Brasileirão Série A

Flamengo quebra tabu histórico no Brasileirão com vitória sobre o Atlético-GO

Tite e companhia venceram o Atlético-GO no Serra Dourada, com gols de Nico De La Cruz e Pedro, em jogo marcado por polêmicas de arbitragem

O resultado de 2 a 1 sobre o Atlético-GO, no Serra Dourada, não foi só uma ótima estreia para o Flamengo no Brasileirão. A vitória conquistada pelo clube foi a primeiro longe de seus domínios em primeiras rodadas desde 2003, quando os pontos corridos foram implementados na liga nacional. Tite e companhia, sem dúvida, fizeram história.

De quebra, o Flamengo ainda manteve a invencibilidade em estreias no Brasileirão, que já dura quatro edições. O retrospecto na década só tem um arranhão, justamente na última vez em que o Rubro-Negro esteve no topo do futebol brasileiro. A Trivela conta mais sobre essas nuances interessantes.

Acabou o tabu

Um dos times mais vitoriosos da história do Campeonato Brasileiro, o Flamengo carregava uma marca negativa histórica na era dos pontos corridos. O clube da Gávea jamais tinha vencido uma estreia fora de casa desde 2003, quando o formato deixou de ser o mata-mata. Foram 21 edições sem conseguir os três pontos.

Por isso a vitória contra o Atlético Goianiense foi tão celebrada por Tite e companhia. Por mais que a atuação não tenha sido das melhores, e arbitragem e gramado também não ajudaram, o Rubro-Negro conseguiu aquilo que se esperava dele no Serra Dourada. O último triunfo do Flamengo em estreias fora de casa pelo Brasileirão tinha sido em 2002, quando venceu o Internacional por 3 a 1, no Beira Rio.

Foi difícil, mas o Flamengo derrotou o Atlético-GO na estreia do Brasileirão (Foto: Heber Gomes/AGIF/Sipa USA)

Flamengo mantém bom retrospecto em estreias

Contando a partir do começo da década, ou seja, 2020, o Flamengo carrega excelente aproveitamento nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Foram três vitórias, um empate e apenas uma derrota, já contabilizando o triunfo do último domingo (14), no Serra Dourada.

O único revés do Flamengo foi justamente no primeiro ano do recorte, quando a pandemia da Covid-19 ainda imperava. Já sem Jorge Jesus, e com Domènec Torrent, o Rubro-Negro acabou derrotado pelo Atlético-MG, de Jorge Sampaoli, no Maracanã. Depois, venceu Palmeiras, Coritiba e Atlético Goianiense, além de ter empatado em outra ocasião com o Dragão.

  • Flamengo 0 x 1 Atlético Mineiro – 09/08/2020
  • Flamengo 1 x 0 Palmeiras – 30/05/2021
  • Atlético-GO 1 x 1 Flamengo – 09/04/2022
  • Flamengo 3 x 0 Coritiba – 16/04/2023
  • Atlético-GO 1 x 2 Flamengo – 14/04/2024

Como o Flamengo terminou a primeira rodada?

A vitória sobre o Atlético-GO deixou o Flamengo entre os quatro primeiros do Brasileirão após a primeira rodada. Nesse momento, Tite e companhia ocupam a terceira posição, com campanha idêntica a do Fortaleza, que venceu o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi. O Athletico Paranaense conquistou a liderança na jornada inaugural após vencer o Cuiabá por 4 a 0, na Ligga Arena.

  1. Athletico-PR – 3 pontos (+4 de saldo)
  2. Cruzeiro – 3 pontos (+1 de saldo, 3 gols marcados)
  3. Flamengo – 3 pontos (+1 de saldo, 2 gols marcados)
  4. Fortaleza – 3 pontos (+1 de saldo, 2 gols marcados)

O próximo compromisso do Flamengo é justamente contra o Tricolor Paulista, que enfrenta grande crise sob o comando de Thiago Carpini. A bola rola para o duelo entre os clubes que nunca foram rebaixados à Série B a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (17), no Maracanã.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo