Brasileirão Série A

Na busca pela Copa Sul-Americana, Cruzeiro recebe um Palmeiras quase campeão

Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Mineirão, em partida válida pela 38ª (e última) rodada do Campeonato Brasileiro

Depois de quase oito meses de emoções, o Campeonato Brasileiro se encaminha para seu final e a maior parte dos últimos jogos da principal competição nacional acontece nesta quarta-feira (6), às 21h30. No Mineirão, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentarão em um jogo que vale muito para ambos. Enquanto o time da casa busca uma vaga na Copa Sul-Americana, os visitantes querem confirmar o já virtual título da competição.

O Cruzeiro chega para o jogo de hoje já garantido na Série A de 2024. O time escapou dos rebaixamento na última rodada, quando o empate contra o Botafogo e outros resultados combinados se tornaram suficientes para afastar, matematicamente, qualquer risco de queda. Atualmente, o time celeste ocupa a 14ª posição, última que dá vaga à Copa Sul-Americana, com 46 pontos em 37 jogos.

Para se garantir na Copa Sul-Americana de 2024, o Cruzeiro precisa apenas de pontuar contra o Palmeiras. Um empate deixaria o clube celeste com 47 pontos, impossibilitando que o Santos, que chega para a rodada final com 43, o ultrapasse, mesmo se vencer o Fortaleza, na Vila Belmiro. Vencendo, o time mineiro pode, ainda, terminar o Brasileirão na 12ª colocação, o que daria uma premiação maior, já que os valores são divididos de acordo com a posição das equipes.

Palmeiras busca confirmar título

O jogo também vale muito para o Palmeiras, que precisa apenas de um pontinho para se sagrar campeão brasileiro pela 12ª vez. O Porco tem 69 pontos, três a mais que Atlético-MG e Flamengo. Além disso, a equipe paulista possui uma vitória a mais que os dois perseguidores, o que dá boa vantagem, já que este é o primeiro critério de desempate utilizado no campeonato. Mesmo perdendo, a equipe de Abel Ferreira tem boas chances de levar o título, já que possui oito gols de saldo a mais que o Galo e 16 a mais que o Fla.

Sendo assim, bastaria um empate no jogo de hoje para que tanto Cruzeiro quanto Palmeiras consigam seus objetivos. Mas num campeonato imprevisível como é o Brasileirão, nenhum dos times vai querer dar chances para o azar.

Cruzeiro chega com mudanças

Mais uma vez o treinador Paulo Autuori não irá repetir o time que atuou na partida anterior. Primeiro, por uma boa notícia, já que William volta de suspensão e retomará a vaga na lateral-direita, ocupada por Palacios, na partida contra o Botafogo. Na zaga, outra mudança, essa por uma má notícia. O zagueiro Neris, titular do time, perdeu o pai e, por isso, foi liberado do compromisso. Lucas Oliveira e João Marcelo brigam pela posição.

No meio de campo, a tendência é que a formação com Ian Luccas, Japa e Lucas Silva se repita. No ataque, devem jogar Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.

Com isso, a escalação do Cruzeiro não deve ficar longe de: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira (João Marcelo), Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas, Japa e Lucas Silva; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.

Apesar das últimas escalações de Paulo Autuori indicarem a montagem do time dessa forma, podem haver outras mudanças, já que muitos jogadores do Cruzeiro apresentam desgaste em razão da forte sequência de jogos do final da temporada.

— O desgaste vinha sendo tremendo, não só dos jogadores como da comissão também, com essa rotina que a gente implementou para essa situação de emergência. Tem jogadores que fizeram um esforço muito grande, jogando com um nível de dor extremo, precisando tomar injeções para diminuir a dor. Quem está por dentro dos bastidores sabe o que está por trás de atingir uma meta como essa — revelou Fernando Seabra, membro da comissão técnica de Paulo Autuori, em coletiva após a partida contra o Botafogo.

Relacionados do Cruzeiro

Além de Neris, Mateus Vital, que foi reserva na última partida, contra o Botafogo, não apareceu entre os relacionados para pegar o Palmeiras. Por outro lado, os atacantes Rafael Papagaio e Stênio voltaram a ser convocados.

Diversos jovens das categorias de base do Cruzeiro foram relacionados para a partida. Ruan Santos, Kaiki, Henrique Rodrigues, Japa, Stênio e Robert apareceram. Dentre os garotos que treinam com o profissional, apenas Fernando, artilheiro do sub-20 celeste na temporada, ficou de fora da lista.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo