Flamengo: Sampaoli aponta onde time precisa evoluir após tropeço em casa
O tropeço do Flamengo contra o América-MG, na tarde deste sábado (22), no Maracanã, pareceu incomodar Jorge Sampaoli mais pelo desempenho rubro-negro que pelo empate em si. Até porque, para o técnico argentino, o resultado poderia ter sido pior, consideradas as oportunidades geradas pelo Coelho.
O que disse Sampaoli?
- Sampaoli viu seu time desesperado ao perder chances e não superar o ferrolho do América
- “Neste tipo de jogo, o Flamengo não se sente cômodo”, afirmou o treinador
- Flamengo precisa ter paciência com a bola e esperar hora certa para finalizar, avaliou o argentino
Flamengo não aproveitou chances e se expôs em campo
O Flamengo perdeu chances claras para marcar, se mostrou ansioso e foi pego de surpresa pelos contra-ataques do América, que abriu o placar na reta final do jogo. Ainda deu tempo de empatar, mas a atuação não agradou Sampaoli.
– O jogo foi bastante caótico, sobretudo no segundo tempo. O Flamengo acelerou muito cada jogada, não entendeu bem os tempos de ataque, e essa situação com um rival que nos provocou desespero. Creio que, neste tipo de jogo, o Flamengo não se sente cômodo – disse o técnico.
O treinador argentino considerou que, ao avançar rápido demais, os flamenguistas criaram muito espaço para os avanços do adversário.
– Um time que tem que ter uma maneira de jogar coletiva, que tem que evoluir desde a fase inicial, não pode acelerar o tempo todo. Se não vai jogar um jogo de ida e volta, e o América estava mais preparado pra isso – concluiu.
O que o Flamengo precisa para evoluir
Se não quiser sofrer contra o Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil, os mesmos problemas que passou ante o América, o Flamengo precisará evoluir em dois aspectos, segundo o treinador: ser mais paciente com a bola e aproximar suas linhas, a fim de não oferecer espaço para tantos contra-ataques, como neste sábado.
– Temos que seguir gerando, ter paciência para jogar em diferentes alturas do campo. Saber que o jogo se submete de muita quantidade de passes no campo rival e esperar o momento certo para atacar o rival. E, se ataca com pressa, gera uma chance para o rival – disse Jorge Sampaoli.
Para o técnico, o América poderia “terminar com a vitória tranquilamente” no Maracanã, pois ao longo da partida percebeu que poderia causar dano se aproveitando dos espaços gerados pelos rubro-negros.
– O time que sabe disso, como sabe o América, pode não estar bem na tabela, mas faz muitos gols. É um time perigoso quando enfrenta um time que não aproveita as chances – prosseguiu.
Sampaoli ponderou que o time precisa assimilar sua característica, a de propor o jogo, e que saiba definir melhor suas oportunidades: “poderíamos ganhar hoje, mas a realidade é que o time não compreendeu o jogo.”
#Brasileirão 🇧🇷
🆚 #FLAxAME 1-1
⚽️ Victor Hugo
⚽️ Felipe Azevedo
📈 Posse: 66% – 34%
🎯 Gols esperados (xG): 2.86 – 1.34
👟 Finalizações (no gol): 16 (7) – 16 (4)
🛠 Grandes chances: 7 – 1
☑️ Passes certos: 486 (86%) – 208 (72%)💯 Notas Sofascore 👇 pic.twitter.com/WAKAxaFT4z
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) July 22, 2023
Próximos compromissos do Flamengo
O Flamengo terá pela frente, na noite da próxima quarta-feira (26), uma importante decisão na temporada: o jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre.
No sábado (29), às 21h, os rubro-negros visitam o Atlético-MG pela 17ª rodada do Brasileirão.