Cruzeiro: Bruno Rodrigues volta, é participativo, e acirra briga no ataque
Bruno Rodrigues voltou a atuar depois de 22 dias afastado por uma lesão no ombro

O Cruzeiro perdeu para o Palmeiras na noite dessa segunda-feira (14), no Allianz Parque, por 1 a 0. A derrota foi mais dolorosa que o comum, pelo fato do gol palmeirense ter saído aos 51 minutos do segundo tempo, quando o centroavante argentino Flaco López aproveitou cruzamento de Raphael Veiga para marcar. Apesar da noite ruim para a equipe celeste, Pepa teve uma boa notícia: o retorno do atacante Bruno Rodrigues.
Bruno vinha de fora após sofrer uma lesão no ombro na derrota por 1 a 0 para o Goiás, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 23 de julho. Por causa da contusão, o jogador ficou de fora do empate contra o Athletico-PR, por 3 a 3, pela 17ª rodada. No 0 a 0 contra o Botafogo, na jornada seguinte, o camisa 9 ficou de fora por estar realizando trabalhos de equilíbrio e força na Toca II.
Contra o Palmeiras, Bruno Rodrigues começou no banco de reservas, entrando em campo aos 22 minutos da segunda etapa, quando o placar marcava 0 a 0. Ele substituiu Arthur Gomes, contratado na janela de meio do ano, junto ao Sporting de Portugal. Jogadores da mesma posição, Bruno e Arthur ainda não estiveram em campo simultaneamente.
Bruno Rodrigues entra bem
Palmeiras e Cruzeiro fizeram um jogo truncado no Allianz Parque, de poucas emoções. Sem muito espaço para jogar por causa da forte marcação palmeirense, os pontas da Raposa, Arthur Gomes e Wesley, tiveram dificuldades para criar oportunidades. O camisa 11 ainda conseguiu aparecer em mais oportunidades, uma delas perdida de forma inacreditável, que o número 19, que fez a pior de suas três partidas pelo clube celeste.
Ganhando oportunidade após 22 dias parado, Bruno Rodrigues sabia que teria que suar para superar a concorrência de Wesley e Arthur Gomes. A dupla marcou os três últimos gols do Cruzeiro na temporada, todos eles na partida contra o Athletico-PR.
O jogador entrou em campo buscando jogo e conseguiu boas jogadas, incluindo uma bonita caneta sobre Flaco López. Além do lance plástico, Bruno Rodrigues conseguiu duas finalizações, ambas de fora da área, trazendo da esquerda para o meio, a clássica jogada do 9 cruzeirense.
Um dos chutes do jogador foi direto para fora e o outro foi defendido com facilidade pelo goleiro Marcelo Lomba, que substituiu o titular Weverton na partida. O jogador acertou todos os 13 passes que tentou e venceu os dois duelos pelo chão que travou. Ele ainda perdeu uma bola e sofreu uma falta.
Apesar do desempenho do jogador não ter sido exuberante e nem suficiente para o Cruzeiro vencer o jogo, sua entrada deu mais dinamismo ao time celeste e ele conseguiu criar mais oportunidades que Arthur Gomes, que atuou longe da área pela necessidade de ter que buscar bolas no meio de campo a todo momento.
+LEIA MAIS: Cruzeiro volta a ‘engrossar’ contra time forte, mas segue deixando pontos no caminho
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Pepa terá “dor de cabeça boa” para escalar o Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo no sábado (19), às 21h, no Mineirão, onde enfrentará o Corinthians, pela 20ª rodada do Brasileirão. O time celeste, que vive mau momento na temporada — a Raposa venceu somente três dos seus últimos quinze jogos no Brasileirão —, tentará retomar o caminho das vitórias e, de quebra, dar o troco no Timão, que venceu a partida do primeiro turno por 2 a 1.
Para a partida, Pepa terá Bruno Rodrigues, Wesley e Arthur Gomes disponíveis para atuar. E a menos que o treinador português decida utilizar um esquema com um falso 9 — o que é improvável, já que Rafael Elias, o Papagaio, jogou bem contra Botafogo e Palmeiras —, a tendência é que um dos três pontas fique na reserva.
Cada um dos atletas tem aspectos que podem justificar uma eventual escolha de Pepa. Bruno Rodrigues é o grande destaque do Cruzeiro em 2023, com oito gols e cinco assistências. O poder de fogo que o time ganha com sua presença também é algo a se considerar. Outro ponto positivo é a versatilidade do jogador, que já atuou centralizado com Pepa.
Arthur Gomes chegou como uma contratação importante e logo na sua estreia, contra o Athletico-PR, teve grande impacto e marcou dois gols. Contra o Botafogo também jogou bem.
Wesley, apesar de continuar com a sina de gols perdidos, vem sendo uma das principais armas do Cruzeiro no Brasileirão e, recentemente, tem sido o jogador da Raposa que mais traz perigo às defesas adversárias. Além disso, o camisa 11 se adaptou a jogar pelo lado direito do ataque, diferentemente de Bruno Rodrigues e Arthur Gomes, que atuam normalmente pelo lado esquerdo.
+LEIA MAIS: Pepa ‘arranha o disco’ e repete falas, substituições e falta de resultados
Bruno Rodrigues continua no Cruzeiro?
O atacante Bruno Rodrigues ainda vive indefinição em relação ao seu futuro. O Tombense, clube que detém a maior parte dos direitos federativos do jogador, recebeu uma proposta do Al Taawon, da Arábia Saudita, pelo atleta.
Temendo perder um de seus destaques, o Cruzeiro, que tem uma pequena fatia de Bruno Rodrigues e um contrato de empréstimo até o fim do ano, se movimentou e também fez uma proposta.
Apesar das ofertas, o Tombense não teria respondido a nenhuma das investidas, o que indica uma possível permanência do camisa 9 no Cruzeiro, pelo menos até o fim do ano. A informação é do jornalista Samuel Venâncio. A janela de transferências do futebol da Arábia Saudita fecha no dia 20/9, enquanto a europeia se encerra em 1/9.