Brasileirão Série A

Corinthians se prepara para enfrentar Fortaleza em prévia da Sul-Americana

Antes de irem a campo pela semifinal da Copa Sul-Americana, Corinthians e Fortaleza se enfrentam em jogo válido pelo Brasileirão

Antes do confronto contra o Fortaleza nesta quinta-feira (14), Vanderlei Luxemburgo teve doze dias para arrumar a casa e trabalhar com mais tranquilidade as modificações que o time do Corinthians necessita para a continuidade da temporada 2023 que ainda tem pela frente 16 rodadas do Campeonato Brasileiro, já contando com a partida atrasada contra o Grêmio.

A sequência de jogos dos próximos dias também não ajuda o treinador, que aproveitou a Data Fifa para apaziguar sua relação com a imprensa e a torcida, que vinha vivendo momentos conturbados após as partidas, principalmente depois do confronto contra o Estudiantes, na Argentina.

Além do Brasileirão, com o Fortaleza fora de casa e os jogos contra Grêmio e Botafogo em Itaquera, o Timão também tem as semifinais da Copa Sul-Americana como prioridade. Após a eliminação na Copa do Brasil para o São Paulo, a equipe corinthiana concentra seus esforços na competição continental, a única em que ainda tem chances de ser campeã neste ano.

Na entrevista coletiva logo após a eliminação no Morumbi, Luxemburgo voltou atrás do que disse sobre não priorizar a Copa Sul-Americana:

– Agora que saímos da Copa do Brasil, o presidente falou, é chegar lá em cima no Brasileiro para ir à Libertadores e ir bem na Sul-Americana. Qual o problema de mudar o foco na Sul-Americana? É só questão de boa vontade. Saímos na Copa do Brasil, a Sul-Americana passou a ter importância para nós – afirmou.

De volta ao Brasileirão, a partida desta quinta-feira dará ao Timão uma amostra do que será o Castelão na decisão, algo que pode ou não acontecer nos jogos decisivos da competição continental. Além disso, a pressão da torcida do Fortaleza, que deve lotar o estádio em todos os jogos contra o Corinthians, é um fator a ser considerado.

Como Luxemburgo trabalhou na Data Fifa

Sem poder contar com os jogadores que estavam servindo suas respectivas seleções nacionais, como Matías Rojas, Bruno Mendez e Gabriel Moscardo – que retornou ontem aos treinamentos no CT Dr. Joaquim Grava após o cancelamento do jogo da Seleção Brasileira Olímpica -, Luxemburgo aproveitou os dias para dar oportunidade a alguns jogadores da base durante os treinos. No sábado, os dois elencos, o principal e o sub-20, se enfrentaram, proporcionando ao treinador a chance de ajustar a equipe no aspecto ofensivo e de aprimorar as jogadas de bola parada.

Esse período sem jogos oficiais também ajudou o Timão na recuperação de jogadores que estavam no departamento médico do clube, incluindo o meia Renato Augusto, principal nome do elenco, e Fagner, que está afastado dos gramados desde o dia 25 de julho, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.

Como foi o desempenho do time depois da primeira Data Fifa

Quanto ao desempenho da equipe após a primeira Data Fifa, antes da pausa em junho, Luxemburgo comandou 12 jogos com um aproveitamento de 27,7%. Havia especulações consideráveis sobre a permanência ou não do treinador no banco de reservas do Alvinegro, mas na época, Luxemburgo recebeu o apoio da diretoria.

Após essa primeira pausa, foram disputados mais 22 jogos, resultando em seis empates, quatro derrotas e 12 vitórias até o confronto com o Palmeiras antes do início da Data Fifa. O aproveitamento do treinador mudou significativamente, agora alcançando 63,6%. A equipe já acumula três jogos sem perder no Brasileirão.

O momento do Corinthians no Brasileirão 

A situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro já foi pior, chegando a se aproximar da zona de rebaixamento e até mesmo entrando nela. Atualmente, ocupando a 14ª posição com 26 pontos, o time precisa encontrar a regularidade nas vitórias para se distanciar ainda mais da segunda metade da tabela. É importante considerar que São Paulo, Cuiabá e Cruzeiro, que estão à sua frente na classificação, também possuem um jogo a menos no campeonato.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo