Brasileirão Série A

O que mudou no Fluminense desde último duelo com o Grêmio pela Libertadores

Tricolor caiu nas copas, mas saiu da zona de rebaixamento, e agora quer voltar a vencer rival para se distanciar da Série B

Fluminense e Grêmio se enfrentam no Maracanã nesta sexta-feira (1), às 21h (de Brasília), pela quarta vez só em 2024. Após eliminar os gaúchos na Libertadores, o Tricolor agora quer vencer pelo Campeonato Brasileiro para seguir em alta na competição.

Desde que os dois clubes se enfrentaram pela Libertadores, entretanto, muita coisa mudou no Flu de Mano Menezes.

O trabalho do treinador é a principal motivo de crença para a equipe voltar a se distanciar da zona de rebaixamento. Para isso, o Fluminense precisa voltar a vencer confrontos diretos, e o Grêmio oferece a chance.

O que mudou no Fluminense após a classificação na Libertadores

Quando encontrou o Grêmio em agosto pela Libertadores, o Fluminense vivia um momento instável. Isso porque, apesar de ter encaixado uma sequência de vitórias no Brasileirão, ainda padecia na zona de rebaixamento.

Antes das oitavas de final da competição, o Flu ainda tinha sido eliminado, na mesma fase, na Copa do Brasil. Foi o primeiro baque no trabalho de Mano Menezes, cuja principal missão era salvar a equipe do descenso.

E a vitória sobre o Grêmio, com classificação garantida nos pênaltis, no Maracanã, foi importante para o moral do elenco. Thiago Silva, Fábio, Ganso e Arias voltaram a ser protagonistas de uma equipe que àquela altura dependia muito dos gols do jovem Kauã Elias.

De lá para cá, o Flu acabou eliminado da Libertadores pelo finalista Atlético-MG, mas saiu da zona de rebaixamento. Agora na 13ª posição, solidificou sua força em casa, cresceu com Mano e faz uma das melhores campanhas desde a chegada do treinador.

Falta vencer confrontos diretos.

Fluminense vê chance pequena de rebaixamento, mas não pode relaxar

A derrota sofrida para o Vitória nos acréscimos, no Barradão, teve impactos no clube. O vestiário teve choro de Manoel, que falhou no lance que originou o pênalti convertido por Alerrandro, e muitas cobranças.

Fluminense de Mano Menezes precisa vencer para se distanciar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro - Foto: Gazeta Press
Fluminense de Mano Menezes precisa vencer para se distanciar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro – Foto: Gazeta Press

Isso porque o Fluminense já desperdiçou pontos no fim das partidas em ao menos cinco jogos no Brasileirão. E não tem mais espaço para erros. Embora esteja na 13ª colocação, a vantagem para a zona de rebaixamento é de apenas dois pontos. A chance é pequena, mas a equipe não pode relaxar.

Uma vitória sobre o Grêmio representaria uma mudança de posição com o adversário e um tímido flerte com a parte de cima da tabela. Os jogos em casa são a chave para o Tricolor no Brasileirão. Além dos gaúchos, o clube ainda enfrenta Cuiabá e Criciúma em seus domínios. Jogos que projeta vencer para se livrar da Série B.

Thiago Silva é dúvida, mas Manoel será sacado

O Fluminense treinou nesta semana com reforços: Thiago Silva e Nonato, liberados pelo departamento médico, participaram de todas as atividades. O capitão, entretanto, ainda é dúvida.

Isso porque seu calcanhar ainda inspira cuidados. O ideal, na visão da comissão técnica, era que Thiago fosse para o banco de reservas. Mas o zagueiro, contudo, quer começar jogando — e prefere voltar a ser utilizado quando puder ser titular.

Mano Menezes e Thiago Silva conversam no CT Carlos Castilho: aproveitamento do zagueiro contra o Grêmio dependerá de técnico - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Mano Menezes e Thiago Silva conversam no CT Carlos Castilho: aproveitamento do zagueiro contra o Grêmio dependerá de técnico – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

A Trivela apurou que a conversa do defensor com Mano, após o treino de quinta (31), foi produtiva. O técnico ouviu do zagueiro que as dores são suportáveis. Mas ainda não era o que ambos esperavam. Há a preocupação em não voltar a agravar a lesão, o que se choca com a necessidade de ter o jogador de volta e o otimismo de todos no clube.

Mesmo que Thiago Silva não volte ao time, entretanto, Manoel sairá dele. O zagueiro que falhou contra o Vitória estará no banco de reservas. Caso o Monstro não volte ao time titular, Ignácio assume a vaga ao lado de Thiago Santos.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo