Vitória contra o Bragantino é fundamental para o Flamengo, em todas as frentes possíveis
O Flamengo precisa do triunfo para se manter vivo tanto na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, quanto na luta pela vaga direta na Libertadores

O jogo entre Flamengo e Red Bull Bragantino, atrasado da 30ª rodada e que será disputado nesta quinta-feira (23), é daqueles que vão podem mexer bastante com os rumos da parte de cima da tabela. Ambas as equipes estão no G-6 e, se vencerem, colam de vez em Palmeiras e Botafogo pela liderança do Campeonato Brasileiro. Para o Rubro-Negro, o duelo tem cara de decisão mesmo.
Se conseguir os três pontos, o Flamengo volta de vez à briga pelo título do Campeonato Brasileiro e, de quebra, se coloca como sério candidato à vaga direta na Libertadores, cuja briga está muito acirrada. Um revés, no entanto, deixa a equipe de Tite longe do título e na necessidade de vencer os quatro últimos jogos para garantir a classificação para o torneio mais importante da América. Esse é, sem dúvida, o duelo mais importante do clube nesta edição do Brasileirão.
Pelo título brasileiro
Pensando em título, por mais difícil que seja, só a vitória mantém o Flamengo na briga. No momento, o Rubro-Negro ocupa a sexta posição, com 57 pontos e, caso vença o Bragantino, atingirá os 60 e pulará para a terceira colocação. Com o mesmo número de jogos que Palmeiras e Botafogo, o clube da Gávea pode ficar a dois ou três pontos do líder, a depender do resultado do Glorioso, que joga contra o Fortaleza no mesmo dia e horário.
Dessa forma, restariam quatro partidas, e o Flamengo seguiria sem depender apenas de si para ser campeão. A equipe comandada por Tite precisaria de um tropeço de Botafogo e Palmeiras para, quem sabe, assumir a liderança do Brasileirão. Antes de pensar nos outros, contudo, o Rubro-Negro precisaria fazer o dever de casa e vencer seus quatro jogos restantes, diante de América Mineiro, Atlético Mineiro, Cuiabá e São Paulo.

Entenda a situação de momento do Brasileirão
- Palmeiras – 62 pontos (18 vitórias e +26 de saldo) – 34 jogos
- Botafogo – 60 pontos (18 vitórias e +23 de saldo) – 33 jogos
- Grêmio – 59 pontos (18 vitórias e +7 de saldo) – 34 jogos
- Red Bull Bragantino – 59 pontos (16 vitórias e +17 de saldo) – 33 jogos
- Atlético Mineiro – 57 pontos (16 vitórias e +16 de saldo) – 34 jogos
- Flamengo – 57 pontos (16 vitórias e +13 de saldo) – 33 jogos
Pela vaga na Libertadores
Pensando na meta principal citada por Tite, que é a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, o triunfo sobre o Bragantino é ainda mais importante. Não só porque colocaria o Flamengo no G-4, desbancando Grêmio e o próprio Massa Bruta, mas por fazer com que o Rubro-Negro dependa apenas de si para se manter na posição.
A tranquilidade da posição de autossuficiente também pode ajudar o Flamengo na própria briga pelo título brasileiro. Ciente de que não existe oba-oba, o Rubro-Negro focaria apenas em conquistar as vitórias que restam e, caso os adversários tropecem, buscar o título. A Trivela conversou com pessoas de dentro do clube durante a semana, e as impressões são de pés no chão, mas com plena consicência de que o jogo desta quinta é crucial.
Veja os últimos cinco jogos do Flamengo em 2023
- Flamengo x Red Bull Bragantino – 23 de novembro – Maracanã
- América Mineiro x Flamengo – 26 de novembro – Parque do Sabiá (Sete Lagoas-MG)
- Flamengo x Atlético Mineiro – 29 de novembro – Maracanã
- Flamengo x Cuiabá – 03 de dezembro – Maracanã
- São Paulo x Flamengo – 06 de dezembro – Morumbi
Flamengo entrará em campo com força máxima
Com a exceção de Gabigol, suspenso pela expulsão no Fla-Flu, Tite terá o elenco completo à disposição contra o Red Bull Bragantino. Pulgar, Arrascaeta e Varela, que estavam com Chile e Uruguai, respectivamente, na Data Fifa, estão de volta ao Rio de Janeiro e participaram do treino desta quarta-feira (22), o último antes do jogo. David Luiz e Allan, entregues ao departamento médico, receberam sinal verde e estão relacionados.
Dessa forma, Tite deve repetir a escalação das últimas partidas, com a possibilidade de algumas mudanças pontuais. O time que deve ir a campo é: Rossi, Matheuzinho (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Pulgar (Thiago Maia), Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo (Everton Ribeiro), Cebolinha e Pedro.
Flamengo e Red Bull Bragantino entram em campo às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (23), no Maracanã. Como mencionado, o jogo é atrasado da 30ª rodada, quando o estádio estava entregue à Conmebol para a disputa da final da Libertadores.