Período de treinos do Flamengo tem reforço físico e tático, além de especial para Gabigol
Flamengo de Tite realizou atividades de terça a sábado, no Ninho do Urubu, e teve a preparação física muito elogiada internamente
O Flamengo volta a folgar neste domingo (19), depois de fazer uma maratona de treinos no Ninho do Urubu durante o período de Data Fifa. De terça a sábado, Tite e sua comissão técnica prepararam diversas atividades para deixar o elenco na ponta dos cascos para a reta final de 2023, que ainda deve reservas muitas emoções. O clima foi leve, e o trabalho, intenso.
A Trivela conversou com pessoas ligadas ao dia a dia do clube para entender como funcionou esse período sem jogos no Ninho do Urubu. Entre as revelações, muitos elogios ao preparador físico Fábio Mahseredjian e ao restante da comissão técnica, não apenas pelo bom trabalho apresentado, mas pela inclusão das mais diversas frentes do clube no processo.
Treinos focados na parte tática
Pensando naquilo que ainda é passível de melhora no Flamengo, Tite focou bastante na parte tática nesta Data Fifa. O objetivo era passar confiança aos atletas nos três estágios: defesa sólida, bola aérea segura e ataque preciso. Dentro do já conhecido 4-3-3, com dois volantes de contenção e dois pontas abertos, Adenor Bachi trabalhou diversas montagens para a formação.
A defesa foi o principal foco, já que os trabalhos de bola aérea e de fechamento dos espaços são fundamentais para dois dos três estágios de um time robusto para Tite. O treinador é o comandante, mas recebe a ajuda de toda a comissão técnica. Matheus Bachi, seu filho, por exemplo, é quem cuida dos cruzamentos para dentro da área, tanto a ofensiva quanto a defensiva.
Com menos ênfase, o Flamengo também trabalhou a parte técnica. O apoio de César Sampaio, ex-jogador, neste momento é fundamental. Ainda que sejam atletas cascudos, com alta rodagem, experiência e capacidade de entender as mais complexas ideias, é sempre importante ter um boleiro, alguém que já conhece o caminho, para dar dicas valiosas. Por isso a comissão técnica de Tite é tão valorizada internamente.
Neste sabadão ensolarado o Mengão realizou mais uma atividade no Ninho do Urubu!☀️🔴⚫️
📸: Marcelo Cortes /CRF pic.twitter.com/Zd1tTXUbxf
— Flamengo (@Flamengo) November 18, 2023
Preparação física é elogiada internamente
A parte física também foi tema nesta semana, já que a recuperação de todos os atletas, para que estejam à disposição na reta final, é fundamental para o Flamengo atingir seus objetivos. E nesse departamento, o Rubro-Negro está muito bem servido. Uma fonte, em contato com a reportagem, confirmou que o preparador, Fábio Mahseredjian é F0D%. Aspas fortes e significativas.
Na sequência, outro comentou que não tinha visto a parte física ser tão bem trabalhada em 2023. A academia e a mobilidade foram os pontos mais citados como positivos, ambos com objetivo de prevenir lesões a curto, médio e longo prazo. A Trivela apurou, ainda, que o ambiente do Flamengo é muito mais leve, e a comissão técnica de Tite faz bem o trabalho de integrar todos os setores, para que todos se sintam parte do processo.
Departamento médico quase zerado
Para quem achava que David Luiz e Allan só voltariam aos gramados em 2024, as notícias que chegam do Ninho são animadoras. A dupla entrou na fase final da recuperação e já está reintegrada ao elenco. As chances de estarem entre os relacionados no jogo contra o Red Bull Bragantino são boas, embora a decisão ainda dependa do restante da preparação.
Vale lembrar que David Luiz sofreu uma torção grave no tornozelo contra o Cruzeiro, logo na estreia de Tite e está afastado dos gramados desde então. O problema de Allan foi mais complicado: uma fratura na fáscia plantar do pé esquerdo, que o tirou de ação antes mesmo da final da Copa do Brasil. É importante frisar que o volante também realizou uma cirurgia para tratar de uma incômoda calcificação no tornozelo.
Recuperação especial para Gabigol
O único atleta que ficou mesmo sob os cuidados do departamento médico na Data Fifa foi Gabigol. Suspenso para a próximo compromisso do Flamengo, já que foi expulso no Fla-Flu do último sábado (11), o atacante pôde fazer trabalhos de reequilíbrio muscular, sem pressa. O reforço no músculo do quadril será fundamental para que ele possa voltar a melhor forma física ainda em 2023.
Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, chegou a detalhar a situação do camisa 10 em entrevista coletiva após a vitória sobre o Palmeiras, na quarta-feira (09). De acordo com o doutor, a lesão de Gabi exige um tratamento especial, envolvendo controle de carga e medicina regenerativa.
— O Gabriel tem entesopatia. É uma lesão de sobrecarga nos adutores. Não é de hoje. Já tínhamos diagnosticado e feito uma previsão de tratamento no fim do ano com pequena intervenção de medicina regenerativa, com uso de ortobiológicos. Vínhamos controlando a lesão, em alguns momentos sente mais dor, em outros momentos está assintomático. Diante de tudo isso, faltando seis jogos, a gente optou por tratá-lo e fazer o procedimento no fim do ano. Se até o fim do ano a dor tive incapacitante… No momento não está. Se isso aumentar de maneira que tenhamos de parar, vamos parar para tratar.
Como mencionado, o Flamengo volta a treinar nesta segunda-feira (20) e tem mais duas atividades marcadas antes de se concentrar para o jogo contra o Red Bull Bragantino. Os horários dos treinamentos, no entanto, ainda não foram divulgados pelo clube. O Rubro-Negro encara o Massa Bruta às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (23), no Maracanã.