Brasileirão Série A

Fluminense quer Everton Ribeiro, que vive indefinição no Flamengo

Sonho antigo do Fluminense, Everton Ribeiro está apreensivo com reserva e demora para renovação do Flamengo

A temporada ainda não acabou, mas a dupla Fla-Flu já pensa em 2024. O Fluminense está interessado na contratação de Everton Ribeiro, que vive indefinição no Flamengo. O Tricolor tem o jogador como “sonho antigo”, e está ciente de que o meia de 34 anos está insatisfeito com algumas situações no Rubro-negro.

Um dos maiores ídolos da história recente do Fla, Everton tem enorme carinho pelo clube e prioriza a renovação. A primeira sinalização de proposta do clube, entretanto, não o agradou. E o problema não foi exatamente financeiro.

Com indefinição no Flamengo, Everton Ribeiro atrai interesse do arquirrival Fluminense - Foto: Icon sport
Com indefinição no Flamengo, Everton Ribeiro atrai interesse do arquirrival Fluminense – Foto: Icon sport

Embora a vontade seja mútua por seguir no Ninho do Urubu, o capitão deseja um contrato mais longo, enquanto o Rubro-negro acena com apenas um ano de vínculo que tenha metas e outra temporada adicional como opção. O Fluminense, por outro lado, já fez chegar a Everton Ribeiro que aceitaria assinar por dois anos ou mais.

A idade avançada do atleta é vista como um problema no Ninho do Urubu, mas no CT Carlos Castilho, o histórico mostra o contrário. Em 2024, o Fluminense terá em Fábio e Felipe Melo os dois jogadores mais velhos do país.

Além disso, outros reforços já veteranos foram contratados e tiveram bom rendimento no passado recente. Tanto o presidente Mario Bittencourt quanto o diretor executivo Paulo Angioni e o técnico Fernando Diniz costumam combater o “etarismo” no Brasil. E a cúpula do futebol tricolor sempre viu Everton Ribeiro como um dos maiores craques do país.

Reserva e duração de contrato são entraves no Flamengo

O camisa 7 não é mais titular absoluto no Flamengo. O técnico Jorge Sampaoli, que não repete escalações, deixou Everton Ribeiro no banco, por exemplo, na derrota para o São Paulo no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A reserva, claro, incomoda o jogador.

Em 2023, Everton Ribeiro fez dois gols e deu cinco assistências em 50 jogos. No Fla, a prioridade é renovar com Bruno Henrique, que deve assinar um contrato longo.

Everton Ribeiro deseja vínculo extenso, mas Flamengo acena com apenas um ano em renovação de contrato - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Everton Ribeiro deseja vínculo extenso, mas Flamengo acena com apenas um ano em renovação de contrato – Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O vice de futebol Marcos Braz garantiu que renovaria com o jogador. A demora em fechar um acordo, entretanto, deixa o capitão rubro-negro apreensivo. Com vínculo que se encerra ao fim do ano, o camisa 7 já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube.

A ideia do clube era que o camisa 7 aceitasse assinar um vínculo de apenas um ano, como foi feito no passado com outros grandes nomes da geração como Diego Alves, Filipe Luís e Diego Ribas.

Mario e Diniz querem Everton Ribeiro no Fluminense

Do lado do Fluminense, o presidente Mario Bittencourt é fã de Everton Ribeiro. O dirigente, que goza de boa relação com o estafe do atleta, não esconde seu carinho e admiração pelo futebol do capitão do Flamengo, assim como o técnico Fernando Diniz, que já o chamou de “craque” publicamente em mais de uma oportunidade.

O interesse do Flu, portanto, está longe de ser surpresa para os envolvidos. O jogador é um sonho antigo do clube, que já o sondou no passado.

Em entrevista recente à ESPN, Mario foi provocado a escolher um atleta de cada rival, em um exercício de imaginação. Do Botafogo, selecionou Tiquinho Soares. No Vasco, Gabriel Pec. E no Flamengo, Everton Ribeiro foi citado como preferido.

Até agora, o Flu apenas monitora e não fez proposta oficial. Além do Tricolor, outros clubes do Brasil mantém interesse no jogador. Corinthians, São Paulo e Internacional já o sondaram.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo