Dorival já sabe como escalar quarteto com James e Lucas, mas não deve fazê-lo agora
O torcedor do São Paulo que tanto lota o Morumbi jogo após jogo conta os minutos e até os segundos para ver James Rodríguez e Lucas Moura lado a lado como titulares da equipe. A boa notícia é que o técnico Dorival Júnior já sabe como encaixar os reforços em um “quadrado mágico” com Luciano e Calleri. Mas isso não deve ocorrer agora – ou tão cedo.
Ao menos, não na altitude de 2,8 mil metros de Quito. Por lá, o Tricolor enfrenta a LDU às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (24), no Estádio Casa Blanca, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Dos reforços, apenas Lucas deve ser titular.
Dorival já sabe como encaixar quarteto mágico
Até o momento, Dorival Júnior mal teve tempo de treinar um esquema com os quatro em campo. O calendário atribulado de jogos decisivos e partidas pelo Campeonato Brasileiro impediu um primeiro “ensaio-geral”, ao menos até o último sábado (19), no empate em 0 a 0 com o Botafogo. O elenco se reapresentou na última segunda-feira (21), e o técnico teve dois treinos no CT da Barra Funda antes do embarque para Quito, nesta terça (22).
As atividades serviram muito mais para preparar a equipe para o duelo com a LDU do que para ajustar novas formações. O auxiliar técnico Lucas Silvestre afirmou em entrevista coletiva que a pausa para a data Fifa servirá para testar o esquema com os quatro atletas juntos. O que não quer dizer que o quarteto não possa estar em campo antes disso.
– A gente ainda não conseguiu trabalhar esta situação. Foi uma sequência muito grande de jogos, mas daqui para frente teremos um tempo um pouco maior, com a parada para a Seleção. Vamos trabalhar estas situações – disse o auxiliar.
Mas isso não quer dizer que Dorival já não tenha em mente o plano para encaixar o “quadrado mágico” tricolor. Tanto o técnico já sabe como armar a equipe com James, Lucas, Luciano e Calleri, que ele deixou expressa uma exigência para o quarteto.
– Vai depender muito dos quatro. Se as funções defensivas forem executadas, não tem por que não colocar grandes atletas em campo – analisa o auxiliar Lucas Silvestre.
A entrada de Lucas e James em uma equipe que já estava encaixada pelo técnico na temporada será “simples”. O colombiano deve atuar pela esquerda, como um meia que “fecha” para permitir a ultrapassagem de Caio Paulista (hoje lesionado). O camisa 7, por sua vez, será o extrema pela direita, já que Rafinha costuma construir as jogadas por dentro do campo.
Até agora, porém, o quarteto não teve chance de estar reunido em campo. James atuou em apenas dois jogos. Contra o Flamengo, ele entrou no segundo tempo e dividiu o gramado com Lucas. Depois, diante do Botafogo, ele foi substituído justamente pelo camisa 7 no intervalo. Luciano havia começado como titular, e Calleri foi opção para a segunda etapa.
Quarteto está “pronto”, mas não para agora
Nesta quinta-feira, o São Paulo deve contar apenas com um “triângulo mágico”. A tendência é de que Lucas Moura seja titular no meio-campo, com Luciano e Calleri mais à frente. James deve ser alternativa no banco de reservas, para entrar no decorrer da partida.
Isso, apenas pela questão física. O colombiano fez apenas duas partidas pelo São Paulo e sequer completou um jogo inteiro até agora. Como o meia não atuava desde abril, a comissão técnica adota cautela para que ele readquira aos poucos a forma física e o ritmo de jogo ideais.
A avaliação é de que James ainda está abaixo dos níveis de intensidade e competitividade na comparação com os demais companheiros. Algo tratado como natural pelo tempo de parada anterior à chegada ao São Paulo. Por isso, a comissão sequer o utilizou na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, jogo decisivo e de exigência ainda mais alta. Na altitude de 2,8 mil metros de Quito, o colombiano deve ser novamente opção no banco de reservas.
– Ele vem evoluindo muito na parte física. É uma carga gradativa, porque neste momento o risco de lesão é muito grande para um atleta que vem retornando – explica o auxiliar Lucas Silvestre.
O São Paulo enfrenta a LDU nesta quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana. O duelo da volta está marcado para quinta seguinte (31), também às 19h, no Morumbi.