Brasileirão Série A

Com Mano Menezes Corinthians teve mais vitórias fora de casa do que na Neo Química Arena

Últimos revezes em casa, fazem da despedida do elenco em Itaquera uma incógnita diante do Internacional

O Corinthians de 2023 é uma grande bagunça, a quantidade de erros transformou a temporada em uma bola de neve que arrastou o clube até a situação mais complicada no Campeonato Brasileiro que era lidar com a possibilidade de entrar na zona de rebaixamento e arriscar disputar a Série B pela segunda vez na sua história.

Nos dois últimos jogos fora de casa em que o Timão foi pressionado para conseguir o bom resultado, em Porto Alegre, diante do Grêmio e o Vasco, em São Januário, conseguiu a vitória, enquanto em casa, na Neo Química Arena, as coisas não saíram como esperado, já que jogador em casa era um trunfo para equipe.

– Itaquera faz parte da história recente e vencedora do Corinthians, você não tem uma passagem tão dura como quando o Pacaembu, lá no passado, como vivi da primeira vez. Tudo isso é novo.

Desempenho do Corinthians na Neo Química Arena já foi melhor, mas hoje é uma incógnita

Jogar em Itaquera sempre foi uma carta na manga do Timão, diante da sua torcida nesta temporada, a equipe conseguiu reverter resultados adversos, e classificações que pareciam ser praticamente impossíveis, mas diante da Fiel, as coisas sempre dentro do possível foram boas, isso pelo menos até agora.

Vale usar como exemplo a partida com o Tricolor Gaúcho, depois da vitória em Porto Alegre e a pausa da Data Fifa, o torcedor corintiano estava confiante de que no jogo seguinte diante do Bahia, em Itaquera o time engataria mais uma vitória, mas o que aconteceu foi a goleada do Bahia, em casa, sem o elenco corintiano demonstrar reação.

Desde que Mano Menezes foi contratado em 28 de setembro, o Corinthians disputou seis jogos em casa, desses só conseguiu sair com o resultado favorável diante do Athletico-PR por 1 a 0, empatou outros quatro jogos e perdeu um.

Aproveitamento de Mano Menezes fora de casa é melhor 

Se dentro de da Neo Química Arena as coisas não saíram como esperado, longe dela o resultado surpreendeu, foram cinco jogos e três vitórias, conquistando nove pontos, essenciais para o Time sobreviver ao Campeonato, ou seja, com Mano Menezes o Corinthians conseguiu vencer mais quando não está em seus domínios, o que dá ao time um aproveitamento de 67%. Desde a chegada do treinador, o Timão venceu Cuiabá, Grêmio e Vasco da Gama, e perdeu para o São Paulo e RB Bragantino.

Com outros quatro treinadores: Lázaro, Cuca, Danilo – que esteve à frente no derby-, e Luxemburgo, o Timão disputou fora de casa 13 jogos e conseguiu apenas duas vitórias, o aproveitamento chegando a 23%. Vale lembrar que Fernando Lázaro, primeiro treinador no ano, não esteve a frente de nenhuma partida pelo Brasileirão.

Números em Itaquera fazem jogo com o Internacional ser uma preocupação

Caso a vitória sob o Vasco não tivesse acontecido, o Corinthians chegaria para partida diante do Internacional com a corda no pescoço para um bom resultado, e podendo até mesmo decidir sua permanência na série somente na última rodada diante do Coritiba.

Hoje na 12ª colocação, com 47 pontos conquistados, cinco a frente do Cruz Maltino, primeiro no z4, o clima é mais tranquilo, porém diante as últimas atuações do time em casa dão ao jogo do próximo sábado (02) com o Inter um ar de preocupação, ao torcedor que pode se despedir do time na temporada com um revés.

Essa também pode ser a última partida de alguns jogadores, com fim de contrato para dezembro e ainda não foram procurados por uma renovação, vale ressaltar que a certeza mesmo é que será a última de Fábio Santos, que deve se aposentar assim que o campeonato acabar.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo