Os reforços que o Fluminense terá em confronto decisivo contra o Grêmio
Além de Facundo Bernal, que cumpriu suspensão, Tricolor deve ter a volta de jogadores importantes
O Fluminense se prepara para enfrentar o Grêmio em um confronto decisivo no Campeonato Brasileiro, e deve ter boas notícias. Ao menos três jogadores devem “reforçar” a equipe no jogo da sexta-feira (1), às 21h (de Brasília) no Maracanã. E prometem fazer a diferença.
Um retorno é certo: o uruguaio Facundo Bernal reassume a vaga no meio-campo.
O camisa 5 fez muita falta ao Flu em Salvador, na derrota para o Vitória, em que seu substituto, Victor Hugo, foi muito mal. Recuperado de problema no olho, o jovem de 21 anos também se valeu do descanso após maratona de jogos.
Mas o Fluminense também deve ter outros dois importantíssimos jogadores de volta: Thiago Silva e Nonato.
Thiago Silva treina sem dores e pode voltar contra o Grêmio
O desfalque mais importante do Fluminense nos últimos jogos, entretanto, foi o zagueiro Thiago Silva. Com dores no calcanhar esquerdo, o capitão não joga desde a eliminação do Tricolor na Libertadores, há mais de um mês.
A lesão sofrida no jogo de ida das quartas de final da competição continental era simples, mas foi agravada pela presença forçada do zagueiro na partida de volta. Isso porque sem cumprir todas as etapas da recuperação, a inflamação no calcanhar se intensificou.
Mais um dia de trabalho!
📍 CT Carlos Castilho pic.twitter.com/3BbiTu8DpM
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) October 29, 2024
O local é de difícil tratamento. Por isso, Thiago se dedicou em dois períodos no CT Carlos Castilho. Durante a data Fifa, o zagueiro retornou aos campos para correr, mas o impacto lhe fez sentir dores.
A ideia do Flu é utilizar a semana cheia de treinos para recuperar Thiago Silva de vez. Até aqui, ele marcou presença sem problemas nas duas atividades e aumentou significativamente sua chance de retornar na sexta (1), contra o Grêmio.
O veredito será dado pela comissão técnica de Mano Menezes, que conversa diariamente com o jogador e o departamento médico.
Nonato tira a máscara de proteção e se aproxima de retorno
Quem também está próximo de voltar ao Fluminense é o volante Nonato, que conviveu com lesões nos últimos meses. Logo após se recuperar de contusão muscular, o jogador quebrou o nariz contra o Botafogo e precisou fazer uma cirurgia.
Nonato treinava utilizando uma máscara de proteção nos últimos dias. Nesta terça (29), entretanto, o jogador foi ao campo sem ela e também ampliou suas chances de voltar ao time. Ele já está à disposição de Mano Menezes, e seu aproveitamento depende do treinador.
Kevin Serna também evolui, mas está fora contra o Grêmio
Outro jogador lesionado que se aproxima de um retorno é Kevin Serna. O colombiano teve recuperação rápida na fisioterapia e já está na transição para os trabalhos completos com bola com todo o elenco.
Havia um temor no CT Carlos Castilho que o atacante perdesse mais tempo, já que sua lesão muscular era grave. Apesar disso, o jogador de 26 anos evoluiu muito bem no tratamento e deve estar à disposição já no início de novembro.
Sem disputar atividades normais com o elenco, entretanto, Serna está fora contra o Grêmio. Ainda assim, o jogador ficará de fora por pouco mais de um mês, em recuperação muito mais rápida que o esperado.
Outros jogadores são dúvida no Fluminense
O Fluminense viajou para enfrentar o Vitória sem os veteranos Felipe Melo e Renato Augusto, que seguem como dúvida para o jogo contra o Grêmio. O zagueiro tem dores na panturrilha, enquanto o meia sofre com o joelho direito.
Nenhum dos dois problemas é novidade. A expectativa é que os dois voltem aos treinos nesta semana e estejam à disposição de Mano Menezes.
Já John Kennedy, que ficou de fora da relação nos últimos jogos, não tem qualquer problema físico. O herói da conquista da Libertadores de 2023 tem sido preterido por opção técnica — ele tampouco teve problemas extracampo no período.