Cruzeiro recebe América-MG com a obrigação de voltar a vencer no Mineirão
O Cruzeiro ainda não conseguiu vencer no estádio em 2023; torcida irá encher o Gigante da Pampulha para o clássico contra o América-MG

Cruzeiro e América-MG se enfrentam neste domingo (1), às 16h, no Mineirão, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ameaçada de rebaixamento, a dupla mineira sabe que vencer é obrigação para que a situação na tabela não se complique ainda mais.
Mandante, o Cruzeiro contará com a força de sua torcida, que comparecerá em bom número no Mineirão. São esperados mais de 45 mil presentes. O time celeste tem jogado pouco na temporada — a Raposa disputa somente o Campeonato Brasileiro — e por isso a última partida no estádio aconteceu há quase um mês, no empate em 0 a 0 contra o RB Bragantino, pela 22ª rodada. Depois disso, a equipe estrelada pegou Santos e Fluminense fora de casa.
Outrora uma fortaleza para o Cruzeiro, o Mineirão tem sido um problema para o time celeste. Com boa campanha nas partidas fora de casa, a Raposa tem sofrido para vencer seus jogos em Minas Gerais, desde o início da temporada, e não conseguiu um triunfo sequer no Gigante da Pampulha neste ano de 2023. A situação chega a ser peculiar, pois historicamente o clube mineiro sempre foi muito difícil de bater no estádio, escrevendo sua história dentro das quatro linhas do principal palco do esporte mineiro.
O desempenho ruim em casa é um dos principais motivos para o Cruzeiro não engrenar na temporada. No período em que o clube conseguiu aproveitar o mando de campo e vencer partidas em sequência no Independência — o time celeste passou por uma rotina intensa de mudança de estádios na primeira metade da temporada —, houve também uma manutenção nos lugares mais nobres da tabela. Quando esse momento passou, a Raposa despencou.

Escalação do Cruzeiro
Zé Ricardo fará mudanças no Cruzeiro em relação ao time que iniciou a partida contra o Fluminense, no dia 20 de setembro. Gilberto, que ganhou oportunidades como titular nos dois primeiros jogos do novo treinador no comando da equipe, não agradou e vai voltar para o banco de reservas. Com isso, Nikão, Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Wesley passam a brigar por três vagas no ataque. Aquele que for preterido deve ser acionado na segunda etapa.
Outra mudança que deve ocorrer é o retorno do zagueiro Luciano Castán, que volta ao time após cumprir suspensão. A tendência é que Lucas Oliveira volte ao banco de reservas, com Castán fazendo dupla com Neris.
A tendência é que a escalação do Cruzeiro de Zé Ricardo seja: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital; Wesley, Arthur Gomes (Bruno Rodrigues) e Nikão.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
América-MG sofre com desfalques
Desesperado e na vice-lanterna do Brasileirão, com nove pontos a menos que o Goiás, primeiro time do Z4, o América-MG joga a vida contra o Cruzeiro. Cada ponto que o Coelho deixa de conquistar aproxima a equipe mineira da Série B, após três temporadas seguidas na elite do futebol nacional.
Para bater o Cruzeiro, o treinador argentino Fabián Bustos precisará superar uma série de desfalques. O zagueiro Iago Maidana e o atacante Felipe Azevedo foram expulsos na última partida, a derrota para o Vasco, em pleno Independência. O meio-campista Emmanuel Martínez fica suspenso pelo terceiro amarelo. O atacante Rodrigo Varanda se lesionou e também não joga.
Se perdeu alguns jogadores, Bustos poderá contar com a volta de Danilo Avelar, que cumpriu dois jogos de suspensão após ser expulso contra o Cuiabá. Everaldo é outro que retorna depois de cumprir suspensão automática contra o Vasco.
A escalação do América-MG para enfrentar o Cruzeiro é uma grande interrogação, mas deve ser parecida com: Cavichioli; Daniel Borges (Burgos), Ricardo Silva, Éder, Danilo Avelar; Breno, Juninho, Cazares (Javier Méndez); Everaldo, Benítez e Mastriani.
Cruzeiro e América-MG na tabela
O Cruzeiro terminou a 24ª rodada do Brasileirão na 13ª colocação, com 29 pontos em 24 jogos. Se vencer o América-MG, o clube celeste pode ganhar até três posições, indo para o décimo lugar. Por outro lado, se perder, a Raposa pode ficar somente um ponto acima da zona de rebaixamento, recebendo uma pressão que ainda não sentiu nessa temporada.
Se as coisas não estão boas para o Cruzeiro, para o América-MG estão péssimas. O Coelho é o vice-lanterna, com 17 pontos em 24 partidas. Mesmo vencendo, o alviverde se manterá na mesma posição. Apesar disso, pontuar é necessário para que o clube não fique totalmente afundado com distância ainda maior para outros times de dentro do próprio Z4. Em caso de tropeço, a situação da equipe de Fabián Bustos ficará ainda mais difícil de se resolver.