Brasileirão Série A

Cruzeiro precisa superar o Vasco e o vazio da falta de torcida para fugir da Série B

Cruzeiro e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 19h, no Mineirão, em partida adiada da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

O Cruzeiro terá mais um jogo decisivo na luta para se afastar de vez da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A equipe de Paulo Autuori receberá o Vasco da Gama, nesta quarta-feira (22), às 19h, no Mineirão. A partida, adiada da 33ª rodada do Brasileirão, será disputada de portões fechados, já que o clube estrelado foi punido pela invasão de campo de seus torcedores durante a derrota para o Coritiba, na Vila Capanema, no último dia 11 de novembro.

Cruzeiro e Vasco estão colados na tabela, com a mesma pontuação (40) e o mesmo número de jogos (33), e por isso a partida se torna uma “final” para ambas as equipes. Quem sair vitorioso, além de se afastar da zona de rebaixamento, abrindo cinco pontos para o Bahia, que tem 38 em 34 confrontos, deixa o adversário no meio do fogo cruzado e ainda com a moral em baixa, tendo maior pressão da respectiva torcida.

Um empate, apesar de garantir a distância de três pontos para a zona de rebaixamento, não seria bom para nenhum dos times, já que as posições na tabela não se alterariam e ambos seguiram no meio da briga, há apenas um tropeço de voltar para o Z4.

Paulo Autuori contará com retornos

Sem nenhum jogador suspenso, Paulo Autuori não terá somente um jogador à disposição. O volante Lucas Silva, de 30 anos, segue se recuperando de lesão e não estará disponível para a partida. Por outro lado, o zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa, que cumpriram suspensão na vitória contra o Fortaleza, se tornam opção para o treinador interino do Cruzeiro.

Mateus Vital, que se tornou dúvida após sofrer uma lesão no braço e deixar o campo sentindo muitas dores, contra o Fortaleza, treinou normalmente e está disponível para Autuori.

Time do Cruzeiro ainda está indefinido

Assim, o técnico celeste poderá repetir o time que venceu a última partida fora de casa. Apesar da possibilidade, ainda não se sabe, de fato, se é isso que o comandante fará. O Cruzeiro, apesar de bater o Fortaleza, jogou mal em boa parte do confronto e só foi melhorar após algumas substituições, em especial as entradas de Arthur Gomes, Japa e Matheus Pereira, nas vagas de Rafael Elias, Mateus Vital e Nikão, respectivamente. Por isso, pode acontecer de Autuori mexer em time que ganhou.

A escalação do Cruzeiro deve ser algo próximo a: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira (Neris), Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Ian Luccas), Mateus Vital (Japa); Matheus Pereira (Nikão), Bruno Rodrigues e Rafael Elias (Arthur Gomes).

Com apenas uma escalação na temporada, Paulo Autuori dirá muito sobre o que pensa para o time do Cruzeiro nesta reta final de Brasileirão. Irá ele buscar a manutenção de um time titular base ou utilizar quem estiver jogando melhor? Preferirá um time experiente ou dará chances aos garotos da base? Muitas destas respostas serão dadas após às 18h de amanhã.

Pendurados do Cruzeiro

O Cruzeiro, como dito, não tem suspensos para a partida contra o Vasco, mas possui três pendurados que podem ficar de fora do jogo da segunda-feira (27), contra o Goiás, caso recebam cartão amarelo. O lateral-direito William, o volante Filipe Machado e o atacante Arthur Gomes têm dois amarelos cada um e caso recebam o terceiro, ficarão impedidos de atuar na 35ª rodada, contra o Esmeraldino.

O volante Lucas Silva também tem dois amarelos, mas como não enfrenta o Vasco por estar machucado, não corre o risco de ser advertido. A tendência é que o jogador, que tem reagido bem ao tratamento da lesão sofrida no joelho esquerdo, volte a jogar contra o Goiás.

Cruzeiro treinou no Mineirão

O Cruzeiro levou o treino desta terça-feira (21), última antes da partida contra o Vasco, para o Mineirão. O lateral-direito William, um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro, falou sobre as atividades no estádio.

— A semana foi muito boa, a gente sabe a responsabilidade que é esta partida, é uma decisão. É sempre bom treinar no gramado que a gente vai jogar, ainda não tínhamos feito isso ainda, vai ser importante. A gente já conhece o gramado, mas hoje foi bom para a gente fazer o que precisa e estar mais preparado para amanhã. A postura (do time) é de jogadores que vão correr até o final, honrar a camisa e fazer o máximo para sair com o resultado positivo — disse William, em vídeo divulgado pelo Cruzeiro.

Torcida do Cruzeiro organiza rua de fogo mas PM proíbe

Proibidos de entrar no Mineirão por causa de uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os torcedores do Cruzeiro seguirão apoiando o time mesmo sem estar nas arquibancadas. A Torcida Fanáti-Cruz (TFC) convocou os cruzeirenses para realizarem “rua de fogo”, uma espécie de corredor utilizando sinalizadores durante a chegada do ônibus da equipe ao estádio, para a partida desta quarta (22), contra o Vasco. O movimento foi convocado para às 16h30, 2h30 antes da bola rolar.

— Como todos sabem, o jogo será de portões fechados, mas nada nos impede de realizar uma rua de fogo em recepção ao time e assistir ao jogo por lá mesmo. Apoio e cobrança andam lado a lado! — escreveu, a TFC.

Apesar do desejo da torcida, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vetou a realização da festa, sob possibilidade de multa e até prisão dos líderes organizadores. A proibição causou revolta nos torcedores da Raposa, que protestaram nas redes sociais.

As torcidas organizadas do Cruzeiro publicaram nota oficial, onde revelaram a possibilidade de multa de R$ 200 mil em caso de realização da Rua de Fogo. No comunicado, ainda surgiram questionamentos sobre os motivos da proibição, já que outras torcidas puderam fazer movimentos semelhantes, incluindo a do Atlético-MG, clube da mesma cidade, na partida contra o Cuiabá, realizada no último dia 23 de setembro. Na ocasião, a PMMG liberou a festa.

A publicação ainda critica a omissão da diretoria celeste contra o que chamam de “abusos” contra sua torcida. A Justiça mineira também foi questionada. Veja a nota, na íntegra, na publicação abaixo:

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo