O que uma curiosa estatística diz sobre o desempenho de Enner Valencia no Internacional
Enner Valencia, do Internacional, é o jogador que mais desperdiçou chances claras no futebol mundial nos últimos dois meses
Uma curiosa estatística levantada pelo SofaScore viralizou entre os torcedores do Internacional. Na base de dados da empresa de estatísticas, Enner Valencia, do Internacional, é o jogador com mais chances claras perdidas nos últimos dois meses no futebol mundial.
Em primeira instância, evidentemente se trata de um número negativo. Mas o que chama atenção é que o atacante colorado é seguido por grandes nomes do futebol internacional, como Erling Haaland, que tem somente uma chance clara perdida a menos do que o equatoriano.
🔎 Mais chances claras perdidas em nossa base de dados nos últimos dois meses:
18 – 🇪🇨 Enner Valencia
17 – 🇳🇴 Erling Haaland
13 – 🇳🇬 Victor Okoh Boniface
13 – 🇺🇾 Darwin Núñez
13 – 🇧🇦 Edin Džeko
13 – 🇵🇹 Cristiano Ronaldo
12 – 🇦🇷 Mauro Icardi
12 – 🇷🇸 Aleksandar Mitrović pic.twitter.com/yzegHKd8CO— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 30, 2023
Muitas chances criadas = mais gols perdidos
A estatística diz muito sobre a passagem de Enner Valencia no Inter até aqui. Contratado na metade do ano como principal reforço do clube para a temporada, o equatoriano tem perdido muitos gols, sim. Mas também porque a equipe e ele, por si só, geram muito jogo e diversas oportunidades de marcar.
Depois de dois primeiros jogos tímidos, reflexos do posicionamento e da forma de jogar que o prejudicavam sob o comando de Mano Menezes, Valencia começou a se soltar a partir da chegada de Eduardo Coudet. O modelo de jogo do treinador argentino favorece o atacante equatoriano, que cai pelos dois lados do ataque e pode usufruir do que tem de melhor: sua potência.
Com espaço para arrancar e colocar a bola na frente, é muito difícil de parar Valencia. Dessa forma, e sendo abastecido principalmente de Alan Patrick, o atacante se coloca em condições de fazer gols com frequência.
Eliminação na Libertadores marca trajetória de Valencia no Internacional
Por vezes, tanta força e velocidade até atrapalham o equatoriano, que acaba se enrolando com a bola. Eventualmente, também há dificuldade no gesto técnico. Os exemplos mais claros disso aconteceram no jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Fluminense, nas chances cara a cara com Fábio.
Somado ao cabeceio para fora, livre de marcação, que voltou a acontecer na derrota para o Coritiba, Valencia acabou sendo o grande vilão da eliminação colorada na Libertadores. Mesmo que tenha sido fundamental para que o Inter avançasse sobre River Plate, nas oitavas de final, e Bolívar, nas quartas.
Apesar das oportunidades desperdiçadas, Valencia tem feito gols pelo Internacional
Apesar dos pesares, Valencia tem média de gols considerável pelo Colorado. Em 20 partidas, balançou as redes adversárias nove vezes. E a sequência recente é bastante positiva. Nos últimos quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o atacante marcou cinco gols.
A expectativa do Inter é que esses números sejam ainda mais expressivos na temporada 2024, antes da qual Valencia finalmente conseguirá descansar e fazer pré-temporada. Por conta da Copa do Mundo do Catar, no final de 2022, e da vinda para o Colorado, o equatoriano está jogando sem parar há quase um ano e meio.