Matheus Pereira: como Cruzeiro e Santos estão na disputa pelo meia
Jogador do Al-Hilal pode ter primeira experiência no futebol brasileiro em 2023

Além da melhor posição no Campeonato Brasileiro — cinco pontos separam as equipes —, o Cruzeiro se encontra em vantagem sobre o Santos para contar com o futebol Matheus Pereira, meia de 27 anos do Al-Hilal, da Arábia Saudita, cobiçado pelas duas equipes. O jogador, que está de saída de seu clube atual, vê um retorno ao Brasil com bons olhos, mas diante dos valores, o Peixe decidiu não ir além de uma sondagem.
Caso retorne, Matheus Pereira atuará pela primeira vez no Brasil. Nascido em Belo Horizonte (MG), o meia nunca jogou por um clube brasileiro. Ele foi formado nas categorias de base do Sporting, de Portugal, clube pelo qual estreou profissionalmente. O jogador ainda passou por Alemanha e Inglaterra, antes de chegar ao futebol saudita.
Matheus Pereira é visto como um reforço de peso, principalmente pelas atuações com a camisa do West Brom, da Inglaterra, clube em que mais se destacou, tanto no Championship quanto na Premier League.
Ainda assim, os números do jogador não deixam a desejar em outros clubes pelos quais atuou, inclusive no Al-Hilal e no Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, clube no qual esteve emprestado no primeiro semestre de 2023.
O Al-Hilal, um dos clubes que vem recebendo grandes investimentos do governo saudita e tem pagado caro numa série de jogadores de alto nível na Europa, não conta com Matheus para a próxima temporada e planeja emprestá-lo. A ideia é valorizar o meia, para que ele seja vendido no meio do ano que vem e o clube possa recuperar parte dos 18 milhões de euros (aproximadamente R$ 96,5 milhões na cotação atual) investidos no jogador em 2021.
Quais são as armas do Cruzeiro para contratar o jogador?
O Cruzeiro foi o primeiro time a surgir como possível destino de Matheus Pereira, no decorrer da última semana. O meia tem proposta oficial do clube nas mãos e a parte azul de Minas Gerais vive a expectativa de um acordo. Entre as principais armas para convencer o jogador a se mudar para Belo Horizonte, estão:
- O desejo do jogador, que é cruzeirense, em atuar pelo seu time do coração
- Retorno do atleta para sua cidade natal, Belo Horizonte
- Protagonismo em um projeto em ascensão
- Proposta salarial alta para os padrões brasileiros
- Recebimento de salários e demais direitos em dia
- Acerto com o Al-Hilal
Matheus Pereira (27 anos) por Al-Wahda e Al-Hilal:
⚔️55 jogos (43 titular)
⚽️5 gols
?️19 assistências
⏰156 mins p/ participar de gol
?126 passes decisivos (!)
?32 grandes chances criadas (!)
?48 dribles certos (59%!)
?111 faltas sofridas (!)
?Nota Sofascore 7.22— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) July 6, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dificuldades para o Santos logo se apresentaram
Após fazer uma sondagem aos representantes do jogador, o Santos decidiu não ir além. Apesar de estar se esforçando para reforçar o elenco do técnico Paulo Turra, os valores que envolveriam a contratação de Matheus Pereira por empréstimo foram considerados elevadíssimos.
Desde o momento em que procurou o estafe do meia, a cúpula alvinegra tinha conhecimento das dificuldades que o negócio apresentaria. Afinal, Matheus Pereira escolheu defender o Al-Hilal para conquistar a sua independência financeira. E os obstáculos econômicos se apresentaram assim que o Santos tomou conhecimento dos vencimentos do atleta.
Quais eram as armas do Santos para contratar o jogador?
Depois de alguns anos com diferentes cobranças na Fifa, o Santos recuperou a credibilidade no mercado honrando quase todos os seus compromissos com outros clubes – existe uma pendência com o Vasco referente à compra do lateral-direito Nathan.
Por isso, o Peixe tem se mostrado com mais argumentos na hora de oferecer alguns modelos de negócio. Seja em relação a valores – com o cofre abastecido pela venda de Ângelo ao Chelsea, por 15 milhões de euros (R$ 79 milhões na cotação do dia) e na forma de pagamento.
Ocorre que essas armas sequer foram sacadas de forma oficial para tentar a contratação de Matheus Pereira. O clube acredita que seja possível buscar outro nome no mercado por meio de uma transferência em definitivo oferecendo os valores que seriam aplicados no negócio por empréstimo.
Santos ativo nesta janela de transferências
A pedido do técnico Paulo Turra, o Santos já tem três contratações acertadas.
- Dodô: o lateral-esquerdo de 31 anos era apenas a terceira opção no Atlético-MG e tinha contrato até o final da atual temporada. Ele firmou um vínculo duas temporadas com o Peixe.
- Jean Lucas: sem receber oportunidades no Monaco, o meio-campista será adquirido definitivamente e assinará um vínculo de quatro anos com o Santos.
- Julio César Furch: o centroavante argentino de 33 anos também tinha mais seis meses de contrato com Atlas, do México, e defenderá o time da Vila Belmiro por duas temporadas.
Matheus Pereira é cruzeirense
Cruzeirense assumido, Matheus Pereira sonha em jogar pelo seu time do coração. Como passou duas temporadas recebendo um salário altíssimo no Al-Hilal e no Al-Wahda, a vontade do jogador em atuar pelo Cruzeiro pode superar entraves financeiros.
O meia já postou fotos nas arquibancadas em jogo do Cruzeiro e de visita na Toca da Raposa I, centro de treinamento da base do clube, e — de acordo com Pedro Martins, diretor de futebol do cruzeirense —, sempre que possível frequenta partidas do time estrelado.
O pai de Matheus Pereira também já afirmou que seu filho é torcedor do Cruzeiro.
#Férias! Visita ao @Cruzeiro! Toca da Raposa I, categoria de base para rever alguns amigos. ??⚽️ pic.twitter.com/duaGfIUbIg
— Matheus Pereira (@MatheusPereira) May 21, 2016
Retorno a BH
Nascido em Belo Horizonte, Matheus Pereira vê com bons olhos o retorno para a sua cidade natal. O jogador deixou o Brasil muito novo e se aproximar de suas raízes é mais um atrativo.
Protagonismo em um projeto em ascensão
O projeto de Ronaldo Nazário à frente da SAF do Cruzeiro tem alcançado seus objetivos e o clube enxerga a chegada de Matheus Pereira como um aditivo importante para acelerar o processo de tornar o time celeste ainda mais competitivo.
- REFORÇO PARA A ZAGA: Cruzeiro empilha recusas de zagueiros, mas continua ativo no mercado
Se contratado, Matheus Pereira chegaria, provavelmente, para ser “o cara” do time, tanto dentro, como fora de campo. Chegar com esse status, em um clube que tem um projeto de curto e médio prazo bem definido pode pesar na escolha do atleta.
Salário alto para o futebol brasileiro
Matheus Pereira vê com bons olhos o retorno ao Brasil, mas sabe que nenhum clube do país paga o que recebe na Arábia Saudita. Portanto, o jogador está ciente que terá que abrir mão de valores independentemente do clube que escolher em solo brasileiro.
Apesar disso, a organização financeira do Cruzeiro permite que o clube ofereça ao jogador um salário alto para os padrões nacionais, fazendo com que a Raposa possa competir com outros interessados. O clube celeste tem um plano para fazer esse grande investimento pelo meia.
Matheus Pereira: o plano do Cruzeiro para fazer alto investimento pelo meia
Para jogar pelo Cruzeiro, Matheus não precisaria abrir mão de valores muito maiores do que para jogar por outros clubes brasileiros, exceto se algum dos interessados oferecesse um valor não praticado por aqui.
Recebimento de salários e demais direitos em dia
Um ponto tão interessante quanto o do valor salarial é a garantia de recebimento sem atrasos. O Cruzeiro tem cumprido seus compromissos e mantido salários e demais direitos dos atletas em dia.
A proposta apresentada para Matheus Pereira se encaixa no orçamento do clube e não resultaria em descontrole financeiro. Por outro lado, isso significa que o Cruzeiro não irá subir a régua e entrar num leilão pelo jogador.
Acerto com o Al-Hilal
O Cruzeiro já se acertou com o Al-Hilal. Inicialmente, o clube mineiro queria Matheus Pereira por empréstimo até o final de 2024. Os sauditas, por sua vez, desejam emprestar o atleta até junho do ano que vem. Essa discordância não pesa para o time celeste, que está disposto a contar com o jogador pelo tempo que o clube detentor do passe do atleta ceder.