Brasileirão Série A

Vaiado antes do início do jogo, Fábio Santos admite dificuldades físicas, mas reforça responsabilidade no Corinthians

Um dos mais experientes do contestado elenco do Corinthians, Fábio Santos marcou e evitou a derrota para o Flamengo em Itaquera

Sem a disponibilidade do experiente Fábio Santos para todas as partidas e com o reserva Matheus Bidu sem conseguir se firmar na posição, a lateral esquerda é um dos grandes pontos de fragilidade do Corinthians na temporada. Prova disso foram as últimas partidas, em que tanto o camisa três quanto o seu reserva cometeram falhas que definiram diretamente o resultado das partidas. Neste sábado (03), porém, o veterano evitou uma derrota alvinegra para o Flamengo em Itaquera.

Contra o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro, Fábio nem viajou por sentir um desconforto, Bidu ficou responsável pela posição e não foi bem, falhou no gol e ocasionou um pênalti perdido pelo Marinho. Depois contra o Grêmio, de volta ao time, o veterano não conseguiu acompanhar quase nenhuma jogada, deixando espaço para os contra-ataques do tricolor gaúcho, que acabou anotando quatro gols em Itaquera.

E mesmo sendo um dos ídolos da torcida corinthiana e um dos jogadores mais vencedores neste sábado (07), antes da bola rolar para o jogo com Flamengo, Fábio foi vaiado quando teve seu nome anunciado no telão da Neo Química Arena.

Gol contra o Flamengo dá gás para Fábio Santos depois de eliminação

Apesar de saber que o favorito para a semifinal da Sul-Americana era o Fortaleza, o torcedor tinha esperança de que o time pudesse entrar diferente para a partida no Castelão, o que não aconteceu, mas ainda que todo o elenco tenha jogado abaixo do que era esperado, um lance ficou bem marcado na cabeça do torcedor: O gol de Pikachu, quando Fábio escorregou na marcação na frente do adversário que conseguiu se recuperar e balançar a rede.

Logo depois do jogo, na saída de campo, o lateral, analisou a derrota e projetou uma possível aposentadoria no final da temporada de 2023:

— Estava deixando para o final do ano para quem sabe deixar com uma conquista, chegamos em duas semifinais, mas agora vai ser difícil achar força e motivação para continuar. Pela minha carreira, por tudo o que construí, principalmente nesse clube que amo de paixão, tentar terminar da forma mais digna possível.

Mas hoje, contra o Flamengo, foi dos pés do veterano, no clássico e tradicional bem cobrado pênalti, que saiu o gol de empate do Corinthians na Neo Química Arena. Talvez aí o jogador, multicampeão pelo clube paulista, tenha encontrado a  motivação citada após a eliminação na Sul-Americana:

– Mesmo não sendo um momento fácil para mim, acho que Deus me premiou com esse gol, com personalidade para jogar jogos importantes, então é isso que a camisa do Corinthians exige.

Físico atrapalha, mas lateral que estar à disposição 

Desde o meio da temporada, por conta da sua condição física, o lateral de 38 anos, não tem sido escalado como titular em jogos seguidos, às vezes ficando até fora do banco de reservas. Mas isso mudou diante nessa semana, já que ele esteve em campo no Castelão e neste sábado na Neo Química Arena, atuando os 90 minutos.

Na zona mista, Fábio falou sobre ter figurado entre os titulares nos dois jogos por opção de Mano Menezes e ressaltou a dimensão e a “coragem” de jogar no clube do tamanho do Corinthians:

– Por omissão não vai ser, agora com 38 anos, que depois eu vou colocar a cabeça no travesseiro e falar: “por que eu não joguei?”. Hoje não era um jogo realmente para jogar. Eu não vinha jogando dois jogos seguidos, mas para jogar no Corinthians tem que ter coragem, e a carreira inteira eu tive coragem. – disse o camisa

Trajetória é incontestável, mas torcedor questiona excesso de gratidão

O maior questionamento do torcedor corinthiano é sobre a insistência na  continuidade de Fábio Santos no elenco, e não só dele, de outros veteranos também, como Paulinho, Fagner e Renato Augusto, que, apesar dos títulos incontestáveis de anos atrás, hoje já não rendem mais como antes.

Para o torcedor, é preciso definir até que ponto a gratidão pelos feitos de outrora impactarão no planejamento do clube para as temporadas futuras, ainda mais após um ano de 2023 muito negativo para o clube.

Essa é a segunda passagem de Fábio Santos pelo clube do Parque São Jorge, ao todo são seis títulos: Libertadores e Mundial (2012); Campeonato Brasileiro (2011 e 2015); Campeonato Paulista (2013) e Recopa (2013).

O lateral tem contrato até dezembro de 2023 e, ao todo com a camisa alvinegra, são 365 jogos, sendo titular em 346. Com ele, o Corinthians soma 183 vitórias, 109 empates e 73 derrotas.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo