Brasileirão Série A

‘O Flamengo jogou, o Grêmio ganhou’, afirma Tite após derrota em Porto Alegre

Treinador flamenguista destacou que a efetividade foi fator determinante para a vitória gremista, mesmo com o grande volume de jogo rubro-negro

Tite foi bem direto ao avaliar a derrota, por 3 a 2, dos reservas do Flamengo para o Grêmio, na noite deste domingo (22), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo jogou, o Grêmio ganhou — resumiu.

Mais além, em sua entrevista coletiva, o treinador flamenguista justificou essa visão do jogo. E deixou claro que ela não retira os méritos do Grêmio.

— O número de finalizações, de oportunidades que nós criamos, o volume que tivemos aqui… o resultado não diz o que foi o jogo. Efetividade é um fator determinante. Não disse que o resultado foi injusto — explicou Tite.

De fato, o Flamengo teve mais posse de bola (56% x 44%) e finalizações (20 a 12) do que o Grêmio. Os números foram ainda mais expressivos no primeiro tempo, que terminou empatado em 1 a 1: 58% a 42% em posse de bola, e 14 a 5 em finalizações*.

César Sampaio contesta expulsão de Carlinhos

O que dificultou a vida do Flamengo foi, três minutos após levar o segundo gol, aos 12 do segundo tempo, perder Carlinhos, expulso infantilmente por agredir Kannemann. Cartão vermelho esse que foi questionado por César Sampaio, auxiliar técnico de Tite.

— Teve uma falta no Wesley em que o mesmo critério não foi utilizado — reclamou.

Para Tite e César Sampaio, o terceiro gol do Grêmio, marcado de cabeça por Diego Costa, após cruzamento de Edenílson, foi consequência do homem a menos.

— É subproduto do que havia acontecido. […] Com um homem a menos, a gente deixou esse setor, o funil, aberto, e aí sofremos o terceiro — avaliou César.

Tite vê com naturalidade a pressão sobre seu trabalho

Tite evitou se aprofundar em outros assuntos para além do jogo contra o Grêmio. Acerca da pressão sobre seu trabalho, que aumenta com a nova derrota, lembrou que ela faz parte da função, e o acompanha desde seus primeiros clubes, justamente no Rio Grande do Sul.

O treinador flamenguista também disse que questionamentos sobre possível queda em caso de eliminação para o Peñarol, nas oitavas de final da Libertadores, devem ser encaminhados à diretoria. E reiterou que preservar 12 jogadores após a derrota no jogo de ida era a única maneira de manter o time competitivo, tanto em Porto Alegre, quanto em Montevideo.

*Dados do SofaScore

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo