Sondagens não atraem Everton Ribeiro, que quer permanecer no Flamengo
O contrato de Everton Ribeiro com o Flamengo está acabando e, como era de se imaginar, pela qualidade que o atleta apresentou ao longo de quase seis temporadas no clube, as sondagens apareceram. Mesmo assim, o camisa 7 tem foco total na renovação com o Rubro-Negro e espera uma movimentação do departamento de futebol. Bicampeão da Libertadores, o ídolo está estavel no Rio de Janeiro.
A decisão entre ficar ou não no Flamengo passa muito pelo momento da carreira de Everton Ribeiro. Com 34 anos, o meia dificilmente aceitará um novo desafio se tiver proposta para ficar no Ninho do Urubu. A Trivela apurou que o coração do jogador está no Rubro-Negro, mesmo que tenha sido procurado por clubes de Brasil, Estados Unidos e do mundo árabe.
LEIA MAIS: Quando fecha a janela de transferências no Brasil?
Everton Ribeiro e Flamengo: um casamento que deve se estender
O meia chegou ao Rio de Janeiro em 2017, como parte de um pacote de reforços que também envolveu Diego Alves, de quem é amigo e campeão junto pelo clube. O início ficou marcado por fracassos nas principais competições, mas, a partir de 2019, o Flamengo começou a empilhar taças, e Everton Ribeiro, sendo um dos capitães da equipe, se acostumou a levantá-las.
Essa é uma das razões pelas quais o camisa 7 não deve deixar o clube. A possibilidade de conquistar títulos ainda motiva o jogador, que já é um dos maiores vencedores do Brasil no século. O clima bom internamente, além da idolatria e da estabilidade da família na Cidada Maravilhosa, completam a lista em favor do Flamengo. O meia, inclusive, falou sobre o assunto renovação em uma entrevista recente.
— Até agora não conversamos sobre isso. Quando for a hora, meu empresário e representantes vão ver o melhor para todo mundo. Sou muito identificado, tenho uma história bonita, com títulos. Espero continuar marcando a história, ganhando títulos e, na hora certa, vamos ver — disse.
Mesmo que a prioridade seja o Rubro-Negro, isso não significa que ele não esteja valorizado no mercado de transferências. Em contato com fontes ligadas ao jogador, a Trivela entendeu que ele recebeu sondagens da MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos, e do Oriente Médio. Os nomes das equipes, no entanto, não foram revelados. Clubes brasileiros, como Corinthians e São Paulo, também procuraram.
O que pensam os dirigentes do Flamengo?
Ainda que Everton Ribeiro esteja apto a assinar um pré-contrato com a equipe que desejar, a situação do camisa 7 não preocupa o Flamengo. O meia, como mencionado, tem vínculo com o clube até dezembro deste ano. Pela boa relação entre staff do jogador e departamento de futebol, não deve haver nenhuma dificuldade para amarrar o melhor para todo mundo.
Apesar disso, a postura “passiva” da diretoria do Flamengo pode incomodar um pouco a torcida. Assim como em outros casos de selecionáveis, como Filipe Luís e Bruno Henrique, o Rubro-Negro opta por debater a renovação mais para perto do fim da temporada. A Trivela confirmou, também, que as negociações devem começar em outubro.
Apesar dos 34 anos, considerado em idade avançada por muitos, a parte física de Everton Ribeiro não preocupa o Flamengo. O jogador teve pouquíssima lesões pelo clube e, neste ano, como ele mesmo frisou, teve um de seus primeiros problemas musculares na carreira, no músculo anterior da coxa esquerda, que o afastou dos gramados por cerca de 15 dias.
Somente nesta temporada, o camisa 7 entrou em campo pelo Flamengo 40 vezes, tendo concedido dois gols e cinco assistências. No entanto, ele não faz a diferença somente no ataque, já que participa ativamente da recomposição do sistema defensivo e é um dos cinco líderes de desarmes do Rubro-Negro na temporada. O ex-calvo é, sem dúvida, uma das principais referências técnicas da equipe em 2023.
Como mencionado, Everton Ribeiro também é multicampeão pelo Flamengo, tendo conquistado 14 títulos ao longo dos quase seis anos de clube. Só faltou o Mundial: a Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, Supercopa, Recopa e Carioca estão na sala de troféus do ídolo. Será que cabe mais uma temporada do camisa 7 no Rubro-Negro? Cenas dos próximos capítulos.