Brasileirão Série A

Cruzeiro: garoto que ganhou chance com Pepa trocou a bicicleta pelo futebol

Atacante Robert praticava bicicross e conquistou até o sul-americano da modalidade

O atacante Robert, de apenas 18 anos, fez sua primeira partida como profissional no jogo entre Vasco e Cruzeiro, no último sábado (8), que terminou com vitória celeste por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro. Destaque na base da Raposa, o jogador quase seguiu caminho em outro esporte, um pouco mais radical.

Antes de iniciar sua carreira no futebol, Robert praticava bicicross — inspirado por seu pai —, modalidade praticada com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. E o camisa 80 do Cruzeiro era bom na coisa. Mesmo ainda criança, o atleta empilhou conquistas.

“Comecei a andar quando ainda era pequeno, com três anos de idade já e aos quatro já viajava o Brasil todo disputando campeonatos. Gostava muito de praticar o esporte. Até porque meu pai praticava também e eu me inspirava nele. Jogava futebol também, mas era só um hobby. Ganhei campeonatos mineiros, brasileiros e até o Sul-americano. Sempre gostei bastante do bicicross”, contou.

Robert, promessa da base do Cruzeiro, disputando campeonato de bicicross
Robert durante competição de bicicross, na infância – Foto: Divulgação

Aos 11 anos, apesar de craque no bicicross, Robert teve que fazer uma escolha. Ele então abandonou as duas rodas, para pedalar com uma bola nos pés.

“Quando fiz 11 anos, fui chamado para uma avaliação em Belo Horizonte, onde fui muito bem. Mas, como disse, futebol era só um hobby, por mais que eu gostasse muito. Como fui aprovado nesse teste, meu pai e eu decidimos focar no futebol, pois seria impossível fazer dois esportes de alto rendimento ao mesmo tempo”, explicou o jovem.

A promessa celeste disse que ainda anda de bicicleta em seu tempo livre, mas a prática ficou para trás e o foco agora é no futebol.

“Sempre quando dá e estou de folga gosto de andar sim! Mas, não penso em voltar, meu foco é o futebol. Por mais que eu ame muito ainda, o bicicross já ficou no passado”, disse o camisa 80.

Apesar do sucesso na bike, Robert também foi campeão na base do Cruzeiro. Com a camisa celeste, ele conquistou um Campeonato Mineiro Juvenil e um Campeonato Mineiro Júnior.

Estreia de Robert como profissional do Cruzeiro

Natural de Pirapora (MG), Robert fez seu primeiro jogo como profissional há uma semana, contra o Vasco. Ele contou que a ansiedade bateu, mas que jogar pela primeira vez pela equipe principal do Cruzeiro foi uma realização.

“Foi uma experiência incrível! Um sonho realizado! Estava um pouco ansioso, mas de um jeito bom. Queria muito ajudar o Cruzeiro, entrar em campo e jogar futebol, que é o esporte que amo”.

Perguntado sobre os reforços que estão chegando para sua posição, Paulo Vitor já foi anunciado e Arthur Gomes está a detalhes de ter sua aquisição acertada, Robert afirmou que todos que chegam ao clube e os que já estão no Cruzeiro tem o mesmo objetivo de ajudar. Mas ele seguirá trabalhando por seu espaço.

“Estamos no Cruzeiro, então nossa expectativa é sempre conseguir posições mais altas. Ainda tem muito campeonato pela frente e estamos confiantes no trabalho que estamos fazendo. Sobre os reforços, eu sigo fazendo a minha parte aqui. Dou meu melhor no dia a dia e esperando minha hora chegar. Sei que os jogadores que vierem irão agregar ao time e chegarão com o mesmo objetivo. Vou fazer minha parte e ajudar o Cruzeiro sempre que precisar de mim”.

 

Pepa e Ronaldo

Robert ainda comentou sobre o papel de Pepa em sua chegada ao time de cima do Cruzeiro. O jogador ainda apontou a importância do aprendizado com os jogadores mais experientes do elenco.

“Pepa me dá muita confiança, é um cara que entende muito de esporte e está me ajudando muito nesse processo de adaptação ao profissional. E sobre meus companheiros, gosto de ouvir bastante, pois o que eu quero viver no esporte, muitos já viveram e podem me ajudar muito no meu caminho. Sei que posso aprender bastante com eles.”

Por fim, Robert comemorou o fato de defender o clube de Ronaldo, um ídolo histórico do Cruzeiro e do futebol brasileiro.

“Ronaldo é ídolo, jogar no mesmo clube que ele e ainda poder trabalhar junto com o cara é uma honra. Costumava jogar com ele no videogame e hoje o cara é dono do clube que jogo. É uma das minhas referências no futebol, me espelho muito nele”.

Quem é Robert?

Uma das principais promessas da base do Cruzeiro, Robert tem 18 anos de idade e atua como atacante pelos lados do campo. Rápido e habilidoso, o jogador disputou 51 jogos pelos sub-17 da Raposa, nos anos de 2021 e 2022, marcando onze gols. No sub-20, foram 28 jogos disputados e quatro gols marcados.

Robert em sua estreia pelo Cruzeiro, contra o Vasco da Gama
Robert vinha sendo relacionado por Pepa e recebeu sua primeira oportunidade no time principal contra o Vasco – Foto: Staff Images/Cruzeiro

Pelo profissional, o jogador foi chamado por Pepa para fazer sua estreia aos 18 minutos do segundo tempo da vitória contra o Vasco, no sábado (8). Ele substituiu Stênio, outro cria da base do Cruzeiro. Na partida, ele caiu mais pelo lado direito do ataque, apesar de também participar de algumas construções pela esquerda.

No Cruzeiro, Robert tem a concorrência de Bruno Rodrigues, Wesley Ribeiro, Stênio, Paulo Vitor, Juan Christian e Arthur Gomes, este último ainda não anunciado oficialmente.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo