Brasileirão Série A

Dono do Botafogo, John Textor é entusiasta das joias do Flamengo e define novo alvo

Em meio à decisão do Botafogo, Textor afirmou que quer levar Wesley, do Flamengo, para o Crystal Palace

As categorias de base do Flamengo têm levado frutos ao clube, tanto no aspecto esportivo quanto no financeiro. Neste ano, por exemplo, o Rubro-Negro conseguiu emplacar excelentes vendas de Garotos do Ninho, como João Gomes e Matheus França. O segundo foi para o Crystal Palace, um dos clubes que pertencem ao dono do Botafogo, o investidor americano John Textor. E ele não quer parar por aí. 

Depois de sondar a situação do meia Victor Hugo, Textor confirmou que gosta do futebol do lateral Wesley, titular absoluto do Flamengo ao longo de toda a temporada. Segundo o próprio investidor, o objetivo é levar a jovem promessa para o Crystal Palace.

— Vamos voltar ao jogo contra o Flamengo. No momento em que a bola sai do Marçal, o pé de Wesley. O VAR deveria ser o auxiliar perfeito. É muito difícil para o atacante. O jogo se move muito rapidamente. O VAR deveria voltar a esse momento e ajudar o árbitro a ter o auxiliar perfeito — disse à ESPN, antes de completar:

— No momento, a bola sai do pé de Wesley. Se há um atacante, como aconteceu com Bruno Henrique, e ele não para, e ele não se solta. Ele vai para o gol e nosso cara vai pegá-lo e chuta naquela jogada. Acabou no momento em que saiu do pé de Wesley. Eu gosto dele. Wesley é um ótimo garoto. Eu o quero no Crystal Palace — finalizou.

Wesley em alta no mercado

Contratado junto ao Atlético Tubarão, em 2021, Wesley chegou ao Flamengo com expectativas altas e, aos poucos, foi conquistando seu espaço. Titular do sub-20 depois da ascensão de Matheuzinho aos profissionais, o lateral mostrou boa proficiência ofensiva e, no início da temporada, ganhou uma oportunidade de ouro com a indecisão na lateral direita.

Wesley caiu nas graças de Sampaoli e atingiu o status de titular absoluto do Flamengo com apenas 19 anos. A temporada foi repleta de altos e baixos, mas trouxe bagagem à joia. Apesar disso, o assédio europeu veio antes mesmo dele estrear pelos profissionais. Em janeiro, o Rubro-Negro recusou proposta de empréstimo do Barcelona, que pagaria 1 milhão de euros pela transação. Vítor Pereira, ex-técnico do Rubro-Negro, foi importante para o “não”.

Wesley conseguiu se firmar no Flamengo logo no primeiro ano como profissional (Foto: IconSport)

Os catalães seguiram de olho, mas, segundo apurou a Trivela, ganharam a concorrência de outros clubes do Velho Continente. O Brighton, da Inglaterra, é um dos interessados na contratação do lateral. A janela de transferências do fim do ano promete ser agitada para Wesley, que segue como titular no Flamengo com a chegada de Tite. Os números comprovam um início interessante no Rubro-Negro.

  • 48 jogos (44 como titular)
  • 3 participações em gol (2 gols e 1 assistência)

John Textor quis dois, mas ficou com apenas um

A “paixão” de John Textor com as jovens promessas do Flamengo não é de hoje. Antes mesmo da temporada começar, o dono do Botafogo se posicionava para buscar a contratação de João Gomes, mas o negócio não fluiu. A ideia era levá-lo para o Lyon, da França, e a proposta do investidor até foi mais vantajosa do que a do Wolverhampton, escolha final do Garoto do Ninho. O volante rubro-negro manteve a palavra com o clube inglês e, atualmente, está na Premier League.

Com as mãos abanando, Textor foi para cima de Matheus França na janela do meio do ano e, dessa vez, conseguiu um final feliz junto ao Flamengo. Novamente, a proposta do investidor americano era a mais vantajosa na mesa, e o Rubro-Negro fechou a venda ao Crystal Palace por 20 milhões de euros, mais de R$ 100 milhões na cotação da época.

Outro alvo do dono do Botafogo

Além de Wesley, John Textor também sonha com outro Garoto do Ninho: Victor Hugo. O meia é outro que ganhou casca em 2023, especialmente sob a batuta de Jorge Sampaoli, e o dono do Botafogo busca a contratação para integrar o elenco do Lyon. Além do americano, os franceses que comandam o clube veem muitas semelhanças com Lucas Paquetá.

Victor Hugo foi outro jogador que cresceu bastante no clube em 2023 (Foto: Divulgação/Flamengo)

A concorrência por Victor Hugo, contudo, será bastante acirrada. O Wolverhampton, da Inglaterra, chegou a apresentar proposta vantajosa ao Flamengo, no valor de 20 milhões de euros, mas não conseguiu levar o meia. O Zenit também demonstrou interesse no jogador e chegou a tentar envolvê-lo na negociação por Wendel, porém recebeu outro “não” do Rubro-Negro. Ainda que tenha poder aquisitivo, Textor não terá vida fácil se quiser os Garotos do Ninho.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo