Brasileirão Série A

Única opção para Corinthians na temporada é se salvar no Campeonato Brasileiro

Ainda lutando contra o perigo do rebaixamento, Corinthians vê calendário de 2024 depender de posição de rivais no Brasileirão

Restam 13 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, da temporada de 2023. Após perder duas semifinais, para o Fortaleza na Sul-Americana e para o São Paulo na Copa do Brasil, o Corinthians só possui uma opção: vencer jogos no Brasileirão e permanecer na Série A.

O Timão encontra-se na 13ª posição, com 30 pontos, quatro à frente do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Vasco. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Corinthians tem uma probabilidade de 14,1% de ser rebaixado para a segunda divisão. Embora as chances de queda não sejam elevadas, o sinal de alerta, que já deveria ter sido ativado, agora pisca freneticamente.

A sequência de jogos do Corinthians não é fácil, com um confronto contra o Flamengo no sábado (7), na Neo Química Arena, seguido pelo Fluminense, no dia 18, no Maracanã. O jogo com o Tricolor Carioca ocorrerá após a Data Fifa, uma pausa que Mano Menezes pretende aproveitar para reorganizar a equipe:

– Talvez depois da Data Fifa dê uma condição de intensidade maior durante o jogo. Não se trata de errado ou dê certo, mas de diferente, jeito diferente de fazer. Acho que os jogadores estão precisando disso. É o que detectamos e o que vamos fazer – afirmou o técnico após a derrota para o Fortaleza.

Corinthians deixou o Brasileiro de lado e focou nas prioridades que não deram certo

Em 2023, o Corinthians participou de cinco competições e acabou sendo eliminado em quatro delas: o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, a Libertadores e, mais recentemente, a Copa Sul-Americana. Por ter concentrado seus esforços nas competições de mata-mata, que poderiam render títulos “mais fáceis”, o Brasileirão acabou sendo negligenciado.

A trajetória na Libertadores foi decepcionante, pois o time não conseguiu avançar além da fase de grupos, conquistando apenas uma vitória contra o Liverpool, do Uruguai. Com a eliminação na Libertadores, a Copa do Brasil se tornou a principal esperança, mas infelizmente também não deu certo, com a derrota para o São Paulo na semifinal. Por fim, a Copa Sul-Americana foi a última tentativa, mas o Corinthians mais uma vez não conseguiu seguir adiante, terminando em eliminação para o Fortaleza na semifinal.

O Corinthians foi dançando conforme a música tocava, e antes de ser demitido, Vanderlei Luxemburgo, que era o treinador do time na época, expressou em uma coletiva qual havia sido a verdadeira prioridade desde o seu início no Alvinegro: evitar o rebaixamento para a Série B. Ao que parece, esse discurso se mostrou acertado, já que agora está claro que essa era a preocupação central do clube.

Calendário de 2024 parece mais na mão de rivais do que do Corinthians

Sem dúvida, a prioridade é evitar o rebaixamento, mas, além disso, uma boa colocação no Campeonato Brasileiro pode garantir competições para o próximo ano e manter o calendário do Corinthians competitivo. No entanto, atualmente, o cenário não é muito favorável, e até o momento, o Corinthians só teria a perspectiva de disputar o Brasileirão e o Paulista em 2024.

O clube só se encontra na zona de classificação para a Sul-Americana no momento por causa do título do São Paulo na Copa do Brasil, que acaba ampliando a zona no momento, já que o São Paulo é 10º colocado no campeonato.

Uma nova participação na Libertadores é vista como praticamente inviável no momento, visto que o Corinthians está 11 pontos atrás do Fluminense, sexto colocado e último membro da zona de classificação à pré-LIbertadores.

A vaga na Copa do Brasil está ameaçada, já que no primeiro ano em que a classificação é feita diretamente pelos estaduais, a eliminação precoce nas quartas de final para o Ituano, terminando em sétimo lugar do campeonato, dificulta a missão.

Resta apenas uma opção: herdar a classificação. Em outras palavras, o Corinthians depende dos resultados de outros times. Entre as cinco melhores equipes do Campeonato Paulista estão o Red Bull Bragantino e o Palmeiras, atualmente ocupando o segundo e terceiro lugares na tabela. Caso os dois se mantenham por lá, o Corinthians pode herdar uma vaga do estado.
Em resumo, o calendário de competições de 2024 do Corinthians depende mais do outros do que dele mesmo. Que tem a única missão de se salvar no Campeonato Brasileiro.
Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo