Flamengo projeta reavaliação de Sampaoli, mas demissão é questão de tempo
Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim confirma que treinador não deixa o clube até a final da Copa do Brasil
O Flamengo não vai demitir Jorge Sampaoli antes da final da Copa do Brasil, de acordo com o próprio presidente Rodolfo Landim, após o sorteio dos mandos de campo, nesta segunda-feira (28). A diretoria rubro-negra planeja uma reavaliação mais sucinta no fim da temporada, quando tudo já estiver definido. Ainda assim, a demissão do argentino parece inevitável.
Mesmo que seja campeão da Copa do Brasil, Sampaoli dificilmente ficará no Flamengo. O clima pesado nos bastidores ficou escancarado depois do episódio de agressão do seu preparador físico, Pablo Fernandez, a Pedro, depois da vitória sobre o Atlético-MG. O time demonstra pouca evolução, acumula fracassos. Se perder a decisão do mata-mata nacional, a saída do treinador pode vir antes mesmo do fim da temporada.
Landim prega cautela, mas clima pesa nos bastidores
Logo depois do sorteio dos mandos, Landim avisou que não falaria com a imprensa, pois teria uma reunião ali mesmo na sede da CBF. Apesar da fala, ele acabou quebrando o protocolo e deu entrevista aos presentes no apagar das luzes. A fala foi rápida, mas o presidente acabou confirmando que Sampaoli permanecerá no Flamengo até, pelo menos, a final da Copa do Brasil.
— É óbvio (que fica até a final da Copa do Brasil). Estamos no meio de uma temporada e com duas decisões. Todo mundo faz avaliação ao fim do ano — disse.
Mesmo que tenha garantido a permanência, Landim é o único que segue respaldando Sampaoli no Flamengo. Uma ala da diretoria, inclusive, via a demissão do treinador antes da decisão como algo fundamental para a conquista do título da Copa do Brasil. A Trivela apurou que até mesmo o departamento de futebol, capitaneado por Braz e Spindel, já não vê mais o trabalho com confiança.
A posição do Flamengo, no entanto, não vai mudar. O entendimento é de que o Flamengo está na fase mais aguda da temporada, com a possibilidade de conquistar um título importante e, por isso, não trocará de técnico agora. Como mencionado pelo próprio Landim, a avaliação deve ocorrer no fim da temporada, mas novo fracasso, dessa vez na Copa do Brasil, pode acelerar o processo de saída de Sampaoli.
Lesões pioram situação do Flamengo
Como se não desse para piorar a situação, o Flamengo ainda deve ter dois desfalques de peso para a final da Copa do Brasil. Arrascaeta e Luiz Araújo deixaram o jogo contra o Internacional com dores e, nesta segunda-feira, o clube confirmou que ambos sofreram uma lesão no bíceps femoral da coxa esquerda. O prazo de recuperação é superior a um mês.
O problema é que o primeiro jogo da Copa do Brasil acontecerá daqui a três semanas, ou seja, não haveria tempo hábil para que os dois ficassem 100%. Se entrarem em campo, Arrascaeta e Luiz Araújo jogarão no sacrifício. O uruguaio vinha sendo o grande destaque do Flamengo em período de baixa, enquanto o atacante era a melhor opção no banco de reservas.
Os atletas Arrascaeta e Luiz Araújo realizaram exames na manhã desta segunda-feira que confirmaram lesão no bíceps femural da perna esquerda de ambos. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) August 28, 2023
A metodologia de Sampaoli, inclusive, foi questionada após o jogo contra o Internacional. O treinador se esquivou sobre o preparo físico ter sido forçado durante a semana livre e lamentou as lesões de Arrascaeta e Luiz Araújo. Antes das contusões, o Flamengo estava com o departamento médico praticamente zerado, apenas com a presença de Varela, que sofreu um problema ligamentar no joelho.
Título fará Sampaoli sair por cima?
A Copa do Brasil, sem dúvida, deixará um gostinho melhor de 2023 ao torcedor rubro-negro, mesmo que ele ainda esteja na bronca pelo acúmulo de fracassos. Para Sampaoli, a premissa é a mesma: o trabalho é considerado ruim, já que o time não consegue mais atingir a evolução vista em outros momentos da temporada, mas terminar com um título levantaria a moral do argentino.
Seria o primeiro título de expressão do treinador no Brasil. Ele não conseguiu conquistar glórias no Santos, em 2019, ainda que tenha terminado em segundo no Campeonato Brasileiro, e ficou só com o Campeonato Mineiro no ano seguinte, quando comandou o Atlético-MG. A felicidade será enorme, porém não muda o resultado final da temporada: demissão e reconstrução do Flamengo.
Sampaoli terá mais dois compromissos antes da final da Copa do Brasil, para tentar melhorar um pouco o astral e o estilo de jogo do Flamengo. O primeiro será neste sábado (02), um confronto direto contra o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 21h (de Brasília), no Nilton Santos, e a reportagem da Trivela estará presente no estádio.