Volta de Allan pode não ser exatamente um alento ao Flamengo, mas com certeza é para Pulgar
Volante tem tudo para ser relacionado para o jogo contra o Bragantino e, pensando no desgaste, ser trunfo para Tite no Flamengo
Erick Pulgar tem sido um dos grandes destaques do Flamengo em 2023, principalmente no Campeonato Brasileiro. Em grande fase, especialmente na parte técnica, o volante se tornou titular absoluto com Sampaoli e está excedendo as expectativas no time comandado por Tite, sendo pilar tanto na defesa quanto no ataque. Como futebol é um jogo coletivo, em que ninguém vence sozinho, o chileno pode “comemorar” o retorno de um companheiro aos gramados.
Entregue ao departamento médico desde setembro, Allan tem excelentes chances de estar entre os relacionados de Tite para o jogo contra o Red Bull Bragantino. A ideia é de que ele retorne gradualmente, já que a lesão na fáscia plantar do pé esquerdo foi considerada complicada. Mesmo assim, a chegada de um volante pode deixar Pulgar menos sobrecarregado, especialmente na parte física.
Semana deixa Allan mais a vontade para voltar ao Flamengo
O período da Data Fifa foi muito importante na recuperação de Allan. O volante, ex-Atlético Mineiro, já vinha na reta final da transição para os gramados e, a partir da terça-feira (14), foi reintegrado ao elenco para treinar normalmente. Tudo indica, como mencionado, que ele estará nos relacionados de Tite para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Maracanã.
Allan havia sofrido uma lesão no dia 13 de setembro, em jogo contra o Athletico Paranaense, pelo Brasileirão. O azar foi grande, já que ele veio do banco de reservas na ocasião e teve que ser substituído com apenas 15 minutos em campo. A recuperação já seria longa por conta da lesão, mas aumentou um pouco por conta de outro problema físico do volante.
Como o próprio Flamengo informou, o atleta sofria com dores no tornozelo direito por conta de uma calcificação no local. Aproveitando o período longe dos gramados, o clube se aproveitou da situação para matar dois problemas com uma tacada só e adiantou a cirurgia, que seria realizada depois do fim da temporada. Agora, Allan está 100% e pronto para os próximos desafios com a camisa rubro-negra.
Pulgar chega ao Rio após maratona pela Seleção Chilena
Se Allan está fora dos gramados há dois meses, Pulgar vive sequência insana com a camisa do Flamengo. Depois de ser titular absoluto na equipe de Tite e atuando praticamente todos os minutos dos últimos três jogos, o volante foi convocado para representar a Seleção Chilena na Data Fifa. Como também é figurinha carimbada no esquema de La Roja, a parte física pode pesar na reta final.
O volante atuou em todos os mais de 160 minutos do Chile nesta Data Fifa, contra Paraguai e Equador, respectivamente. Para que ele atue contra o Red Bull Bragantino, o Flamengo montou um esquema de jatinho, literalmente, para trazê-lo de Quito ao Rio de Janeiro antes do último treino de preparação para a partida. Ainda assim, por razões óbvias, o cansaço deve bater.
O chileno é um dos jogadores que mais atuou pelo Flamengo em 2023, com 40 partidas disputadas. A função também não ajuda, já que o chileno é fundamental na saída de bola e precisa fazer essa transição da defesa para o meio, e do meio para o ataque, com maestria. Com apenas Thiago Maia como reserva a situação de revezamento era mais complicada, por isso o retorno de Allan é tão celebrado internamente.
Ideia é que Pulgar seja titular, e Allan entre no segundo tempo
Para o duelo contra o Red Bull Bragantino, o planejamento é claro. O jatinho foi alugado por uma razão, que é trazer Pulgar com tempo hábil para o Rio de Janeiro, pensando na partida de quinta-feira (23). O volante realizará uma atividade com o elenco e deve formar a dupla à frente da zaga ao lado de Gerson, caso Tite opte por manter o esquema das últimas partidas.
A questão não é se ele vai começar o jogo ou não, e sim quantos minutos ele vai aguentar dentro de campo. Por isso o retorno de Allan é tão importante, já que dá mais uma opção para Tite mexer na segunda etapa, sem perder o nível. O volante brasileiro foi contratado a peso de ouro junto ao Atlético-MG, por mais de R$ 40 milhões, justamente para fazer a função que Pulgar exerce tão bem.
O elenco robusto pode fazer a diferença ao Flamengo nesta reta final, com os adversários cansados e a luta por vagas na Libertadores e, quem sabe, pelo título, em aberto. Allan é só mais uma peça do quebra-cabeça rubro-negro para o fim do Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Red Bull Bragantino começa às 21h30 (de Brasília) de quinta-feira e será disputado no Maracanã.
Veja os últimos cinco jogos do Flamengo em 2023
- Flamengo x Red Bull Bragantino – 23 de novembro – Maracanã
- América Mineiro x Flamengo – 26 de novembro – Parque do Sabiá (Sete Lagoas-MG)
- Flamengo x Atlético Mineiro – 29 de novembro – Maracanã
- Flamengo x Cuiabá – 03 de dezembro – Maracanã
- São Paulo x Flamengo – 06 de dezembro – Morumbi