Flamengo repete roteiro incomum e frutífero ao emprestar Matheus Gonçalves
Matheus Gonçalvez será emprestado pelo Flamengo ao Bragantino em roteiro conhecido pela torcida rubro-negra
O Flamengo acertou o empréstimo de Matheus Gonçalves ao Red Bull Bragantino, de maneira oficial, nesta segunda-feira (24). O contrato faz parte de um plano de crescimento do Rubro-Negro para a carreira do jovem, que não vinha recebendo oportunidades com Jorge Sampaoli, ao contrário do que aconteceu com Vítor Pereira. O planejamento é incomum no clube, mas já se mostrou frutífero no passado.
Como tem sido nos últimos anos, o Flamengo utiliza bem as categorias de base e tem conseguido fazer com que as promessas rendam dentro de campo e gerem lucro aos cofres. Com Sampaoli, quatro atletas da base já foram titulares: Matheus Cunha, Wesley, Victor Hugo e Matheus França. No caso de Gonçalves, a história é bem diferente, e a Trivela explica cada detalhe.
Vítor Pereira e Sampaoli: dois atos diferentes para Gonçalves no Flamengo
Em meio a um início de temporada bastante turbulento do Flamengo com Vítor Pereira, Matheus Gonçalves era um dos poucos atletas que animavam. Lançado pelo português em praticamente todas as partidas, tendo sido titular e marcado no clássico contra o Botafogo, em Brasília. As apresentações eram recheadas de bons momentos, que mostravam o tamanho do potencial. Até que elas pararam de aparecer.
Por conta dos cinco vices no início da temporada, incluindo uma goleada sofrida na final do Carioca, Vítor Pereira foi demitido e Jorge Sampaoli chegou ao Ninho do Urubu. Embora a contratação do argentino tenha feito bem e recuperado o Flamengo, ela fez com que Matheus Gonçalves perdesse muitos minutos em campo e, consequentemente, possibilidades de crescimento.
Desde então, apareceu em apenas quatro partidas, diante de Maringá, Goiás, Corinthians e Aucas, todas no Maracanã e nenhuma como titular. A Trivela apurou que não existe nenhuma questão entre jogador e atleta, somente o fato de que as posições na equipe são muito concorridas, e Sampaoli prefere dar prioridade à nomes mais estabilizados no ataque, como o recém contratado Luiz Araújo, Bruno Henrique e Everton Cebolinha.
Veja uma comparação entre os minutos com os dois treinadores
- Com Vítor Pereira:
9 jogos (1 como titular)
183 minutos (20 por partida)
2 gols - Com Sampaoli:
4 jogos (0 como titular)
41 minutos
0 golsLeia mais: Flamengo não escapou de vaias após empate com América-MG no Maracanã
O planejamento do Flamengo
Como o treinador da equipe sub-20, Mário Jorge, falou à Trivela: “Acho que falta um pouco mais de sequência”. Sem chances com Sampaoli, os representantes de Matheus Gonçalves se reuniram com o departamento de futebol e alinharam um empréstimo ao Red Bull Bragantino. O acordo, como mencionado, é incomum para os padrões do Rubro-Negro, mas podem render frutos, como em outras oportunidades.
A jovem promessa ficará em Bragança Paulista até o fim do ano, e o Rubro-Negro não estipulou opção ou obrigação de compra, dando indícios de que ele tem tudo para voltar a ser utilizado no futuro. A reportagem também apurou que Gonçalves é visto como um jogador diferenciado nas categorias de base e que pode fazer um estrago nos profissionais, se for lapidado da maneira correta. Tanto que teve o contrato renovado antes de se transferir.
É justamente isso que o Flamengo busca, deixar que o talento bruto se transforme em um belo diamante. O garoto do Ninho já vinha participando das atividades com os profissionais, mas, sem as oportunidades, descia para o sub-20 com frequência e, de certa forma, estragava seu ritmo de jogo. Agora, ele poderá se desenvolver em uma equipe que costuma lançar jovens, tendo, inclusive, contratado Natan, ex-zagueiro do Rubro-Negro.
Possível semelhança com outro Garoto do Ninho
Se for para se espelhar na volta por cima, Matheus Gonçalves tem modelos recentes no Flamengo. O atacante Rodrigo Muniz, por exemplo, foi emprestado ao Coritiba após receber poucas oportunidades com Jorge Jesus e Domènec Torrent. Apesar de ter disputado apenas seis jogos, o tempo no Paraná foi bem aproveitado, e ele teve a oportunidade de retornar ao Rubro-Negro após cair nas graças de Rogério Ceni.
Para ter uma ideia, a jovem promessa ganhou minutos em um ataque formado por Pedro e Gabigol por conta do crescimento citado. Entre 2020 e 2021, Muniz disputou 32 jogos, marcou 10 gols e concedeu três assistências, o suficiente para que fosse cobiçado por clubes da Premier League. Atualmente, o centroavante veste a camisa do Fulham, da primeira divisão da Inglaterra.
Mais sobre o clube: Flamengo: Sampaoli aponta onde time precisa evoluir após tropeço em casa
Como cada um tem a sua história, será necessário agurdar para ter dimensão do quanto Matheus Gonçalves pode crescer no Red Bull Bragantino, antes de retornar ao Flamengo. A jovem promessa chega à Bragança Paulista com objetivo de substituir Praxedes e deve desembarcar no interior paulista nesta segunda-feira para assinar o contrato.