão é até um pouco surpreendente se ponderada a enorme relação com o time mineiro, por onde disputou 976 partidas.

— A forma que aconteceu (a saída do Cruzeiro) foi totalmente fora do que é correto. Abri mão de tudo, fiz tudo para permanecer, poder ajudar, falei o que tinha acontecido nos dois anos que o Cruzeiro ficou na Série B, falei que ia começar a temporada, mas depois que saí de lá nunca tive contato com o Ronaldo — afirmou, em entrevista à Placar.

Fábio terá 45 anos ao fim do contrato, e participará do desenvolvimento de quem “herdará suas luvas”.

Fábio terá novo papel fora de campo no Fluminense

Aos 42 anos, Fábio terá um novo papel fora de campo no Fluminense. Na verdade, nada mais do que a oficialização do que já faz nos treinamentos. Experiente, ele participará da transição para os goleiros mais jovens.

Fábio faz corrente de oração com os jovens Pedro Rangel e Vitor Eudes, além do preparador de goleiros André Carvalho - Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Fábio em corrente com o preparador André Carvalho e os reservas Pedro Rangel e Vitor Eudes – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

A ideia do clube, que contratou Flávio Tênius como coordenador de preparação no começo da temporada, é ter o camisa 1 como modelo para os goleiros que estiverem no fim da formação nas divisões de base e no início da carreira profissional.

— Eu sempre vivi intensamente os momentos da minha carreira e agora, no Fluminense, mais ainda. Estou usufruindo mais do que nunca no Fluminense, porque está chegando o momento de parar. Todo dia agradeço a Deus pela oportunidade de levantar de manhã, ir ao CT (Carlos Castilho) e dar o meu melhor. A carreira é muito rápida. Parece que tudo começou outro dia. É isso que passo para os meus companheiros mais jovens, dá até saudade de ter a idade deles — destacou Fábio após a classificação às quartas de final da Libertadores.

Temporada incrível pelo Fluminense em 2023

Se já fez ótimo ano quando chegou, no ano passado, Fábio vive uma temporada incrível pelo Fluminense em 2023. Bi do Campeonato Carioca, ele chegou a 95 jogos na Libertadores, competição em que liderou em defesas difíceis na primeira fase — quesito que também lidera no Campeonato Brasileiro.

Na competição nacional, ele é o goleiro com mais gols evitados e também o terceiro com mais jogos sem sofrer gols. Suas médias de acerto de passes é de 85%. Os dados são do Sofascore, que creditam a ele a segunda melhor média de notas na posição, atrás apenas de Lucas Perri, do líder Botafogo.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo