Brasileirão Série A

Arthur Gomes chega para reforçar o Cruzeiro: saiba como ele pode ajudar o time

Jogador realiza exames médicos na Toca da Raposa II e assinará contrato até o final de 2026

O Cruzeiro está muito próximo de anunciar seu quarto reforço nesta janela. Se trata do ponta Arthur Gomes, que vem do Sporting, de Portugal. O jogador de 25 anos, revelado pelo Santos, chegou em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (14), e custará cerca de 3 milhões de euros (R$ 16,1 milhões na cotação atual). O valor será pago de forma parcelada, o que causará menor impacto no orçamento celeste.

Em contato com a Trivela, Neymar da Silva Santos, empresário do jogador e pai do craque Neymar, do Paris Saint-Germain, da França, e da Seleção Brasileira, confirmou que Arthur passa por exames médicos na Toca da Raposa II. Se tudo correr dentro do planejado, o ponta assinará contrato com a Raposa até o final de 2026.

Arthur Gomes disputou a última temporada pelo Sporting, chegando a marcar um golaço contra o Tottenham, da Inglaterra, durante a fase de grupos da Champions League. Apesar do feito, o jogador era reserva e costumeiramente entrava em campo no decorrer das partidas.

Arthur atuou em 38 partidas pelo Sporting na temporada europeia passada, marcando quatro gols e dando três assistências. Foram 10 jogos como titular e 28 entrando durante os confrontos.

No Cruzeiro, Arthur Gomes terá a concorrência de Bruno Rodrigues, Wesley Ribeiro, Stênio, Paulo Vitor, Robert e Juan Christian. O jogador desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, junto com Neymar da Silva Santos.

Como joga Arthur Gomes, novo reforço do Cruzeiro?

Arthur Gomes é destro e gosta de atuar pelos lados do campo, em especial o esquerdo. No Cruzeiro, é Bruno Rodrigues, um dos destaques do time, que faz a função. Apesar da concorrência pesada, o reforço chega para encorpar o elenco e pode dar descanso ao camisa 9 que atuou em todas as partidas com Pepa e já chegou a sofrer desgaste muscular.

Além disso, Arthur também pode atuar pelo lado direito, sendo opção a Wesley, que também vem de grande sequência de jogos. A situação da dupla é parecida, já que o camisa 11 também atuava pela esquerda, chegando a jogar assim no Cruzeiro, mas teve que mudar de lado para que Bruno Rodrigues ocupasse seu espaço favorito.

Outro ponto que justifica a contratação de Arthur Gomes é a forma com que os extremos atuam no Cruzeiro. Ambos os pontas têm obrigações defensivas e voltam muito para ajudar a marcar. Isso existe da parte física, um dos destaques do novo contratado, e também desgasta os atletas. Por isso, a presença de novos nomes para a função é importante no elenco.

Características de Arthur Gomes

Arthur Gomes é aquele típico ponta rápido que gosta de carregar a bola e atacar espaços nas costas da defesa. O jogador foi o quinto atleta que mais progrediu com a posse em seus anos em Portugal. Além disso, foi o nono que mais recebeu passes em profundidade. Essas características indicam um bom jogador para puxar contra-ataques. Os dados são do Wyscout.

O jogador, que tem 1,74 metro e pesa 69 quilos, também tem números relevantes em relação a atuação defensiva. Como um homem de ataque, Arthur tem boa média de recuperações, duelos defensivos e, principalmente, duelos ofensivos, sendo o segundo que mais participa deste último tipo de ação no futebol português.

Suas características são interessantes para o modelo de jogo do Cruzeiro, que conta com a combatividade de seus pontas no ataque e na defesa.

Atacante, Arthur não faz o tipo goleador, tendo poucos gols na carreira, inclusive no recorte dos últimos dois anos. Apesar disso, tem média de cinco cruzamentos por jogo, acertando 22% deles. Ele também tem preferência em fazer passes mais longos e incisivos.

Arthur Gomes também se destaca nos dribles, acertando, em média, 4.4 por jogo, mais da metade dos que tenta. Foi um dos jogadores com melhor índice no quesito durante o Campeonato Português.

Carreira de Arthur Gomes

Arthur Gomes começou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Santos. Ele chegou ao profissional em 2016, aos 18 anos, disputando dois jogos naquele ano. Em 2017, sua presença foi mais constante, com 17 jogos e três gols marcados.

O ano em que Arthur fez mais jogos com a camisa do Santos foi em 2018, com 37 partidas, quatros gols e duas assistências. Após começar 2019 atuando pelo Peixe, o ponta foi emprestado para a Chapecoense. Em 2020, retornou ao alvinegro praiano, sendo bastante utilizado. No ano seguinte, um novo empréstimo, ao Atlético Goianiense.

Ida à Europa

Em cinco meses no clube goiano, Arthur fez 28 jogos, balançando a rede quatro vezes e distribuindo três assistências. O jogador não chegou a terminar 2021 no Atlético, se transferindo no fim de agosto para o Estoril, de Portugal.

Após um ano no Estoril, onde fez 33 partidas, com três gols e cinco assistências, o jogador foi vendido ao Sporting, um dos principais clubes do país, por 2,9 milhões de euros (R$ 15,6 milhões na cotação atual).

Matheus Pereira: o plano do Cruzeiro para fazer alto investimento pelo meia

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo