Brasileirão Série A

Corinthians inicia planejamento de 2024 pensando nas Copas – graças aos adversários

Competições importantes, as Copas impõe necessidade de reforços no elenco e preocupação com saídas e chegadas

Há pouco tempo a temporada de 2024 do Corinthians era uma incógnita diante ao que o time foi apresentando durante este ano. Em determinado momento, as únicas certezas sobre o calendário eram o Campeonato Paulista e o Brasileirão, ainda com o receio de poder estar na Série B na próxima temporada.

Faltando dois dias para último jogo do ano, e a permanência na elite do futebol nacional garantida, a próxima temporada já ganhou forma com mais duas competições à vista: a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. A disputa das Copas é essencial para o clube. É nesses jogos que a receita arrecadada mais que duplica, tanto com bilheteria quanto com as premiações pagas pela Conmebol e a CBF.

O acesso, no entanto, não foi exatamente como o torcedor esperava. O Corinthians conseguiu suas vagas por conta de uma série de resultados ruins dos seus adversários.

Vaga na Copa do Brasil veio pelo Paulistão, depois de sucesso de rivais

O Corinthians conseguiu a vaga na Copa do Brasil ocupando a que originalmente seria do Palmeiras. O Alviverde, que pode ser campeão do Brasileirão, está classificado para a Libertadores e entra direto na terceira fase da disputa da Copa mais bem paga do país.

Ainda que o maior rival não liberasse a vaga, o Corinthians poderia entrar no lugar do São Paulo, que venceu a Copa do Brasil em 2023 e, por isso, se classificou automaticamente para a próxima edição.

O Corinthians até teve outras oportunidades de se classificar por conta própria, mas esbarrou nas eliminações precoces nos torneios de mata-mata, como no Campeonato Paulista, onde foi eliminado pelo Ituano nos pênaltis, ficando com a sétima melhor campanha no estadual.

Diferente dos rivais, o Corinthians disputará a Copa do Brasil desde a primeira fase, que segundo o calendário base da CBF, começa no dia 21 de fevereiro. Ao todo, 80 clubes jogam a competição desde o início e os confrontos só serão definidos no próximo mês. Já possível ter uma ideia de qual pote o Timão deve cair, e quais as outras nove equipes que estarão com ele: Fortaleza, América-MG, Internacional, Bahia, Atlético-GO, Cruzeiro, Cuiabá, Coritiba e Vasco.

Corinthians foi de preocupação com rebaixamento à vaga na Copa Sul-Americana graças a combinação de resultados

Outra competição que caiu no colo do alvinegro foi a Copa Sul-Americana, campeonato que o Corinthians foi semifinalista em 2023, e que nunca foi campeão. A vaga também veio graças soma de resultados negativos dos adversários que estavam na disputa contra o rebaixamento. Santos, Vasco e Bahia não conseguiram somar a quantidade de pontos necessários para alcançar o Timão.

A uma rodada do fim do campeonato, o Corinthians ocupa a 13ª colocação com 47 pontos – a zona de classificação para a disputa continental vai o 14º lugar, já que a vaga do Fluminense sobra, por conta da conquista da Libertadores. Na penúltima rodada, uma combinação de resultados improvável, mas possível, poderia ter feito o time entrar na zona de rebaixamento.

Nos próximos dias, a atual diretoria deve se reunir com Mano Menezes para traçar os primeiros passos da reformulação que elenco. Diante de um calendário tão apertado no próximo ano, o elenco precisará estar reforçado. Na última coletiva o treinador reforçou que deve receber a mesma quantidade de jogadores que sair.

-A chegada de jogadores influência nas saídas, pois é isso que se compara. É uma transformação para ganhar qualidade, competitividade, valências físicas. Mas tem que colocar na balança se as transformações significarão acréscimos. Já vimos transformar para pior e isso não vai acontecer. – disse Mano.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo