Fábio é herói, Fluminense elimina Grêmio nos pênaltis e está nas quartas da Libertadores
Tricolor vence gaúchos em casa por 2 a 1, bate rival por 4 a 2 nos pênaltis e segue vivo pelo bicampeonato
Quando Fluminense, Libertadores e a marca de cal do Maracanã se encontram, a história está sempre sendo escrita. Desta vez, o final foi diferente. O Flu bateu o Grêmio por 2 a 1 no tempo normal, com gols de Thiago Silva e Arias — Gustavo Nunes descontou — e levou a decisão para os pênaltis, onde venceu por 4 a 2, com duas defesas de Fábio.
VEEEEEEEEEEEEEEENNNNNCE O FLUMINEEEEEEEEEEEENNNSEEEE!
JHON ARIAS E THIAGO SILVA MARCAM NO TEMPO NORMAL, FÁBIO DEFENDE DOIS PÊNALTIS E O FLU ESTÁ NAS QUARTAS! EU GOSTO PRA CARALHO DE SER TRICOLOR! pic.twitter.com/2aSgMM1rUw
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 21, 2024
A vitória mantém uma escrita: o Tricolor nunca foi eliminado no Maracanã no mata-mata da Libertadores. A única derrota foi em uma final, em 2008. Esse tabu segue assim como o sonho do bicampeonato do Fluminense na Libertadores, mesmo em um ano de dificuldades.
Fluminense começa bem e Thiago Silva marca primeiro em volta
O horário fez os tricolores chegarem atrasados ao Maracanã, mas o Fluminense chegou mais cedo que o Grêmio. Em uma rotação maior de intensidade, o Tricolor começou bem e não demorou a abrir o placar.
🇭🇺 @FluminenseFC 🏆 CONMEBOL #Libertadores#GloriaEterna | #FLUxGRE pic.twitter.com/cycaklHpBN
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 20, 2024
Aos 13 minutos, quando já era melhor no jogo, o Flu enfim marcou um gol de bola parada — uma crítica que Mano Menezes vem fazendo ao time. Arias cobrou escanteio e Thiago Silva cabeceou no canto, sem chances para Marchesín.
VAR marca pênalti, e Fluminense vira confronto no primeiro tempo
A estratégia de Renato Gaúcho era baixar seus pontas para associar no meio-campo. Soteldo e Pavón tentavam achar espaços entre as linhas do Fluminense. Mas não funcionou enquanto o time da casa tinha fôlego.
Em um erro dos gremistas no ataque, Kauã Elias puxou contra-ataque e foi derrubado por Kannemann, mas a bola sobrou para Arias. O colombiano avançou pela direita e bateu cruzado. Dodi tocou com o braço na bola para salvar. O árbitro Andres Cabrera não viu, mas o VAR o chamou. Na cabine, marcou pênalti.
🇨🇴 Jhon Arias 🇭🇺 @FluminenseFC#GloriaEterna | #FLUxGRE pic.twitter.com/e0a2jWlo17
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 20, 2024
Após três meses, Arias parou na marca de cal novamente. O camisa 21 perdera a última cobrança contra o Sampaio Corrêa, mas dessa vez, não perdoou. Bola para um lado, Marchesín para o outro e virada no confronto.
VAR anula o primeiro, mas Grêmio faz outro e diminui
O segundo tempo mais uma vez foi um problema do Fluminense. O Tricolor voltou mal, talvez pela comodidade da vantagem no placar. E o Grêmio não perdoou.
Renato modificou o time: tirou Kannemann e Pavón e colocou Gustavo Nunes e Cristaldo. Os visitantes ganharam em qualidade e intensidade, principalmente pelas pontas. Soteldo chegou a ensaiar começar pela esquerda mas voltou a direita, onde enfrentava um improvisado Guga.
O lateral-direito do Flu até fez bom jogo enquanto teve pernas, mas cansou. Só quem não viu foi Mano Menezes, que esperou tomar um gol por aquele lado para substituir. Um não. Dois.
O primeiro, em cobrança de falta de Reinaldo idêntica ao jogo de ida, em Curitiba. Aos 24, o lateral bateu forte e Jemerson surpreendeu Fábio, que novamente ficou esperando — assim como a defesa, que de novo não cortou. O VAR, por sorte do Fluminense, anulou por impedimento.
🇪🇪 @Gremio 🏆 CONMEBOL #Libertadores#GloriaEterna | #FLUxGRE pic.twitter.com/TT0r87PlzH
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 20, 2024
Mas o momento era gremista. Aos 30, Monsalve recebeu sozinho nas costas de Guga e Martinelli, exaustos. Lima nem voltou e John Kennedy tentou chegar, mas não conseguiu. Gustavo Nunes desviou para diminuir.
Fluminense perde força e jogo vai para os pênaltis
O gol sofrido abalou o Fluminense, que a essa altura, já jogava mal. Mano mexeu na esquerda após o gol. Entraram Esquerdinha e Nonato, saíram Guga, com cãibras, e Martinelli. Mas a equipe perdeu força.
Já sem Serna e com Lima muito mal em campo, quem teve mais chances foi o Grêmio. O Flu até balançou as redes com John Kennedy, mas o gol foi anulado pelo VAR por correto impedimento.
Fluminense sai atrás, mas Fábio vira herói e classifica Tricolor
O Fluminense começou com Ganso na disputa de pênaltis. Um dos melhores batedores do elenco, o camisa 10 deslocou Marchesín, mas parou na trave. O Grêmio anotou com Reinaldo. Thiago Silva veio na sequência e fez. Aí, Nathan, ex-jogador do Flu, parou em Fábio. Nem sempre a Lei do Ex vale…
⚽🏆 Deu @FluminenseFC! Nos pênaltis, o atual campeão bateu o @Gremio por 4-2 e está classificado às Quartas da CONMEBOL #Libertadores!#GloriaEterna | #FLUxGRE pic.twitter.com/bdE0azF6oS
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 21, 2024
Em igualdade de condições, os dois times acertaram as cobranças que faltavam até a última. Aí, Fábio foi herói: pegou cobrança de Cristaldo. Arias voltou à marca de cal, e de novo, não perdoou. Gol do Fluminense, classificado para as quartas de final da Libertadores mais uma vez.