Brasileirão Série A

Com desfalque e retornos ao Cruzeiro, Autuori pode mudar time; veja opções

O Cruzeiro volta a campo na quarta-feira (22), às 19, contra o Vasco, no Mineirão, em partida atrasada da 33ª rodada do Brasileirão

O Cruzeiro vive momento de definição na temporada e, após vencer o primeiro dos dois jogos atrasados que tem por disputar no Brasileirãoa Raposa bateu o Fortaleza por 1 a 0 em partida válida pela, 30ª rodada —, agora se prepara para pegar o Vasco da Gama no segundo deles, sendo este um confronto direto pelo rebaixamento. Mineiros e cariocas se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 19, no Mineirão, pela 33ª rodada da Série A.

Mesmo com o bom resultado conquistado em Fortaleza, há a possibilidade do treinador interino Paulo Autuori mudar o time, já que ganha o retorno de jogadores que estavam suspensos no jogo de sábado, contra o Leão do Pici. Além disso, o time celeste fez um primeiro tempo ruim na partida em questão e só melhorou na segunda etapa, após substituições. Por isso, ainda existe a chance de nomes que começaram no banco de reservas, começarem jogando contra o Vasco.

Quem volta ao time do Cruzeiro?

O zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa voltam após ficarem suspensos contra o Fortaleza. Jussa já não poderia jogar, por pertencer ao Leão do Pici, e aproveitou a oportunidade para zerar seus cartões. Na última partida, foram substituídos por Filipe Machado e Ian Luccas. O primeiro deles jogou os 90 minutos, enquanto o segundo deu a assistência para o gol de Bruno Rodrigues, que deu a vitória ao Cruzeiro.

E quem desfalca a Raposa?

Se ganha dois jogadores para a próxima partida, Paulo Autuori ainda não poderá contar com um pilar do time. Lucas Silva, que se machucou contra o Coritiba, ainda não deve voltar contra o Vasco. Após lesionar o joelho esquerdo, o jogador ficou de fora contra o Fortaleza e corre contra o tempo para retornar ao time, mas a tendência é que ele jogue apenas contra o Goiás, na próxima segunda-feira (27).

Já Mateus Vital não deve desfalcar o time na próxima rodada. Ele deixou o segundo tempo do jogo contra o Fortaleza, no último sábado (18), sentindo muitas dores no ombro direito, após queda em uma disputa de bola com o zagueiro Titi. Apesar do susto, o meia tem treinador normalmente e não deve ser problema.

Apesar de ter quatro jogadores pendurados, sendo eles o atacante Arthur Gomes, os volantes Filipe Machado e Lucas Silva, além do lateral-direito William, o Cruzeiro não tem nenhum suspenso para pegar o Vasco.

O que Paulo Autuori pode mudar no Cruzeiro?

Ainda não se sabe o que Paulo Autuori pensa para o confronto contra o Vasco, que acontecerá com portões fechados — o Cruzeiro foi punido pela invasão de campo da torcida na partida contra o Coritiba —, e é provável que essa resposta só seja conhecida uma hora antes do jogo. Existem opções em aberto, que farão Autuori e sua comissão técnica “quebrarem a cabeça”.

Na defesa, Rafael Cabral, William e Marlon dificilmente sairão do time. O trio se destaca na temporada celeste, sendo três dos pilares da equipe. Mas pode haver mudanças na dupla de zaga. Titular durante todo o Campeonato Brasileiro, Luciano Castán deve seguir jogando, mas sua dupla ainda é uma incógnita. Neris, que cumpriu suspensão, volta a ficar disponível, mas muito criticado, pode perder sua vaga no onze inicial. Lucas Oliveira, seu substituto contra o Fortaleza, jogou bem e se fortaleceu na briga. João Marcelo, o quarto zagueiro do elenco, foi acionado e também agradou, se colocando como opção.

Desfalque contra o Leão do Pici, Matheus Jussa também volta, mas, assim como Neris, é um jogador que tem sua titularidade questionada. O camisa 18 briga com Filipe Machado e Ian Luccas por duas vagas no meio de campo. Enquanto Jussa é o titular da equipe, Machado é como um 12º jogador e tem bons desempenhos contra o Vasco em sua carreira, para quem é supersticioso. Ian Luccas, por sua vez, teve momentos bons e ruins na última partida, mas foi o autor da assistência para o gol de Bruno Rodrigues. O jovem de 20 anos não foi bem jogando de primeiro volante, mas mais solto, na segunda etapa, melhorou seu rendimento.

Mateus Vital, escalado como titular de forma surpreendente, também pode deixar o time titular após mais um desempenho ruim. O trio do parágrafo acima, por exemplo, pode jogar junto, caso Jussa volte na vaga de Vital e Ian Luccas e Filipe Machado sejam mantidos. Ainda há a possibilidade da jovem promessa Japa, que ganhou elogios de Paulo Autuori após entrar bem contra o Fortaleza, justamente na vaga do camisa 7, ganhar sua primeira chance como titular. Caso queira montar um time mais ofensivo, Matheus Pereira e Arthur Gomes podem ser os escolhidos.

Matheus Pereira, grande contratação do Cruzeiro na temporada, inclusive, foi reserva contra o Fortaleza, outra surpresa, mas entrou bem quando acionado e participou da jogada do gol da Raposa. É improvável que ele siga no banco de reservas, dada a sua qualidade, e por isso, pode ser que Nikão, que jogou mal contra o Leão do Pici, perca seu lugar no time titular para o camisa 96.

Na frente, o decisivo Bruno Rodrigues segue como titular, mas Rafael Elias passou a ser ameaçado, já que não vem jogando bem. Arthur Gomes entrou no seu lugar, ainda no intervalo, no último jogo e o time melhorou.

Considerando os jogadores disponíveis e as últimas atuações, a escalação do Cruzeiro contra o Vasco deve ser algo como: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira (Neris), Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa (Ian Luccas), Filipe Machado e Mateus Vital (Japa); Matheus Pereira (Nikão), Bruno Rodrigues e Rafael Elias (Arthur Gomes).

Wesley

Ainda não se sabe se Wesley, cortado da última lista de relacionados por decisão da comissão técnica, seguirá afastado do elenco. O jogador não tem problemas físicos e, num primeiro momento, parece ter sido descartado por Paulo Autuori e sua equipe. A lista de relacionados, que deve sair durante a tarde desta terça-feira (21), dirá muito sobre o futuro do jogador no Cruzeiro.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo