Brasileirão Série A

Cruzeiro tem interesse em Shaylon, mas Atlético-GO impõe condição

O meia tem sido um dos destaques da equipe goiana e pode reforçar o time de Pepa, que conta somente com Mateus Vital para a função

A janela de transferências do meio do ano do Cruzeiro tem sido muito agitada. Quatro nomes já foram anunciados e o clube celeste segue buscando reforços para a continuidade da temporada. Entre os jogadores que apareceram na pauta, está o meia Shaylon, de 26 anos, do Atlético Goianiense, clube que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

A reportagem da Trivela conversou com Adson Batista, presidente do Atlético Goianiense, neste sábado (15), e o dirigente confirmou que o Cruzeiro busca a contratação do jogador.

“Eu tive uma conversa com o Pedro Martins (diretor de futebol do Cruzeiro), uma conversa amistosa”, revelou Batista.

Em entrevista coletiva concedida no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, após a vitória do Atlético-GO por 3 a 1 sobre o Sport, nessa sexta-feira (14), pela Série B do Campeonato Brasileiro, Adson afirmou que alguns times, incluindo o Cruzeiro, fizeram propostas por Shaylon. O meia, inclusive, fez um dos gols do Dragão na partida.

“Eu tenho proposta por escrito do senhor Geverson, eu tenho proposta por escrito do Ronaldo (proprietário da SAF do Cruzeiro), eu tenho proposta por escrito do Luiz Fernando, e do Shaylon. O Cruzeiro nos procurou. O que eu posso dizer é que o Atlético-GO será muito racional”, disse Adson Batista.

Atlético Goianiense impõe condição para negociar Shaylon

Apesar de confirmar a procura do Cruzeiro, Adson Batista impôs uma condição para negociar Shaylon. Segundo ele, é necessária uma reposição para que o elenco do Atlético Goianiense não fique desfalcado.

“Não houve avanço ainda porque eu não tenho peça de reposição. Acima de tudo estão os meus objetivos. A gente vai avaliar isso com calma”, disse o presidente do Dragão.

Adson já havia falado sobre essa condição na coletiva após a vitória sobre o Sport. Ele chegou a admitir a possibilidade de jogadores do Cruzeiro serem incluídos na negociação.

“Para o Shaylon sair — é um jogador muito decente, profissional —, o Atlético-GO terá que achar uma grande oportunidade de trazer um jogador para engrandecer o seu elenco. Às vezes, o Cruzeiro tem alguma coisa. Estamos conversando, temos uma relação boa com o Cruzeiro hoje. Com o empresário do Shaylon, o (Paulo) Pitombeira, um dos maiores empresários do Brasil, que é sério. A gente está conversando, mas não houve avanço”.

O jornalista Samuel Venâncio adiantou que o volante Pedro Castro, que estava emprestado ao Dibba Al-Fujairah, dos Emirados Árabes, e que não será aproveitado pelo Cruzeiro, é um dos jogadores que podem ser incluídos na negociação. O Atlético Goianiense teria se animado com a possibilidade de ter o jogador em seu elenco.

+ LEIA MAIS: Promessa que ganhou chance com Pepa já foi campeão de bicicross 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quem é Shaylon?

Revelado nas categorias de base da Chapecoense, Shaylon, de 26 anos, ainda passou pelas equipes de formação do São Paulo antes de estrear como profissional do Tricolor Paulista, em 2017. Apesar de receber oportunidades no Morumbi, o jogador passou por empréstimos no Bahia e Goiás, antes de chegar ao Atlético Goianiense, em 2022.

Pelo Dragão, Shaylon disputou 55 jogos na temporada passada, marcando 12 gols e dando quatro assistências. Apesar dos bons números, o meia não conseguiu evitar o rebaixamento de sua equipe no Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o meia já disputou 34 jogos, balançou a rede dos adversários sete vezes e distribuiu oito passes para gol, sendo um dos destaques da equipe na temporada.

Titular absoluto no Atlético Goianiense, Shaylon é um meia de bastante mobilidade, que não costuma guardar posição em campo. Ele cai pelos lados, atua pelo meio e volta para construir jogo entre os volantes. Uma espécie de “motorzinho”.

Essa versatilidade pode ser importante no time de Pepa, além do meia surgir como uma boa opção para Mateus Vital, que desde que Nikão passou a não ser mais relacionado, é o único jogador da posição no Cruzeiro.

Matheus Pereira pode não vir mais?

Uma preocupação que surgiu entre os cruzeirenses foi se a chegada de Shaylon impactaria na tentativa do Cruzeiro de contratar Matheus Pereira, do Al-Hilal, da Arábia Saudita. O jogador, visto como um reforço de peso, analisa uma proposta do clube celeste.

Apesar de ambos serem meio-campistas, um negócio não impacta no outro. Matheus Pereira é visto como uma oportunidade de mercado ímpar, que surgiu por uma junção de fatores, o que possibilitou que o Cruzeiro fizesse uma proposta salarial alta para o jogador. A Trivela explicou a operação que possibilitou o oferecimento de vencimentos muito superiores à média praticada no clube.

Portanto, caso ambos os atletas e clubes aceitem a proposta do Cruzeiro, nada impediria a dupla de chegar para reforçar o clube celeste.

Matheus Pereira: como Cruzeiro e Santos estão na disputa pelo meia

Arthur Gomes é anunciado

O Cruzeiro anunciou, neste sábado (15), o atacante Arthur Gomes, que estava no Sporting, de Portugal. Arthur, de 25 anos, custará 3 milhões de euros (R$ 16,1 milhões na cotação atual), que serão pagos de forma parcelada. Seu contrato vai até dezembro de 2026.

O jogador atua na ponta esquerda, mas pode cair, também, pelo lado direito. A Trivela analisou como o atleta pode jogar e ajudar o time celeste no decorrer da temporada.

Arthur Gomes, que é natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, falou para as redes sociais do Cruzeiro em sua chegada ao clube celeste.

“Tô muito feliz de estar aqui, de poder estar nesse grande clube. Quando eu recebi a proposta do Cruzeiro e falei com o mister Pepa também, foi uma decisão muito fácil a ser tomada. Pela grandeza do Cruzeiro e por estar de volta, também, ao Brasil, estar de volta ao meu estado, que é Minas, sou mineirinho também. Então estou muito feliz de estar aqui, realizado, e espero que a gente seja muito feliz aqui dentro”, comemorou Arthur Gomes.

O Cruzeiro anunciou a contratação de mais três jogadores, além de Arthur Cabral: o lateral-direito Helibelton Palacios, o ponta Paulo Vitor e o volante Lucas Silva. O zagueiro Zé Ivaldo, do Athletico-PR, por sua vez, assinou um pré-contrato com a Raposa e defenderá o clube a partir de 2024.

Arthur Gomes chega para reforçar o Cruzeiro: saiba como ele pode ajudar o time

Renovação com o zagueiro Weverton

O Cruzeiro acertou, neste sábado (15), a renovação contratual do zagueiro Weverton, de 20 anos, revelação das categorias de base do clube, que tem passagens por todas as Seleções Brasileiras de base. O contrato do jogador, que iria até o fim de maio de 2024, foi ampliado até o final de 2026.

Weverton estreou pelo Cruzeiro em 2021, quando disputou 13 partidas pelo time principal. O mau momento da equipe no período fez com que ele acabasse retornando ao time sub-20. Neste ano, o jogador sofreu uma grave lesão em janeiro, durante a disputa do Sul-Americano sub-20, que o tirou dos gramados por cerca de cinco meses.

O jovem zagueiro voltou a treinar com o elenco no último mês de junho, mas ainda não disputou nenhum jogo pelo time em 2023. Ele não tem sido relacionado por Pepa para os compromissos do Campeonato Brasileiro.

Caso o contrato de Weverton não fosse ampliado, ele poderia assinar com qualquer clube a partir do próximo mês de dezembro, podendo deixar o clube de graça ao fim de seu vínculo.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo