Atual campeão, Botafogo vai defender título brasileiro com mais dúvidas do que certezas
Após ignorar Carioca e deixar taças pelo caminho, Alvinegro começa campeonato em momento de transição

Atual campeão do Campeonato Brasileiro, o Botafogo inicia a edição de 2025 em um momento diferente. Com um novo técnico, uma reformulação no elenco – que pouco atingiu o time titular – e depois de um começo de ano ruim, o Glorioso vai iniciar, de acordo com o planejamento do clube, a sua temporada com o pontapé inicial do Brasileirão. Novamente, por todo investimento feito, como um dos favoritos ao título nacional, apesar das dúvidas sobre o trabalho de Renato Paiva.
Por que o Botafogo pode ir bem no Brasileirão?
O Botafogo manteve a base do time titular de 2024 e investiu alto para substituir as saídas de Luiz Henrique e Thiago Almada com Arthur e Santiago Rodríguez. Além disso, o clube também reforçou o elenco com nomes promissores, como Léo Linck, David Ricardo, Jair e Nathan Fernandes. E o clube já tem ao menos um reforço certo para o meio do ano: o volante Wendel, do Zenit.
Apesar de contar com um técnico novo para o Campeonato Brasileiro, Renato Paiva chegou dentro da ideia do clube de manter o “Botafogo way” de John Textor. Assim, se não fugir dessas características, o Glorioso não deve ter maiores problemas para a adaptação do novo técnico.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Botafogo pode ir mal no Brasileirão?
Apesar de ser o atual campeão brasileiro, da manutenção da base do time titular de 2024 e do investimento em reforços, o Botafogo inicia o Campeonato Brasileiro em um momento de transição e com uma nova comissão técnica. Mesmo com uma inter-temporada antes do Brasileirão, será o começo de um novo trabalho e, como todo início de trajetória de um novo treinador, está sujeito a irregularidades.
Além disso, o Brasileiro também vai dividir a atenção do Botafogo com a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, que começa em junho, nos Estados Unidos.
Como o Botafogo começou 2025?
O Botafogo começou 2025 seguindo o planejamento de John Textor. Como o elenco principal só voltou das férias no meio de janeiro, o clube praticamente abriu mão das primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Com um time alternativo nas primeiras rodadas, o Botafogo patinou na Taça Guanabara.
Mas nem mesmo a volta dos titulares amenizou os problemas do Botafogo neste começo de 2025. Sob o comando do interino Carlos Leiria e, depois, de Cláudio Caçapa, o Glorioso perdeu os títulos da Supercopa Rei, para o rival Flamengo, e a Recopa Sul-Americana para Racing, da Argentina. Com a eliminação precoce do Carioca, o Glorioso ficou um mês sem atuar antes da estreia pelo Brasileiro.
Como joga o Botafogo?

Caso Renato Paiva mantenha a base do time de 2024, e que iniciou a temporada de 2025, o Botafogo deve contar com as entradas de Artur e Santiago Rodríguez nos lugares de Luiz Henrique e Thiago Almada. Mas, como o Glorioso ainda não estreou com Renato Paiva, é difícil avaliar com a equipe atua sob o comando do novo treinador.
Como está o trabalho do técnico Renato Paiva?
Contratado após a eliminação no Campeonato Carioca e depois do Botafogo perder a Recopa Sul-Americana, Renato Paiva vai fazer a sua estreia pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro. Até aqui, durante a inter-temporada do clube, o Glorioso empatou um jogo-treino com o Cruzeiro em 3 a 3 e ainda fará um amistoso com o Novorizontino.

Jogo do Botafogo: veja onde assistir
Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Botafogo como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da Cazé TV (no YouTube) e no streaming Amazon Prime Video.
Os cinco primeiro jogos do Botafogo no Brasileirão
- Palmeiras x Botafogo — 30/03, domingo, às 16h (horário de Brasília) — Allianz Parque;
- Botafogo x Juventude — a definir — Nilton Santos;
- Red Bull Bragantino x Botafogo — a definir — Nabi Abi Chedid;
- Botafogo x São Paulo — a definir — Nilton Santos;
- Atlético-MG x Botafogo — a definir — Arena MRV