Brasileirão Série A

Cruzeiro visita São Paulo buscando paz e repetir feito no Brasileirão

São Paulo e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (2), às 20h, no Morumbi, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Em recuperação na temporada, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira, às 20h, contra o São Paulo, no Morumbi. A partida vale pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas também vale a paz do time celeste na competição. Se vencer o Tricolor Paulista fora de casa, a equipe de Zé Ricardo ficará bem próxima de garantir a permanência na Série A para 2024.

O Cruzeiro chega para a partida de logo mais na 16ª colocação, com 37 pontos em 29 jogos, tendo uma ou duas partidas a menos que seus rivais diretos na briga contra o rebaixamento. O time celeste teve seu confronto contra o Fortaleza, que aconteceria no último sábado (28), adiado por causa da participação do Laion na final da Copa Sul-Americana, vencida pela LDU.

Se conseguir vencer o São Paulo, o Cruzeiro poderá terminar a rodada na 11ª colocação. Cinco posições na tabela estão garantidas em caso de triunfo celeste. Se tropeçar, o time estrelado pode ver a diferença para o Z4 cair para apenas dois pontos.

O São Paulo, por sua vez, pode chegar aos 42 pontos em caso de vitória, o que deixaria o Tricolor muito perto dos 45 pontos, considerada a quantidade “mágica” para evitar qualquer possibilidade de rebaixamento. Alcançar a manutenção na Série A faria com que a equipe de Dorival Júnior, já campeã da Copa do Brasil e classificada para a Copa Libertadores, pudesse se tranquilizar totalmente no Brasileirão. Por outro lado, se tropeçar, a equipe paulista continuaria no bolo dos times que ainda correr risco de queda, mesmo sendo essa uma situação improvável para o time.

Uma vitória da Raposa logo mais significará, ainda, um feito conseguido pelo time celeste apenas uma vez neste Brasileirão. Em apenas uma ocasião, o Cruzeiro conseguiu emendar três vitórias seguidas no campeonato de 2023, e faz tempo.

Entre segunda e a quarta rodada do Brasileirão, o time celeste, ainda sob o comando de Pepa, venceu Grêmio (1-0), RB Bragantino (3-0) e Santos (2-1). O jogo contra o Peixe, último da sequência, aconteceu no dia 6 de maio, há quase seis meses.

Desde então, o time celeste não havia conseguido emendar duas vitórias seguidas, até o presente momento, quando bateu o rival Atlético-MG e o Bahia, adversário direto contra o rebaixamento.

Zé Ricardo deve manter base do Cruzeiro que vem jogando

Se a máxima diz que em time que está ganhando não se mexe, o treinador Zé Ricardo deve manter a base do time que venceu as duas últimas partidas no Brasileirão. A única dúvida é em relação à presença do atacante Rafael Elias, o Papagaio, entre os titulares. Apesar da possibilidade, o camisa 40 deve começar no banco.

Voltando de lesão, o atacante vinha sendo preservado por Zé Ricardo para que conseguisse chegar ao 100% de sua condição física. Agora, após cerca de dez dias de atuar, estima-se que o jogador tenha possibilidade de começar como titular, com a decisão ficando a cargo do treinador da equipe.

Caso Zé Ricardo, que já afirmou gostar de jogar com um centroavante, decida que Rafael Elias será o titular do time, a tendência é que Arthur Gomes deixe o time para a entrada do camisa 40. As outras opções ofensivas devem ser mantidas na equipe inicial. Uma delas, Bruno Rodrigues, voltou a viver bom momento recentemente, enquanto Matheus Pereira, que vem jogando cada vez melhor, parece já ter se consolidado no 11 inicial do Cruzeiro.

Zé Ricardo deve escalar o Cruzeiro assim: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes (Rafael Elias).

O único novo desfalque de Zé Ricardo para a partida é o do meia Nikão, que pertence ao São Paulo e não pode enfrentar o clube detentor de seu passe. Ele se junta a Kaiki, que se lesionou contra o Atlético-MG, e Ramiro e Rafael Bilu, que vêm machucados desde o primeiro semestre de 2023. Se perdeu seu camisa 10, o treinador do Cruzeiro ganhou o retorno de Mateus Vital, cortado antes do início da partida contra o Bahia por uma lombalgia aguda.

Relacionados do Cruzeiro para enfrentar o São Paulo

Estes são os relacionados escolhidos por Zé Ricardo para São Paulo x Cruzeiro:

  • Goleiros: Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita
  • Defensores: Japa, João Marcelo, Helibelton Palacios, Lucas Oliveira, Luciano Castán, Marlon, Neris e William
  • Meio-campistas: Fernando Henrique, Filipe Machado, Ian Luccas, Lucas Silva, Mateus Vital, Matheus Jussa e Matheus Pereira
  • Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Rafael Elias, Robert, Paulo Vitor e Wesley

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para a Trivela e para o Futebol na Veia.
Botão Voltar ao topo