BrasilPremier League

Flamengo: venda de Matheus França ao Crystal Palace atende desejo de atleta

Mais um dos principais nomes da base do Rubro-Negro deixa clube sem grandes oportunidades

O Flamengo negociou mais um de seus jovens neste fim de semana. O atacante Matheus França, de 19 anos, foi vendido para o Crystal Palace, da Inglaterra, e não deve atuar mais pelo Rubro-Negro.

Com pouco espaço no Flamengo, um dos nomes mais promissores da base rubro-negra nos últimos anos escolheu o Palace em detrimento de equipes de mais renome para realizar um sonho e ter mais tempo em campo.

Quanto o Flamengo leva pela venda de França

Não é a primeira proposta feita pelo Crystal Palace. Inicialmente, o clube inglês tinha oferecido 15 milhões pelo jogador, mas foram prontamente rechaçados pelo Flamengo.

A proposta aceita pelo Rubro-Negro é de 20 milhões de euros fixos, além de três cláusulas que podem gerar mais dinheiro para o clube:

  • 5 milhões de euros em bonificações;
  • 5 milhões de euros caso ele seja eleito o melhor jogador do mundo;
  • 20% de lucro de uma futura venda.

França preferiu Premier Crystal Palace em detrimento de gigante

O nome de Matheus França era visto com bons olhos por várias equipes europeias. Quatro diferentes times da Premier League – Brighton, Chelsea, Crystal Palace e Newcastle – procuraram o estafe do jogador, assim como fizeram Bayer Leverkusen e Lyon.

A negociação do Flamengo com o Crystal Palace atende a dois pedidos do jogador: realizar o sonho de ir para a Premier League e ser vendido para uma equipe onde ele poderia ter impacto imediato.

De forma informal, o Chelsea chegou a apresentar 20 milhões de euros iniciais, o mesmo valor que o Palace ofereceu. No entanto, os Blues não buscavam contar com o meia imediatamente e pensavam em emprestá-lo para o Strasbourg, da França, a nova casa da fábrica de empréstimos da equipe.

Por causa disso, França acabou preferindo negociar com o Palace e não seguir conversas, mesmo que de forma informal, com o Chelsea.

Jogador vinha perdendo espaço no Flamengo

Após se tornar um jogador relevante na rotação do Flamengo nos dois últimos anos, já que o clube vinha usando mais reservas em partidas do Campeonato Brasileiro, França não teve tanto espaço em 2023.

Desde a chegada de Jorge Sampaoli, o jogador foi titular em apenas quatro oportunidades e ficou 70 minutos em campo em apenas uma partidas, a derrota contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em 7 de maio.

Em dez partidas no período, ele acumulou apenas 306 minutos em campo e marcou um gol, na vitória por 3 a 2 contra o Bahia, na Fonte Nova, em 13 de maio.

Foto de Matheus Rocha

Matheus Rocha

Matheus Rocha é natural de Uberlândia (MG), onde se formou em Jornalismo no Centro Universitário do Triângulo (Unitri) em 2014. Começou a carreira no jornalismo escrevendo colunas na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo