Corinthians avança na Sul-Americana, mas falas de Luxemburgo ligam sinal de alerta
Após classificação na Sul-Americana contra o Estudiantes, Luxemburgo bancou estratégias perigosas traçadas para o Corinthians no mata-mata.
O Corinthians conseguiu a vaga na semifinal da Copa Sul-Americana ao bater o Estudiantes nos pênaltis após perder por 1 x 0 no tempo regulamentar, em partida realizada na Argentina nesta terça-feira (29). Apesar da classificação, o desempenho do time desagradou a torcida alvinegra, já que durante os 90 minutos o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não conseguiu uma jogada efetiva contra o time adversário.
Na coletiva pós-jogo, para ainda mais descontentamento dos torcedores, o treinador corinthiano disse que a estratégia traçada para a partida em La Plata deu certo, e revelou um desejo um tanto quanto inusitado que adotou na semifinal da Copa do Brasil, quando a equipe foi eliminada pelo São Paulo.
Segundo o Luxemburgo, a ideia era mesmo sair perdendo por 1 x 0 no primeiro tempo, já que isso mexeria com o emocional da equipe.
– Contra o São Paulo, deixamos de jogar 45 minutos. Aqui levamos um gol com 54 segundos, muda tudo. Contra o São Paulo, eu queria sair perdendo o primeiro tempo de 1 x 0, porque tem o emocional. Quando o São Paulo fez 2 x 0, tivemos que ir para cima e não tomar gol para ir às penalidades – contou Luxemburgo sobre a partida da Copa do Brasil.
O técnico do Corinthians seguiu citando que a estratégia tem que ser pensada nos dois tempos e que é importante usar suas melhores ferramentas em torneios de mata-mata.
– Aqui estávamos já nas penalidades. Temos jogadores que sabem bater pênalti e temos um goleiro que pega pênaltis. É a estratégia de levar a uma semifinal e ganhar isso. Mais fechado, mais aquilo, sofrido. Eu valorizei o São Paulo, mas esse time aqui é ruim? (O Estudiantes) É excelente: mudam de posição, fazem tudo com propriedade. Eles têm qualidade para fazer – completou.
A estratégia deu certo (?)
Ainda durante a coletiva, o técnico foi perguntado se havia cometido um erro na estratégia, já que a equipe sofreu bastante após tomar o gol com menos de um minuto, precisando contar com o auxílio da trave quatro vezes (e mais duas nos pênaltis) e uma boa atuação de Cássio para se classificar.
Luxemburgo rejeitou a noção e ressaltou mais uma vez o fato de ter Cássio, que chegou a 32 cobranças de pênaltis defendidas com a camisa do Corinthians.
– Deu certo, nós classificamos. Errado é quando você não consegue o resultado. Nós sabíamos, estava até conversando com os jogadores, nós temos que valorizar essa passagem para a fase seguinte, pois nós enfrentamos uma das melhores equipes que nós jogamos até hoje… muita qualidade. O resultado lá fez que nós fizéssemos perder aqui e nós temos um goleiro que pega pênalti e temos bons batedores – afirmou o técnico.
O trabalho é bom?
A resposta do treinador traz à tona muitos questionamentos ao trabalho com uma equipe que mesmo chegando em duas semifinais de competições de mata-mata não vem desempenhando um bom futebol dentro de campo.
Apesar de dizer que a estratégia deu certo contra os argentinos, o treinador deixa claro que na semifinal da Copa do Brasil, entrou e preparou seus jogadores para segurar o resultado do primeiro jogo, e que claramente não deu certo.
Mesmo com as declarações na coletiva e a empolgação por passar nos pênaltis, Vanderlei ainda precisa ajustar o time ajustar taticamente o time que não conseguiu levar perigo ao gol do Estudiantes e vem tendo problemas para criar e converter chances nos últimos jogos, como contra o Goiás no último fim de semana, pelo Brasileirão.
A classificação mascara o trabalho feito por ele no comando do time, que terá uma barreira talvez ainda maior no fim de semana, quando enfrenta o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (3), às 16h (horário de Brasília na Neo Química Arena.
A semifinal
O Corinthians vai enfrentar na semifinal da Sul-Americana o vencedor do confronto entre Fortaleza e América – MG. Na primeira partida, o Leão do Pici venceu por 3 x 1.
Como veio da Libertadores após terminar em terceiro de seu grupo, o Corinthians definirá a vaga fora de casa, tanto faz o oponente. As semifinais estão marcadas para as janelas de 26 a 28 de setembro para a ida e 3 a 5 de outubro para a volta.
Próximos jogos do Corinthians
- Corinthians x Palmeiras, pelo Brasileirão – 3 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília) – Neo Química Arena, em São Paulo;
- Fortaleza x Corinthians, pelo Brasileirão – 14 de setembro (quinta-feira), às 19h (horário de Brasília) – Castelão, em Fortaleza;
- Corinthians x Grêmio, pelo Brasileirão – 18 de setembro (segunda-feira), às 21h (horário de Brasília) – Neo Química Arena, em São Paulo.