Brasil

Uruguaio da MLS é substituto ideal de Almada no Botafogo? Especialista responde

A Trivela conversou com jornalista especialista na MLS para saber se Santi Rodríguez, do New York City, é o melhor nome para ocupar a vaga de Almada no Botafogo

A 17 dias do fim da janela de contratações, o Botafogo segue em busca de um substituto para Thiago Almada. Sem um acordo por Bitello, do Dínamo Moscou, o novo alvo do Glorioso agora é o uruguaio Santiago Rodríguez, do New York City, dos Estados Unidos.

A negociação não deve ser fácil para o Botafogo. Santiago Rodríguez está valorizado depois de uma boa temporada pelo New York City. Em 2024, o meia uruguaio de 25 anos marcou 16 gols e deu seis assistências em 40 partidas.

Mas Santi Rodríguez, como é conhecido, seria o nome ideal para substituir Thiago Almada? Para conhecer um pouco mais sobre o meia uruguaio, a Trivela conversou com Tiago Brandão, jornalista do “Território MLS”.

Para Tiago, Santiago Rodríguez tem características parecidas com Almada, emprestado ao Lyon de John Textor. Mas o estilo de jogo e o posicionamento dos dois são diferentes. E o uruguaio seria mais parecido com outro meia que deixou o Botafogo no fim de 2024.

— Acho que seria uma contratação muito interessante, sim, só que acho ele mais uma reposição para o Eduardo, olhando para as características, do que para o próprio Thiago Almada. Acho que é um jogador mais central do que o Almada foi no Botafogo. Olhando para a posição dentro do campo, acho que seria mais uma reposição para o Eduardo e do que para o próprio Almada — disse Tiago Brandão à Trivela.

— Acho que ele até pode ser uma reposição para o Almada, mas vejo ele mais encaixando na posição que era do Eduardo — completou o jornalista do “Território MLS”.

Como Santiago Rodríguez joga

Ainda que Santiago Rodríguez não seja exatamente um substituto de Thiago Almada, Tiago Brandão elogiou o meia uruguaio, que vem de boa temporada na MLS.

— Ele é um jogador muito habilidoso, um meia que vem do seu melhor ano da sua vida. É um camisa 10, inteligente, dinâmico, joga caindo mais da esquerda para direita. Nesse sentido, sim, parecido com o Almada — disse o jornalista.

— Acho o Almada muito mais veloz e acelerador de jogo do que o Santi. O Santi é dinâmico, é inteligente, mas é mais cadenciador do que o Almada, que é bem mais veloz. O Santi é um finalizador de fora da área também, bate falta muito bem, bate pênaltis também. Um jogador muito inteligente nesse sentido — finalizou Tiago Brandão.

Revelado pelo Nacional, do Uruguai, Santiago Rodríguez ainda passou pelo Montevideo City Torque, clube uruguaio que também pertence ao Grupo City, antes de se transferir para o New York City, em 2021. Naquele mesmo ano, foi campeão da MLS.

O Botafogo já formalizou o interesse em Santiago Rodríguez, mas tanto os valores pedidos pelo jogador como pelo clube americano podem travar a negociação. Mas a diretoria do Glorioso deve insistir pela contratação do uruguaio.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo