Brasileirão Série A

Flamengo: Mário Jorge abre o jogo sobre Matheus Gonçalves e relação com Sampaoli

Técnico do sub-20 do Flamengo elogia promessas do elenco profissional e analisa em entrevista à Trivela a situação do meia-atacante que pouco joga

Como tem sido nos últimos anos, os jogadores formados nas categorias de base do Flamengo têm voado alto em 2023. O trio dos Matheus – França, Cunha e Gonçalves – além de Victor Hugo e Wesley, ganharam minutos importantes ao longo da temporada e já mostraram as suas credenciais. Essa ascensão tem muito a ver com o trabalho realizado internamente no clube.

Mário Jorge é técnico do sub-20 e faz parte do processo de desenvolvimento destes jovens atletas. Em entrevista exclusiva à Trivela, o treinador fala sobre a relação entre categorias de base e futebol profissional no Flamengo e analisa as situações dos garotos do Ninho com o técnico Jorge Sampaoli.

Mário Jorge e Sampaoli: comunicação é bem vista

Quando chegou ao Flamengo, Jorge Sampaoli foi questionado sobre a pouca utilização da base em trabalhos anteriores, como no Atlético-MG. O argentino, contudo, surpreendeu a todos no ambiente do Rubro-Negro e tem concedido minutos importantes ao garotos do Ninho, especialmente Wesley, Victor Hugo e Matheus França. O lateral-direito, inclusive, é um dos jogadores que mais atuou com o treinador.

Na opinião de Mário Jorge, a boa relação entre as comissões técnicas faz bem ao ambiente do Flamengo. As partes, inclusive, compartilham um intermediário, que mantém as informações entre as comissões organizadas: Carlos Noval, gerente de transição da equipe. O treinador do sub-20 também já acompanhou as atividades do futebol profissional, com intuito de interligar os trabalhos.

“A minha relação com a comissão do Sampaoli é ótima. Tem até uma pessoa que ajuda a levar e trazer informações, está tudo muito bem interligado. Só fortalece o nosso trabalho. Tenho a oportunidade de acompanhar o futebol profissional, sempre que possível. Essa boa relação só ajuda, para dar segurança aos nossos atletas de base”, disse.

+ LEIA MAIS: Flamengo aguarda proposta vantajosa por Matheus França

Mário Jorge já comandou a equipe profissional do Flamengo em algumas oportunidades (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Apesar de ter dado boas oportunidades aos jogadores citados, Jorge Sampaoli não tem lançado Matheus Gonçalves muito frequentemente. O meia-atacante foi usado Vítor Pereira e mostrou potencial. Tanto que, sempre que fica de fora dos relacionados, a torcida do Flamengo se pergunta sobre a situação do atleta. Mário Jorge explica um pouco do panorama.

O treinador do sub-20 argumenta que Gonçalves tem muito potencial, mas precisa de uma sequência maior para mostrar isso dentro de campo. O garoto do Ninho jogou apenas 39 minutos desde a chegada de Jorge Sampaoli.

“O Matheus é um jogador que eu tenho muito carinho, acompanhei desde cedo, é diferenciado com a bola nos pés. Acho que falta um pouco mais de sequência, uma grande, como ele teve com o Vítor Pereira. Sempre que desce (ao sub-20), faz a diferença para nós, ele foi muito bem nos dois jogos contra o Vasco, na final do Carioca sub-20. Tenho certeza que pode decolar em pouco tempo.”

Próximos desafios do Flamengo sub-20

No fim de semana, o Flamengo perdeu a final do Campeonato Carioca sub-20 para o Vasco, nos pênaltis, mas Mário Jorge prometeu que o resultado não abalaria as estruturas da equipe para a sequência da temporada.

O Rubro-Negro, inclusive, não teve tempo para digerir a derrota para o arquirrival, já que viajou logo em seguida para Curitiba, onde enfrentará o Athletico-PR pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro sub-20. Os garotos do Ninho fizeram a melhor campanha da fase de classificação e, por isso, decidem a vaga na semifinal em casa.

“Fomos muito bem na primeira fase, é uma competição muito difícil. Outros grandes times, com categorias de base fortes, ficaram de fora, como Fluminense e São Paulo. Tem tudo para ser um grande jogo (contra o Athletico). Na outra semana decidimos a vaga em casa. O grupo está focado e vamos fazer o nosso melhor”, finaliza.

Mário Jorge está no Rubro-Negro desde 2016 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O jogo do Flamengo contra o Athletico-PR será nesta quinta-feira (20), às 19h (de Brasília), no CT do Caju. Além dos rubro-negros, a primeira fase do mata-mata da competição também conta com Internacional, Santos, Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Corinthians.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo