Chegou o dia da ‘última dança’ de Suárez na Arena do Grêmio
Com estádio lotado e homenagens, Luis Suárez fará seu último jogo na Arena do Grêmio neste domingo (3), contra o Vasco da Gama
Toda história chega ao fim. Às vezes antes do esperado. Mas isso não pode apagar tudo de bom que se viveu. Consciente disso, a torcida gremista promete dar uma despedida à altura de Luis Suárez, que faz seu último jogo na Arena do Grêmio neste domingo (3), às 18h30min, contra o Vasco da Gama, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
Grêmio prepara série de ações, e Suárez concederá entrevista coletiva
Além da expectativa de estádio lotado, com mais de 50 mil torcedores, o Grêmio preparou série de ações. Haverá totens com Suárez de tamanho real para os gremistas tirarem fotos; cartazes com mensagens de agradecimento ao uruguaio; máscaras com o rosto do craque; bandeirão na arquibancada; e uma provável homenagem especial ao final da partida.
Após o jogo, aliás, Suárez é quem concederá entrevista coletiva. Isso aconteceu apenas duas vezes nesta passagem do camisa 9 pelo Grêmio — na sua apresentação, em 4 de janeiro, e em 29 de julho, quando falou sobre a decisão de permanecer somente até o final deste ano, devido à intensidade e ao calendário do futebol brasileiro.
Suárez estará acompanhado, no auditório da Arena do Grêmio, pelo presidente Alberto Guerra, pelo vice-presidente de futebol Antônio Brum, pelo executivo de futebol Luís Vagner Vivian e pelo técnico Renato Portaluppi. Excepcionalmente, o treinador não concederá coletiva. A análise do jogo, por parte do comandante, será publicada posteriormente nas redes sociais do clube.
Suárez se pagou com gols, assistências e milhares de novos sócios
É claro que a expectativa da torcida gremista é por uma despedida com gol. Mas, mesmo se não fizer, Suárez já tem grandes serviços prestados ao clube. Ao todo, até aqui são 52 jogos pelo Grêmio, com 26 gols marcados e 17 assistências. Somente no Campeonato Brasileiro, em 31 jogos, El Pistoleiro balançou as redes 14 vezes, e contribuiu com 11 passes para gol. O retorno do Tricolor Gaúcho à Libertadores, sacramentado na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, na última quinta-feira, passa muito pelo camisa 9.
Isso sem contar na visibilidade que Suárez trouxe para a marca Grêmio, com algumas marcas intangíveis. Atendo-se somente ao mensurável, estima-se que desde a chegada do centroavante uruguaio o Tricolor Gaúcho dobrou o número de sócios, de 60 para quase 120 mil. Isso sem falar nas vendas de camisas e produtos do craque.
Renato admite que ‘vai ficar um vácuo' com a saída de Suárez
O Grêmio sabe que não conseguirá encontrar reposição à altura para Suárez, que está de malas prontas para jogar em Miami com o amigo Lionel Messi. Até porque se trata do quarto maior artilheiro em atividade do futebol mundial.
— É uma tristeza muito grande para todo mundo. Ele tem nos ajudado muito. É um profissional extraordinário. Chegou quietinho, foi se soltando, aceitando as brincadeiras. Às vezes queria tirar ele, mas ele não deixava. Quer jogar sempre, não se machuca. Vai ficar um vácuo para o ano que vem. Não é fácil achar um jogador como ele. Quando acha, fica inviável trazer financeiramente. Aí fica para a diretoria. Mas foi um prazer — adiantou Renato, já em tom de despedida, após a vitória sobre o Goiás.
A missão estará com Guerra, Brum, Luís Vagner e o departamento de análise de mercado do Grêmio. Mas, por ora, os gremistas não querem pensar em 2024. E sim em desfrutar da última oportunidade de ver um craque histórico do futebol mundial desfilando seu talento, em Porto Alegre, vestido de tricolor.
Suárez pelo Grêmio
- 52 jogos
- 26 gols
- 17 assistências
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 5ª colocação com 62 pontos
- 36 jogos, 19 vitórias, 5 empates e 12 derrotas
- 57% de aproveitamento
- 59 gols feitos e 54 gols sofridos