Brasileirão Série A

Cruzeiro visita São Paulo buscando paz e repetir feito no Brasileirão

São Paulo e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (2), às 20h, no Morumbi, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Em recuperação na temporada, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira, às 20h, contra o São Paulo, no Morumbi. A partida vale pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas também vale a paz do time celeste na competição. Se vencer o Tricolor Paulista fora de casa, a equipe de Zé Ricardo ficará bem próxima de garantir a permanência na Série A para 2024.

O Cruzeiro chega para a partida de logo mais na 16ª colocação, com 37 pontos em 29 jogos, tendo uma ou duas partidas a menos que seus rivais diretos na briga contra o rebaixamento. O time celeste teve seu confronto contra o Fortaleza, que aconteceria no último sábado (28), adiado por causa da participação do Laion na final da Copa Sul-Americana, vencida pela LDU.

Se conseguir vencer o São Paulo, o Cruzeiro poderá terminar a rodada na 11ª colocação. Cinco posições na tabela estão garantidas em caso de triunfo celeste. Se tropeçar, o time estrelado pode ver a diferença para o Z4 cair para apenas dois pontos.

O São Paulo, por sua vez, pode chegar aos 42 pontos em caso de vitória, o que deixaria o Tricolor muito perto dos 45 pontos, considerada a quantidade “mágica” para evitar qualquer possibilidade de rebaixamento. Alcançar a manutenção na Série A faria com que a equipe de Dorival Júnior, já campeã da Copa do Brasil e classificada para a Copa Libertadores, pudesse se tranquilizar totalmente no Brasileirão. Por outro lado, se tropeçar, a equipe paulista continuaria no bolo dos times que ainda correr risco de queda, mesmo sendo essa uma situação improvável para o time.

Uma vitória da Raposa logo mais significará, ainda, um feito conseguido pelo time celeste apenas uma vez neste Brasileirão. Em apenas uma ocasião, o Cruzeiro conseguiu emendar três vitórias seguidas no campeonato de 2023, e faz tempo.

Entre segunda e a quarta rodada do Brasileirão, o time celeste, ainda sob o comando de Pepa, venceu Grêmio (1-0), RB Bragantino (3-0) e Santos (2-1). O jogo contra o Peixe, último da sequência, aconteceu no dia 6 de maio, há quase seis meses.

Desde então, o time celeste não havia conseguido emendar duas vitórias seguidas, até o presente momento, quando bateu o rival Atlético-MG e o Bahia, adversário direto contra o rebaixamento.

Zé Ricardo deve manter base do Cruzeiro que vem jogando

Se a máxima diz que em time que está ganhando não se mexe, o treinador Zé Ricardo deve manter a base do time que venceu as duas últimas partidas no Brasileirão. A única dúvida é em relação à presença do atacante Rafael Elias, o Papagaio, entre os titulares. Apesar da possibilidade, o camisa 40 deve começar no banco.

Voltando de lesão, o atacante vinha sendo preservado por Zé Ricardo para que conseguisse chegar ao 100% de sua condição física. Agora, após cerca de dez dias de atuar, estima-se que o jogador tenha possibilidade de começar como titular, com a decisão ficando a cargo do treinador da equipe.

Caso Zé Ricardo, que já afirmou gostar de jogar com um centroavante, decida que Rafael Elias será o titular do time, a tendência é que Arthur Gomes deixe o time para a entrada do camisa 40. As outras opções ofensivas devem ser mantidas na equipe inicial. Uma delas, Bruno Rodrigues, voltou a viver bom momento recentemente, enquanto Matheus Pereira, que vem jogando cada vez melhor, parece já ter se consolidado no 11 inicial do Cruzeiro.

Zé Ricardo deve escalar o Cruzeiro assim: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes (Rafael Elias).

O único novo desfalque de Zé Ricardo para a partida é o do meia Nikão, que pertence ao São Paulo e não pode enfrentar o clube detentor de seu passe. Ele se junta a Kaiki, que se lesionou contra o Atlético-MG, e Ramiro e Rafael Bilu, que vêm machucados desde o primeiro semestre de 2023. Se perdeu seu camisa 10, o treinador do Cruzeiro ganhou o retorno de Mateus Vital, cortado antes do início da partida contra o Bahia por uma lombalgia aguda.

Relacionados do Cruzeiro para enfrentar o São Paulo

Estes são os relacionados escolhidos por Zé Ricardo para São Paulo x Cruzeiro:

  • Goleiros: Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita
  • Defensores: Japa, João Marcelo, Helibelton Palacios, Lucas Oliveira, Luciano Castán, Marlon, Neris e William
  • Meio-campistas: Fernando Henrique, Filipe Machado, Ian Luccas, Lucas Silva, Mateus Vital, Matheus Jussa e Matheus Pereira
  • Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Rafael Elias, Robert, Paulo Vitor e Wesley

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo