Brasileirão Série A

Dorival se preocupa com Calleri, mas cirurgia só ocorrerá após momento ‘tranquilo’ no Brasileirão

Dorival Júnior valoriza postura da equipe na vitória sobre o Coritiba e fala sobre lesão de Calleri

Dorival Júnior respirou mais tranquilo após a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, nesta quarta-feira (27), no Morumbi, em duelo atrasado pela 22ª rodada do Brasileirão. O São Paulo encerrou uma série de oito jogos sem vencer na competição e se afastou do Z4. Mas mesmo com o resultado positivo logo na partida seguinte ao título da Copa do Brasil, o treinador ainda guarda uma preocupação em 2024: a situação de Calleri. O centroavante vem atuando no sacrifício, devido a uma lesão no tornozelo direito.

O que disse Dorival:

  • disse que Calleri preocupa e deu prazo para a cirurgia;
  • valorizou a mentalidade da equipe na vitória sobre o Coxa;
  • explicou ausência de Pato entre os relacionados;
  • garantiu que ainda não pensa em 2024.

Calleri fará cirurgia após “tranquilidade” no Brasileirão

Logo após o título no último domingo (24), Calleri revelou que vem jogando no sacrifício e que passará por cirurgia no tornozelo direito. Na entrevista coletiva desta quarta, Dorival admitiu que a situação do centroavante é preocupante. O treinador afirmou que o combinado com o argentino é que ele atuará até a situação no Brasileirão ficar mais tranquila. Depois, passará pelo procedimento cirúrgico.

– É uma lesão preocupante. Isso está incomodando há algum tempo. Vem jogando porque é um grande profissional. Poucos teriam a atitude que Calleri tem com a camisa do São Paulo. Conversamos bastante a respeito. A partir do momento em que estejamos mais tranquilos, talvez aceleremos o processo. Terá que fazer intervenção, isso com certeza – ressalta.

Mentalidade fez diferença na vitória

O treinador também valorizou a postura da equipe nesta quarta-feira, no jogo imediatamente após o título da Copa do Brasil. Dorival utilizou time reserva na partida, mesmo prevendo uma possível queda de concentração durante o jogo. O mais importante era o resultado – que veio.

– É um fato natural. Somos seres humanos, não tem como chegar emocionalmente como chegamos no domingo, e de repente estarmos em condições de jogarmos em alto nível novamente. Virar uma chave é muito simples. Mas quais são os caminhos para se virar essa chave? Não é fácil. Eu imaginava que teríamos muitas dificuldades, por isso me preocupei em colocar todos os jogadores em alerta. Fizemos um bom primeiro tempo dentro de um bom nível. É muito complicado. Felizmente, conseguimos o resultado que nesse momento, ele teria muito mais importância do que qualquer outra situação. A partir de agora, talvez voltemos a uma normalidade no sábado e que lutemos pelos nossos resultados – ressaltou.

Por que Pato ficou fora?

Dorival Júnior também explicou por que Alexandre Pato ficou fora do jogo desta quarta-feira. De acordo com o treinador, o atacante ainda precisa intensificar a parte física para estar na mesma condição dos demais jogadores.

– Pato continua trabalhando, continua intensificando e a partir do momento em que tenha segurança para colocá-lo, não tenha dúvidas. Sempre gostei muito do atleta. Nunca foi diferente. Nesse instante, estou priorizando aqueles que, na minha concepção, estão um pouco à frente e tentando extrair o melhor de cada um – ressalta o treinador.

Dorival ainda não pensa em 2024

O treinador também afirmou que ainda não faz planos mais concretos para 2024. De acordo com Dorival, é preciso primeiro tranquilizar a situação no Campeonato Brasileiro, para depois projetar a montagem do elenco para a próxima temporada. Mas ele deixou escapar que o grupo precisa de “dois ou três nomes” do nível de Lucas e James.

– Não falamos nada sobre planejarmos ou imaginarmos algo para o ano que vem. Temos que fazer todas as avaliações possíveis. E temos que trazer no mínimo dois ou três nomes do nível desses que chegaram. Todos estão sendo avaliados, para que erremos menos possível no ano que vem – explicou o treinador.

Com tão esperada vitória após oito jogos de jejum, o São Paulo respira aliviado na tabela do Brasileirão. O Tricolor chega a 31 pontos e sobe para a 10ª colocação, a seis pontos do Bahia, o primeiro time do Z4, com 25. A equipe volta a campo no próximo sábado (30), às 18h30 (horário de Brasília), para receber o Corinthians no Morumbi. O Majestoso é válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo